31 de outubro de 2010

8 e 80 - O Balança Caixão

Que o dia-a-dia de uma mãe, seja de extremos ou não, é muito corrido e massacrante, ninguém duvida... É trabalho, estudo, casa, salão de beleza e no começo, no meio e no fim de cada uma dessas atividades a gente tem os filhos... É preciso muita criatividade para driblar a rotina, manter a atenção às crianças e conseguir interagir de forma que todo mundo se envolva em cada processo... É muito difícil quando irmãos tem gênero e fase etária diferentes... porque o interesse de um já não é o memso do outro e quando estou muito cansada, preciso incrivelmente conseguir encontrar algo que dê pra envolver os dois filhos ao mesmo tempo e assim não ter que dispor de um pouco do tempo com cada um e me sentir mais esgotada do que já estava antes do processo "atenção aos filhos" começar...

Confesso que não sou e nem tento ser nenhuma "Mãe Maravilha", então me aceito estar cansada quando estou cansada e pronto... não sou melhor nem pior mãe por causa disso... apenas respeito meus limites e deixo-os claro pra todos a minha volta... não dou mais do que aquilo que tenho pra dar, e também não exijo o mesmo das pessoas que amo... apenas quero que elas sejam felizes...

Dia desses inventei de brincar com meus filhotes de "balança caixão" e nem me perguntem se descobri a origem desse nome para a brincadeira, porque confesso que nem tive curiosidade pra isso... minha mãe dizia, quando eu era criança, que a idéia é acordar o morto (heim?)... mas isso não importa... tenho certeza de que todos os que estão lendo isso já brincaram de balança caixão um dia ou se não brincaram, sabem do que se trata... em resumo, é preciso pelo menos três participantes, um se senta, o segundo coloca a cabeça nos joelhos do que está sentado, o terceiro coloca a cabeça no bumbum do segundo e se tiver mais de tres participantes, segue assim por diante, até que todos estejam naquela posição em que Napoleão perdeu a guerra (com excessão do sentado)... todos começam a se balançar de um lado pro outro cantando: "Balança caixão, balança você, dá um tapa na bunda e vai se esconder"... o que está em último da fila dá um tapa na bunda do penúltimo e se esconde e quando todos, menos o primeiro da fila e o sentado, já estão escondidos, o que está sentado dá a ordem para o primeiro da fila buscar cada um dos escondidos, trazendo-os até o sentado de uma forma específica (por exemplo, arrastando pelos cabelos)...

Agora que sabem mais ou menos como funciona, estávamos eu, Fia (aos quase 14) e Fí (aos 4) brincando de balança caixão... eu era a pessoa sentada, e o Fí estava com a cabeça nos meus joelhos, portanto seria a Fia a se esconder e Maurinho teria que trazê-la pra mim da forma como eu indicasse... Quando a Fia foi se esconder, conhecemos a primeira dificuldade em brincar de balança caixão aqui em casa: Fred, o cachorro, não deixa ninguém se esconder de forma eficiente... ele é um tremendo fofoqueiro... entrega fácil quem está escondido, e daí que a Fia teve que levar o cachorro junto pra evitar cagoetagens... passada essa dificuldade resolvida e a Nath devidamente escondida, dei ao Maurinho a instrução: "-Traga sua irmã pela orelha, mas sem puxar com força" (essa instrução é bastante necessária considerando que Maurinho, apesar de ainda pequeno, tem uma força invejável)...

Lá foi o pequeno, todo empolgado à caça da irmã... olhou dentro de todos os armários e nada... atrás das portas, debaixo das camas, debaixo das cobertas, nos banheiros, na banheira e nada... até que finalmente gritou um feliz "-Achei"... foi nesse momento que pensei que minha instrução havera sido da mais infeliz possível... Nath aos quase 14 anos está com 1,55 de altura e o pequeno Maurinho mal acabara de alcançar seus 80 centímetros de peraltice... seria bastante incômodo para um dos dois, afinal, ou a Fía teria que se abaixar, ou o Fí teria que se esticar todo... pensei em mudar de instrução, mas escutei altas gargalhadas, lá bem ao fundo onde Maurinho havia encontrado a irmã, além das risadas tinha um blábláblá constante e a demora começara a me deixar curiosa... mudei de idéia sobre mudar de idéia quanto a instrução, quando após alguns poucos segundos (que em função da minha curiosidade pareceram muitos e longos minutos), chega ao quarto, onde eu os esperava, a Nath, com seu 1 metro e 55 centímetros de altura, carregando de forma fofa e carinhosa o pequeno Maurinho de apenas 80 centímetros e esse, atendendo precisamente minha instrução, segurava com toda ternura do mundo, o lobinho da orelha da irmã!


Aconselho o balança caixão!!!
RANNE

30 de outubro de 2010

Erros alimentares na gravidez

Quando eu estava grávida ouvia muitas pérolas e li essa matéria e me ajudou muito na época, porisso vim compartilhar com vocês:

Grávidas geralmente estão expostas a uma série de mitos e sensos comuns. Cada pessoa diz uma coisa diferente sobre determinada situação e a gestante nunca sabe ao certo o que fazer.

Isso resulta em uma série de erros comumente cometidos pelas grávidas, por isso resolvemos dar uma de caçadores de mitos e avacalhar com os 10 erros mais cometidos por uma Gestante.

1 Eliminar o café da manhã

Deixar de tomar o café da manhã é um hábito péssimo e perigoso para tentar manter o peso. Ao fazê-lo, a gestante expõe o seu bebê, que necessita de um fornecimento continuo de energia, a um período de jejum extremamente prolongado de cerca de 16 a 18 horas.

O que não pode faltar no café da manhã de uma grávida:

- Água
- Leite e derivados: fornecem proteínas de elevada qualidade biológica (ricas em aminoácidos essenciais) minerais (Cálcio, Fósforo, Magnésio,etc.) e vitaminas
- Cereais: para que obtenha energia e fibras
- Frutas: que concede vitaminas

2 Fazer regime sem uma consultoria médica

A gravidez não é a ocasião adequada para fazer um regime restritivo, a não ser que seja por recomendação médica e com acompanhamento nutricional. Regimes e dietas poderão provocar insuficiências nas necessidades calóricas e em nutrientes específicos de que poderão resultar graves consequências para o seu bebê, como aborto espontâneo ou morte neonatal.

3 Não respeitar as recomendações do seu médico

Pequenas recomendações médicas que acreditamos ser “bobagens” ou “exageros do médico” podem ter consequências desastrosas se não seguidas, principalmente as alimentares.

As regras na alimentação estabelecidas na gravidez pretendem cumprir propósitos muito concretos no que diz respeito seja na satisfação das necessidades qualitativas e quantitativas da grávida, seja na manutenção do seu peso.

O não cumprimento daquelas poderá provocar consequências muito graves para a manutenção da saúde do bebê.

4 Comer por dois

A idéia é completamente compreendida fora do contexto, o objetivo não é este. Há 50 anos ainda se afirmava que a mãe deveria comer bastante, o que resultava no aumento do peso em cerca de 20-25 Kg, ocasionando importantes perturbações na saúde materna e infantil.

Comer por dois hoje se compreende em fornecer ao seu bebê alimentos variados em quantidades apropriadas. Quantitativamente, veja em Tabela de Evolução do Peso da Grávida o peso que poderá ganhar.

5 Consumir álcool

O álcool é uma substância calórica e sem interesse nutritivo que pode causar lesões graves ao feto. Ainda existe uma linha na medicina que estuda efeitos positivos do álcool na gravidez, mas nada ainda foi efetivamente comprovado e os malefícios são bem maiores do que os benefícios. Corte o álcool já!

6 Exagerar no sal

É necessária apenas uma pequena quantidade de sal, não mais que 5g no final da gravidez. Também não é necessário aumentar as doses de sal porque ele já está presente na alimentação. Evite alimentos extremamente salgados e seja suave no tempero. O excesso de sal pode ocasionar retenção de água e, por vezes, edemas além de favorecer a HTA (hipertensão arterial) se houver predisposição.

7 Consumir alimentos com açúcar simples

Açúcar refinado, mel, adoçantes artificiais, doces em geral (biscoitos, bolachas, gelados) e chocolates, fruta de conserva, condimentos que contenham açúcar (maionese, molhos, etc.) deverão ser eliminados porque aumentam a circulação de açúcar e de insulina o que provoca o seu armazenamento sob a forma de gordura. Não proporcionam fornecimento contínuo de energia.

8 Abusar de certos alimentos

Além do álcool, deve-se tomar cuidad com café e o chá (em grandes quantidades), enchidos, alimentos defumados, comidas muito condimentadas, frituras e guisados também não devem ser consumidos durante a gestação e amamentação. Evite também as gorduras de origem animal. Não cozinhe com óleos de tempero.

9 Descuidar

Preparar bem os alimentos – carne não cozidas pode ter toxoplasmose. Atenção à preparação de alimentos no forno microondas, pois não elimina os micróbios como faz a cozinha tradicional.

10 Descuidar o peso
Nunca descuide do peso. As alterações significativas do peso terão repercussões negativas e graves para a saúde do seu bebê.

(Fonte: http://www.gestantes.net/)


29 de outubro de 2010

Primeiros passos e mais três receitas!

Olá!
Tudo bem com vocês??
Hoje vou relatar quais foram os primeiros preparativos para que eu pudesse tentar engravidar, pois sempre fiz milhares de planos em minha vida não que todos eles tenham dado certo!!!
Após a decisão de engravidar comecei a investigar um milhão de coisas para que tudo corresse bem nessa nova fase... E agora descobri que pode ser muito estressante pois em cada ciclo sua vida passa por um turbilhão de emoções as quais na maioria da vezes não temos muito controle.
De início já deixo claro que sempre acreditei que para acontecer a concepção bastava ter relações sexuais sem se prevenir: Errado!!
Existem inúmero fatores que podem contribuir ou não para a realização desse sonho: depende de mulher para mulher (cada caso é um caso), idade, ansiedade, estado físico em geral e mesmo assim as probabilidades de engravidar são de apenas 20% ao mês....
A partir daí comecei a ler TUDO que fosse relacionado a isso!
Quando fui a primeira consulta com minha GO, me encantei por ela super gentil, delicada e principalmente prestativa sempre considerei que esses eram alguns dos requisitos básicos para planejar uma gravidez.
Ela me disse que o ideal é que o pré-natal comece antes da concepção. Por isso, a mulher deve procurar o médico antes de engravidar. Nesse momento, é importante fazer exames laboratoriais de rotina (hemograma, tipagem sangüínea, sorologias, exame de urina) e uma avaliação clínica, uma vez que o ginecologista está virando o clínico geral da mulher. Se tudo estiver bem, recomenda-se que tome ácido fólico, uma vitamina do complexo B, para diminuir o risco de malformação do sistema nervoso central do bebê. E esses são os primeiros passos realizados naquele momento. Ela ainda acabou me passando algumas informações importantes vejam e outras considerei interessante disponibilizar aqui, embora acredite que a maioria já tenham lido tudo isso:
· Estar em boa forma física: O ideal seria que a gravidez ocorresse com o peso adequado ao seu tipo físico, onde praticar uma dieta saudável e atividade física seria extremamente recomendado, pois o excesso de peso pode aumentar o risco de problemas como a diabetes gestacionais, hipertensão na gravidez
· Observe o muco cervical. Durante o mês notará uma mudança no seu muco cervical expulso pela sua vagina. Este muco serve para ajudar os espermatozóides a nadar até ao óvulo. Este muco altera em textura e quantidade sempre que entrar no período fértil, tornando-se semelhante à comum clara de ovo.
· Tenha relações sexuais de 2 em 2 dias: Chegando o período fértil deve ter relações sexuais de 2 em 2 dias, para dar tempo de produção da quantidade de espermatozóides necessária para fecundar o óvulo. Logo depois de ter relações deve ficar deitada ou até com o cóccix em cima de uma almofada de forma a ajudar o espermatozóide na sua viagem. (É obvio que comecei a rir nesse momento.)
· Tenha relações sexuais, mas com amor: “Fazer um bebê” não deve ser sentido como uma missão ou um trabalho que tem de ser levado a cabo, pois isso pode levar a que surja tensão e stress que, por sua vez, são inimigos da concepção. Mantenha o seu “fazer um bebé” com excitação, interesse e diversão, afinal também está a partilhar um momento íntimo com quem mais ama. Torne o momento romântico, prepare o ambiente, torne-o casual e não premeditado – pelo menos que assim pareça... Tente não dizer ao seu parceiro: “Estou no período fértil! Tem de ser já!”, não esconda, mas evite que o fazer amor passe para um “conceber”. Compre lingerie nova e sexy, experimente novas posições e verá que o que pode ser uma “ansiedade”passará a ser um bom momento de prazer, não sendo o seu parceiro apenas um doador de esperma.
· Faça o teste de gravidez: Quando o óvulo é fertilizado e implantado no útero, o corpo produz hormônio que pode ser detectada num simples teste de gravidez. Logo que suspeitar que esta grávida compre um teste de gravidez para começar a proteger o bebê desde cedo.
· Saiba lidar com o “negativo”: Nem sempre se fica grávida à primeira, nem à segunda, nem... Os resultados negativos podem continuar a chegar, mas saiba não é a única nesta situação!!
· Peça ajuda: Não guarde tudo para si. Converse com outras mulheres, ouça as suas experiências, mantenha comunicação com o seu médico e, acima de tudo, com o seu parceiro.
Aí vocês que estão lendo já passaram por tudo isso, não é? É insegurança, medo, desespero, pois em alguns casos (incluindo o meu) a menstruação insiste em aparecer trazendo milhares de sentimentos, onde em resumo a revolta toma conta da pessoa! Mas passado o período da presença da miss todas as esperanças se renovam e essa é a vida de uma TENTANTE! Para as que passam por aqui e estão no mesmo barco deixe um comentário compartilhe o seu momento conosco: você não esta sozinha!!! E seguiremos juntas em busca da realização de um sonho...


Mudando de assunto... Afinal a vida não pode ficar apenas em bebês mesmo que muitas vezes insistimos nisso e quando mudamos o foco olha quem vem te visitar: a cegonha!!!
Como aqui escrevo receitinhas fáceis para facilitar a vida de TODAS afinal ninguém precisa ficar o dia todo na cozinha não é?! Vamos a elas:
Hoje vou disponibilizar para vocês três receitas:

Frango assado com sopa de cebola
Ingredientes
1 kg de sobrecoxas sem pele
1 pacote de sopa de cebola
1 lata de cerveja daquelas grande

Modo de fazer:
Lave bem o frango e deixe-o aproximadamente 30 minutos de molho na água com caldo de limão. Escorra o frango e passe na sopa de cebola, despeje a cerveja, mas não jogue ela em cima dos pedaços de frango coloque pelo canto da assadeira cubra com papel alumínio. Leve ao forno por 1 hora. Passado esse tempo retire o papel alumínio e deixe dourar ao seu gosto.

Estrogonofe de carne ou frango

300g de carne em cubos
2 colheres (sopa) de margarina
½ cebola ralada
2 colheres (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de molho inglês
½ xícara (chá) de molho de tomate pronto
1 caixa de creme de leite
sal e temperos a gosto

Observação: a carne pode ser filét mignon, alcatra, ou a da sua preferência e com relação ao frango utilize o peito.

Modo de Preparo:
Na panela coloque a margarina e doure a cebola. Em seguida frite a carne e adicione o catchup, o molho inglês, o molho pronto o sal e os temperos. Tampe a panela e assim pegar pressão conte 5 minutos. Abra a panela, misture o creme de leite e está pronto.

Queijadinha de Praia
Ingredientes
1 lata de leite condensado
4 ovos
4 colheres de sopa de queijo meia-cura ralado
250 gramas de coco ralado
Modo de fazer: No liquidificador coloque o leite condensado e os ovos, bata por cinco minutos para não ficar com cheiro de ovo (credo). Adicione o queijo ralado e torne a bater. Acrescente o coco ralado e bata para que tudo se agregue perfeitamente. A seguir coloque a massa obtida em forminhas de papel apoiadas em forminhas próprias para empada. Acomode-as em um assadeira retangular e leve ao forno préaquecido (200ºC) por cerca de 20 minutos.

Mais uma vez peço desculpas por não ter fotos minha máquina continua na assistência técnica e só voltará no meio do mês que vem.

Beijos e até a próxima!!

28 de outubro de 2010

A chegada do segundo filho

Durante toda a gestação do Otavio, meu segundo filho, as pessoas me perguntavam qual era minha maior ansiedade e eu respondia: A Isabela (minha primeira filha).

Para algumas pessoas essa resposta causava espanto mas eu explico: o Otavio seria um bebezinho e eu saberia lidar com ele (pelo menos em tese.. heheh) mas a Isabela já seria uma menina de 2 anos e 2 meses e eu não saberia/conseguiria prever suas reações.

Além disso, eu tinha uma grande preocupação com o momento em que eu tivesse que ir para a maternidade, já que esperava (e fiz) o parto normal. Minhas dúvidas eram: como ela vai me ver no hospital? quem vai dormir com ela? como será a reação ao me ver na maca? e quando ela vir o irmão?

Muita gente me dizia que ela teria ciúmes, que não seria fácil, que era difícil lidar com algumas situações e eu fui me preparando para o pior (sei lá o que poderia acontecer).

Enfim, chegou o grande dia, fizemos um PN induzido e a Isabela foi para a escola com a minha irmã. No final da tarde minha irmã a levou à maternidade para nos visitar.

Obviamente quando ela me viu deitada quis subir na maca, ficar comigo. Subiu e ficou abraçadinha comigo, uma delícia!

Levaram-na até o berçário e ela viu o Otavio de longe. Quando ele veio para o quarto ela já tinha ido embora com o papai! Fiquei triste por ela ir embora, mas fiquei feliz por ela ter entendido que não podia ficar lá comigo.

Nos dias seguintes ela estava meio estranha, ansiosa, chamando a atenção para ela, mas tudo absolutamente dentro da normalidade.

Os momentos iniciais mais difíceis eram os da amamentação... Isabela não gostava de ver o irmão mamando e pedia colo. Cheguei a oferecer o peito para ela, que sentou no colo mas ficou com nojo e desceu rapidinho!

Esse período durou uns 15 dias, mas desde sempre ela demonstrava carinho e curiosidade pelo irmão. Subia no puf para espia-lo dormindo, pedia para coloca-lo no colo, para coloca-lo em sua cama, enfim, demosntrava carinho.

Passado esse período acho que ela percebeu que ele era apenas um bebezinho que mamava e dormia (muito) então que ele não tinha tanta graça assim.... e ela acalmou.

Hoje em dia (ele com 6 meses e bem mais ativo) ela me ajuda a dar banho nele, brinca com ele, faz carinho, abraça e beija, uma delícia de ver!

E para nós, mamães, o que muda? TU-DO!

É claro que a chegada de um filho é sempre uma alegria infinita, mas é trabalho mais que dobrado! É um cansaço sem fim pois é muito difícil conciliar os horários de atividades-sonecas-etc.

Eu optei por ter filhos com idades próximas, sabia que não seria fácil, mas creio que vou colher muitos bons momentos em um futuro próximo!

Acho que serão mais uns 2 anos de loucura e depois um sossego bom, ver os dois crescendo juntos, sendo amigos e companheiros, irmãos de verdade!
Espero estar certa!

E, meu conselho para quem quer o segundo filho é: tenha logo! Imagina começar tudo de novo depois que o bebê já saiu das fraldas, ou depois que o mais velho já tem 5 ou 6 anos, loucura pior pois aí os filhos estarão em fases completamente diferentes e você volta a ter privações!


27 de outubro de 2010

Métodos de alfabetização


Olá, hoje vou falar sobre os diferentes métodos de alfabetização, quero salientar já de antemão que a proposta deste texto não é apontar qual é o melhor método, até porque nem mesmo entre educadores há um consenso sobre esta temática. O escopo deste é mostrar as características de cada método para que os pais possam fazer suas próprias escolhas.

Existem muitas maneiras de alfabetizar e cada uma delas destaca um aspecto no aprendizado, vamos abordar os dois tipos mais difundidos e também fazer algumas considerações sobre os processo de alfabetização construtivistas que são recomendados pelos Parâmetros Currículares Nacionais (PCN's).

Método sintético
São métodos que levam o aluno a combinar elementos isolados da língua: sons, letras e sílabas.
Os métodos predominantemente sintéticos podem ser:


Alfabéticos ou soletrativos
Neste método o estudante aprende inicialmente as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto.

Silábicos
Também conhecido como silabação, neste método o o estudante aprende primeiro as sílabas para formar as palavras.

Fonéticos
O estudante parte do som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada


Método analítico
O método analítico, também conhecido como “método olhar-e-dizer”, defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Partindo deste princípio, os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores. Por exemplo, a criança parte da frase para extrair as palavras e, depois, dividi-las em unidades mais simples, as sílabas.

Os métodos predominantemente analíticos podem ser:

Palavração
O aluno aprende algumas palavras associadas às suas imagens visuais. É usada a memória visual. Depois que o aluno já reconhece algumas palavras, estas são divididas em sílabas para formar outras palavras.

Sentenciação
O aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as palavras e depois analisa as sílabas para formar novas palavras.

Contos ou historietas
É uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas histórias para chegar nas palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas palavras.

Natural
O método natural parte de um pré-livro que contém registros de conversas da classe sobre determinado assunto. É apresentado aos alunos aos poucos para a sua visualização. Depois dessa fase, passa-se para a leitura sonorizada de cada sílaba da palavra. A partir destas sílabas, o aluno forma novas palavras e novas frases.

Construtivismo
Em 1980 a pesquisadora Emília Ferreiro, lançou o livro A Psicogênese da Língua Escrita. Sua obra, juntamente com as pesquisas de Piaget e Vigotsky veio a mudar totalmente as concepções a cerca da aquisição da leitura e da escrita. De acordo ela a alfabetização, longe de ser a apropriação de um código, envolve um complexo processo de elaboração de hipóteses sobre a representação lingüística.
Com estes estudos houve uma quebra de paradigmas da alfabetização pois as teorias reducionistas que acreditavam que a criança deveria aprender a parte (sistema de signos) para só depois chegar no todo (texto) cairam por terra, insistir que a criança primeiro aprenda o "A" para depois ensinar o "B", pouca significação tem. É necessário que a escrita e a leitura lhe tenha uma função social, que esteja num contexto e lhe traga significado. Através da interação com o texto, com frequentes intervenções do professor, ela saberá que tem problemas (com a leitura e escrita), perceberá que terá que colocar em jogo tudo que sabe.

Na Psicongênese, Ferreiro descobriu:

Pré-Silábico
Nesta fase a escrita representa letras, desenhos, numerais. Na maioria dos casos usa as letras do próprio nome. Para ela o importante é representar o pensamento. É comum usar de realismo nominal, ou seja, como a formiga é um animal pequen ela usa poucas letras já para casa que é uma edificação grande ela usa mais letras. Não conce
be os monossílabos, porque acredita que com menos de 3 letras não é possível haver escrita.


Silábico:
Silábico sem valor sonoro: A criança deu um grande passo. Compreende a existência de fonemas, passa a usar uma letra para cada sílaba, as letras que coloca não tem critérios. Para perceber este salto qualitativo, é necessário a intervenção do professor pedindo-a que leia.
Silábico com valor sonoro: Usa uma ou mais letras para representar sílabas e é possível haver correspondência com a palavra desejada.
Por exemplo: A criança deseja escrever MACACO
Na fase silábica com valor ela pode expressar desta forma: MCAO, onde "M" será MA; "CA" está correto e "O" para "CO".

Alfabético: Fase que podemos dizer que a criança compreendeu o sitema de escrita. No entanto, comete "erros". Na verdade, esses erros fazem parte do processo, visto como construtivos.


Com a compreensão do sistema de escrita, cabe o professor ensinar as regularidades e irregularidades da língua.



Referências Bibliográficas:
FEEREIRO, E. Cultura escrita e educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 2001.
__________ “Alfabetização e cultura escrita”, Entrevista concedida à Denise Pellegrini In Nova Escola – A revista do Professor. São Paulo, Abril, maio/2003, pp.

26 de outubro de 2010

Brócolis com cenoura!

nara.jpg Já tem um tempinho que quero falar de algumas coisas legais da Nara, das nossas descobertas, cumplicidade, amizade...entre outras coisinhas. O post é grande, então se você não tem filhos, não gosta de texto grande e não tá afim de ler, aperta o X ali em cima e sai do blog :) Simples assim!!! E quem quiser ler, pega um cafezinho, relaxa que o papo é longo e proveitoso!!!

Um assunto que me prende muito, como todos sabem, é a alimentação (além da educação é claro que acho que dá um capítulo à parte - no meu caso).

Rotina e Alimentação

Essa foto aí representa visualmente a minha conversa com a Nara sobre alimentação, sim porque sou e sempre fui muito clara e direta com ela sobre alimentação X saúde e falo o quanto é importante ela se alimentar bem pra ficar forte e saudável. Força foi o que ela precisou pra fazer esse salto lindo pra foto, sempre falo pra isso pra ela. Eu nunca obrigo nem a obriguei comer nada, acho isso o fim da picada. Também não obrigo comer até o final do prato no dia que ela não quer. Aqui em casa uma coisa que funciona e muito é a tal da rotina desde sempre e as pessoas que me conhecem e não tem rotina, não entendem isso e acha q somos duas chatas de galocha, eu e a Nara, o marido entra no meio tb porque ele tb funciona com rotina e aplica a rotina em casa tanto quanto eu.

A Nara as vezes segue mais a rotina do que nós dois, quase todos os dias é ela quem fala "vem mãe, tá na hora de dormir" (às 19:30h geralmente, no máximo as 20h...e já vai capengando de sono e aí entra outra rotina, escovar os dentes, fazer xixi, escolher a história e os amigos que vão dormir com ela, ler a tal história, beijos, amassos, vira pro lado e literalmente desmaia de sono. Lá pelas 7:30 - 8h ela tá acordada, feliz e saltitante.

Quando temos uma festa ou passeio e que passa da hora de dormir, ela fica acabada literalmente, dá trabalho e as vezes tentamos até fazer com que ela durma rapidamente de dia pra aguentar o tranco a noite. Não conseguiria me acostumar com ela dormindo as 22h ou 23 horas como a grande a maioria das crianças que conheço, não é nem saudável pra uma criança dormir essa hora mas aí vai da escolha de cada um né gente, não tô aqui pra criticar ninguém, essa foi a fórmula que funcionou aqui em casa deeeeeeeeesde sempre e ela já vai fazer 5 anos. Bom, o que influencia diretamente na saúde mental e física é sem sombra de dúvida a alimentação saudável x um bom descanso (uma boa noite de sono).


Dupla de Sucesso: Alimentação X Descanso



Aqui em casa as duas coisas andam juntas. Até os 2 anos ela comia de tudo sem reclamar, qndo fez 2 anos e UM dia mudou da água pro vinho e começou a achar tudo ruim. Eu tive que rebolar pra fazer com que ela tivesse a fonte de nutrientes que sempre teve desde que nasceu. Não ia me acostumar a vê-la comendo só arroz ou só frituras...eu não me lembro, na minha infância inteira, de ter batata frita pro almoço, nem frituras, refrigerante, nada disso. Morava em sítio, tinha animais (galinha, porco, galo, ganso, patos), árvores de todas as frutas que possam imaginar e também uma horta, é claro...e como a nossa criação é a nossa base pro futuro, a Nara foi criada "quase" nos mesmos moldes.


Eu digo quase porque por escolha minha ela não conhece muitos alimentos simplesmente porque não temos o hábito de ter em casa e principalmente consumir frequentemente. Quem não gosta de fritura? Todo mundo né? Pastel, coxinha, batata frita e por aí vai, até eu gosto mas evito sempre que posso e só como mesmo qndo dá muita vontade. E ela foi criada da mesma forma, não sabe o que é salgadinho, nem frito nem assado, não come nuggets nem sob tortura, não come hamburguer de jeito nenhum e refrigerante nem olha. Mas adora batata frita e no final de semana geralmente onde almoçamos ela come e eu não tenho a menor neura com isso. Não vejo problema...mas eu já sabia que minha filha não seria criada na geração fast-food de hoje em dia justamente porque nós pais não somos fast-food, estamos juntos há 18 anos e combinamos logo de cara em todos os sentindos, principalmente na alimentação mais saudável e balanceada.


Um pouco sobre a rotina "alimentar" dela



Quando vamos em festa de aniversário é engraçado, ela espera ansiosamente pelo cachorro quente (sim, ela come salsicha e AMA mas a salsicha não entra em casa como alimento no dia-a-dia como muitos fazem, tipo macarrona com salsicha, nem sob tortura rsrsrs, siiiim, sou chata pra algumas coisas, já pensaram na quantidade de sódio, corante, conservante e acidulante que tem numa salsicha? Então parem pra pensar a partir de hoje e incluam no cardápio de festa apenas) Então, ela espera porque o resto que geralmente servem, ela não come, pipoca nem pensar e eu adoro pipoca e é tão saudável (gente, ignorem a pipoca de microondas pq aquilo é um purgante, com muita gordura, sódio e conservante tá? Falo da pipoca caseira, tradicional e sim, vale até uma manteiga por cima porque é gostoso e com moderação não faz mal). Eu já ofereci todo tipo de salgado pra ela mas ela não prova, não tem jeito. Ela adora quibe! De qualquer jeito, assado ou frito, mas simplesmente porque cresceu com minha mãe, como boa libanesa que é, fazendo quibe de forno pra ela, um dia numa festa dei o frito e falei que era igual ao da vovó e ela comeu e gostou do mesmo jeito. Bolo? Ela cutuca, cutuca e não come, adora o brigadeiro! E se tiver pizza de calabresa então, fechou com chave de ouro porque pizza de qualquer outra coisa ela não come, nem só de queijo, não me pergunte o porque.


E AMA catchup. E claro que dou! Não sou doida de privar a menina de tudo rsrsrs, mas ela não come catchup no dia-a-dia. Essa é a grande diferença, é tudo dosado, nada imposto e tudo muito tranquilo até pra ela que já sabe a rotina aqui de casa. Claaaaaaaro que é chegada em doce e bala e depois que mudamos de escola nunca vi ganhar tanta bala como nessa escola e isso me irrita profundamente, tem dia que dou uma, guardo o resto e jogo fora escondido e ela já esqueceu. Quer me deixar fula é oferecer bala pra ela...ela claro, adora rsrs e faz cara de cachorro pidão e é óbvio que eu deixo mas tem uma regra, se for antes do almoço não pode, tem que guardar e tá liberado pra comer depois do almoço e ela sabe disso e pra ela é um processo super tranquilo. Adoraaaaaaaaaaaaa chocolate, tá lascada quando crescer rsrsrs e claro, adora biscoitos industrializados, a grande maioria deles mas os 2 mais amados são trakinas de chocolate e passatempo recheado. Sem recheio só o biscoito maisena ou dos bichinhos que tb é tipo maisena mas em formato de bicho, da piraquê...e salgado, o batatinha da piraquê, assado, cream cracker de qualquer marca e biscoito de polvilho.

Bom, fugi do assunto depois que falei que aos 2 anos ela parou de comer tudo e tive que rebolar pra fazer com que ela tivesse os nutrientes, então a alternativa foi camuflar alguns alimentos. Arroz integral (as vezes branco), sempre com algum legume verde ou branco (chuchu, nabo, repolho, abobrinha, rabanete, alho poró), Feijão, sempre com algum legume ou folha de cor (Beterra, brócolis, espinafre, repolho roxo...), grão de bico, quiabo, feijão, ervilha e tomate ela come desesperadamente desde sempre então não me preocupei, no grupo das proteínas ela adora peixe assado, ovo cozido (só come assim e sem sal), frango de qualquer jeito e carne só o filé refogadinho. Então ia fazendo isso e tudo voltou ao normal :)

Conforme ela foi crescendo fui mostrando os legumes pra ela, verduras e falando que ela precisava comer e blábláblá e ela torcia o nariz. Se encontrasse alguma coisa na comida era um caos. Então quando fez 3 anos comecei a deixar que ela me ajudasse a comprar os legumes e a preparar algumas coisas e comecei a falar pra ela, sempre depois da última colherada "huuum filha, tava gostoso? Então, hoje tinha um chuchu boooom no arroz, c viu?" E ela com aquela cara de "não sei o que fazer" dizia que não, não tinha percebido e eu completava, "viu, comeu sem perceber é sinal que é gostoso" e assim foi. Mudamos pra cá ano passado e ela começou a literalmente me ajudar (com gosto) na cozinha, adora ir pra lá, me ver cozinhar, me ajudar com tudo, até descascar os legumes ela me ajuda com aquele descascador de legumes e óbvio, com minha total supervisão.

Criança na cozinha:

Dia desses reclamei com ela que não tinha dado tempo de ir ao mercado comprar os legumes da sopa dela e ela rapidamente respondeu que não precisava porque ela não gosta de legumes e eu rindo já perguntei "e vc acha que sua sopa deliciosa é feita de que querida? LEGUMES e VERDURAS"! Fez uma cara de "não acredito". No dia seguinte, comprei tudo e fomos pra cozinha, eu geralmente uso uns 5 ou 6 tipos pra fazer a sopa, pra mim e pra ela. Apresentei os legumes novamente e ela mesma foi pegando na geladeira e adorou o descascador novo, coloridinho. Pegou o banquinho e me ajudou animadíssima. Ela ficou meio incrédula que aquilo tudo ia mesmo virar a sopa dela que ela tanto ama, fizemos a sopa, ela jantou feliz da vida.


O primeiro passo:

Semana passada fiz um saladão de legumes e aquilo foi meu almoço e jantar. Tinha brócolis que parece uma couve flor (não sei o nome dele tá gente rsrs), abobrinha verde, vagem, chuchu, batata inglesa, jiló, repolho, couve-flor...e acho que só. Eu guardei num pote com divisórias, numa tinha quiabo, tomate e grão de bico (que era dela), na outra arroz integral (que era nosso), na outra o frango (nosso) e na outra todos os legumes juntos, só cozidos no vapor com sal. Ela sempre me ajuda a arrumar o jantar dela, foi correndo e quando abri o pote o inesperado aconteceu...ela falou que não comia aqueles legumes não (mas aquilo era pra mim, eu ia pegar a parte dela só) e eu tive um estalo e falei "Como não come menina, esqueceu que a mamãe esconde tudo no seu arroz (e agora vc já sabe que escondo) e come tudo sabendo que tá comendo?" Aí ela abriu um sorrisão "Ahhhhhhhhhh é mãe, eu esqueci disso, então vamos escolher 3 pra eu esconder no arroz"...detalhe, no arroz dela já tinha chuchu ralado e no feijão a beterraba, ela só não sabia rs...pois ela pegou brócolis, cenoura e abobrinha, picou tuuuuuuuuudo com a colher, misturou bem no arroz e falou "agora põe bastante feijão aí pra esconder de mim mesma mãe"...e assim fiz, piquei alface fresca como ela gosta, fininha e misturada com arroz e feijão e ela mandou ver no pratão e agora sabendo integralmente de tudo que estava comendo.

Fiquei muito feliz com esse passo! Hoje fomos pro mercado, ela escolheu todos os legumes e frutas, feliz da vida e escolheu uma bandeja beeeeeeeeeem grande de milho pra gente cozinhar e se acabar de comer milho em espiga...ela não come milho enlatado...tudo bem, nem eu gosto, nunca gostei e como aqui só entra milho em lata pra fazer bolo, ela nunca cresceu com o hábito de comer coisas em lata também.


Bom senso:

Concluindo esse post mega ultra gigante (se é que alguém chegou até aqui)...eu acho que pra tudo existe o bom senso, ele é bom e todo mundo gosta e aplicado a tudo, não só alimentação. Não obrigue seu filho a comer, ao contrário, mostre pra ele o quanto é importante ele comer coisinhas saudáveis. Criança que não come fruta pra mim é muito estranho #prontofalei, (não estou julgando nem criticando ninguém especificamente aqui viu galera, se vc me conhece e eu conheço sua rotina e por acaso seu filho não come fruta, isso aqui não é uma indireta rsrs, pelamordeDEUS, não quero problema pro meu lado! Estou comentando aleatoriamente o que gosto ou não...e sim tenho amigos queridos e amados que os filhos não comem frutas e nem por isso vou criticá-los! Cada um sabe onde seu calo aperta!) não consigo me conformar, não mesmo. Acho que falta esforço da família pra apresentar legumes, verduras e frutas para os filhos, porque fazer comida saudável dá trabalho gente!!! Ter frutinha fresca em casa todo dia, dá trabalho, pensar num cardápio balanceado todo dia pra casa toda tb dá trabalho e manter todos os legumes e verduras frescos, idem...e isso dá preguiça, (mas eu tô lá firme e forte todo santo dia cuidando da rotina da casa e da alimentação e adoro!! E confirmo que dá trabalho sim e cansa bastante!) então o mais fácil é fritar, fritar tudo, até couve-flor aí acha que tá comendo saudável porque é couve-flor...com ovo, farinha, frita...não é né!!!!! Geralmente a criança que não come fruta é porque em casa os pais não comem...é fato gente!!!!!! Pode pesquisar por aí na família mesmo e amigos. Se a criança não come legume é porque os pais não gostam também e tem preguiça de apresentar. Eu invento mil coisas na cozinha justamente pra que ela e minha família possam ter todos os nutrientes que precisamos em todas as refeições e lembrem-se que ela pode comer biscoitinho recheado de vez em quando (Toda semana) e todas as guloseimas que criança adora, até fritura se ela quiser tb pode, mas ela sabe que em casa não entra (fritura)...

Então gente, usem o bom senso!!! Busquem alternativas e eu tenho certeza que terão um final feliz! Se as mamães de plantão (que leram esse post), comentarem aqui que é de interesse ter esse tipo de post por aqui, avisa pra eu pensar em outros tópicos... sono, pirraça, idéias de alimentação, educando...e por aí vai. Não sou formada nessa área viu gente, quem me formou foi a escola da vida mesmo, leio muito, troco muita idéia com amigos, acerto, erro, acerto de novo e vou aprendendo...e poder dividir isso tudo com vocês vai ser ótimo. Mas como vcs perceberam, o post ficou gigante e muita gente cansou de dizer que não tem paciência pra passar do primeiro parágrafo...então me pergunto se vale a pena esse tipo de post por aqui!!! (Em tempo: reli o post inteiro pra corrigir e levei cerca de 8 minutinhos, rápido né? rsrsrs #ironiamodeon)


Beijocas
mitia copy

25 de outubro de 2010

Test-drive de produtos: Aspiradores Nasais

E não dá uma agonia ver um bebezinho com o nariz cheio de sujeira? Coitadinho ainda não consegue assoar…
Muita gente tenta limpar com um lencinho, com cotonete, com gaze. Eis que inventaram os aspiradores nasais. Ok! São instrumentos um pouco nojentos: uma bombinha manual que suga o catarro do nariz. Mas pense que seu bebê vai respirar mais aliviado depois disso.
Falando assim, parece fácil. Eu me acostumei bem ao uso deles, no entanto, muitas mães não se dão bem com esse acessório. É o caso da colega Mi Müller, que não conseguiu se acertar com nenhum modelo de aspirador.
Nasal Aspirator

A Lillo tem um aspirador que eu e a colunista Bianca testamos, e não aprovamos pelo mesmo motivo: o biquinho é muito grande, e acaba machucando o nariz do bebê ou nem aspirando nada. A Bianca acabou optando por utilizar um aspirador similar aos utilizados nos hospitais. A Safety First tem um modelo bem parecido com esse hospitalar.

Já as colegas Fabíola e Camila escolheram o da Nuk e aprovavam. É fácil de usar, e o biquinho é de silicone, o que não machuca a narina do bebê. Apesar de parecer difícil de limpar, ele possui um reservatório interno para o muco.Aspirador Nasal - Chicco

Eu optei pelo da Chicco, que vem com 2 tipos de bicos: o de plástico rígido, para as crianças maiores, e uma extensão de silicone, para usar nos mais pequeninos. A embalagem vem com um aspirador de plástico, duas extensões de silicone e uma tampinha. Aprovei, principalmente porque a bombinha é lisinha e fácil de limpar e porque  os biquinhos de silicone dão mais segurança.

Mas independentemente da marca do aspirador, o ideal é que não se coloque muito dentro da narina, para não acabar empurrando a sujeira mais para dentro. E, claro, todo cuidado é pouco para não machucarmos os bebês, pois eles não gostam muito de usar este tipo de acessório – aliás, quem é que gosta?
Eu aconselho borrifar um pouco de soro fisiológico (Rinossoro, Sorine, Salsep, ou aquele recomendado pelo pediatra) antes da sucção, pois o muco fica mais molinho e desgruda com mais facilidade.

Você quer ver o teste de algum produto? Escreva para a gente e dê sua sugestão.
Bjks da
donadirce dIIIRCE

dirce copy

PS: Meninas, obrigada pelas opiniões! Sem elas o post ia ficar pobriiiiiiinho. Smiley piscando

24 de outubro de 2010

Uma abordagem GERAL: Ultrassonografias Obstétricas.

Esta é a minha primeira participação aqui no Test Drive Mami e venho falar de um assunto que interessa bastante as gestantes. As ULTRAS!

Muitas se perguntam quantas ultrassonografias devem fazer, se é prejudicial ao bebê, quando devem ser feitas, preço no particular e etc...
Vou tentar aqui tirar as dúvidas mais frequentes, porém, se houver alguma dúvida sua que não foi respondida envie um e-mail para o nosso grupo.



O ultrassom prejudica o bebê?

Pela minha longa estudada sobre este assunto percebi, que apesar de inúmeros estudos NADA prova que o ULTRASSOM prejudique o feto. Nem se feito em grande quantidade.

Quantos ultrassons são necessários durante a gravidez?

Na verdade são necessários apenas 3 ultrassons na gravidez inteira.
Um no início com mais ou menos 7/8 semanas, para verificar se o bebê está implantado corretamente, se há embrião e batimentos cardíacos e também saber a quantidade de bebezinhos.
Outro entre 11-14 semanas, chamado por muitas mamães de TN mas é o Morfológico do Primeiro Trimestre, que mede todas as estruturas do feto além da TRANSLUCÊNCIA NUCAL (mais detalhes num próximo post meu).
O último RECOMENDADO é a MORFOLÓGICA DO SEGUNDO TRIMESTRE por volta das 20-24 semanas.
Uma avaliação do bebê pode ser feita no fim da gravidez.

Qual o preço médio de uma ultrassonografia?

O preço médio de uma US Obstétrica fica em R$80,00 com variacão de R$30,00 aqui no Brasil, mas tenho uma dica. O laboratório LAVOISIER tem uma tabela popular onde as Ultras Obstétricas ficam em torno de R$40,00. -> Laboratório Lavoisier

Ultra 3D/4D.
Primeiramente foram criadas para conseguir avaliar problemas fetais com melhor amplitude de imagem e etc, mas hoje é muito usada pelos pais simplesmente por CURIOSIDADE de ver a carinha do herdeiro antes do nascimento.
O preço é um pouco salgado e fica em torno de R$150,00.



ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Descartar um aborto espontâneo

Se você tiver sangramento vaginal no começo da gravidez, o médico pode pedir um ultrassom para descartar a possibilidade de aborto. A partir de 7 semanas de gravidez, os batimentos cardíacos do bebê já devem estar visíveis (considerando um ciclo menstrual de 28 dias). Quando se vê o coração do bebê batendo, a chance de a gravidez prosseguir sem problemas é de mais de 97 por cento. É importante lembrar que é muito difícil determinar exatamente quando a concepção ocorreu, por isso, se você não vir o coração do bebê batendo no ultrassom, tente não se desesperar. O médico deve esperar mais uma semana e pedir uma nova ecografia. Pode ser que o bebê tenha sido concebido mais tarde do que você imaginava.

Descartar gravidez ectópica ou molar

O sangramento vaginal (junto com outros sintomas) também pode ser indicação de uma gravidez ectópica ou molar. No caso de uma gravidez ectópica, quando o embrião começa a se desenvolver fora do útero, o médico tentará localizar o saco gestacional. Numa gravidez molar, em que a placenta é anormal e o bebê não é viável, o ultrassonografista visualiza uma figura bem diferente da que deveria ser a do bebê.

Determinar a idade gestacional

Quando a mulher não sabe a data de sua última menstruação, o médico pode pedir uma ultrassonografia para determinar há quanto tempo ela está grávida, através da medição do bebê. Entre as 7 e as 13 semanas de gestação, a medida craniocaudal (da cabeça até o bumbum do bebê) consegue determinar a idade gestacional com bastante precisão.

Determinar se há mais de um bebê

Se você tiver se submetido a tratamentos de fertilidade ou o médico desconfiar de gêmeos ou múltiplos, ele vai pedir um ultrassom para saber quantos bebês há na sua barriga.
MINHA EXPERIÊNCIA COM AS ULTRAS
Minha experiência inicial com ultrassonografia Obstétrica não foi das melhores, com 6 semanas exatas eu fui fazer a minha primeira. Como toda mamãe de primeira viagem eu estava eufórica e esperando escutar o coraçãozinho!
Nada disso, não tinha bebê nenhum. Só o saco gestacional VAZIO...sem meu baby, sem vesícula vitelínica OCO!
A médica da ultrassonografia disse que minha gravidez não vingaria, que era uma gravidez ANEMBRIONÁRIA e que eu teria que fazer CURETAGEM. Lógico que meu mundo caiu, mas dentro de mim eu não queria acreditar que isso pudesse acontecer e não fiz curetagem nenhuma e pensei que se fosse para perder o bebê que fosse naturalmente.
Esperei longos 10 dias e refiz o exame e não é que lá estava meu bebê? Lindo, com o coração a todo vapor??
Então segue a minha última dica e consideração deste post, nunca admita um diagnóstico de GRAVIDEZ ANEMBRIONÁRIA sem repetir pelo menos 2 vezes a ultrassonografia. Muitos bebezinhos demoram mais para aparecer e tem o fator OVULAÇÃO TARDIA.
Imaginem se eu tivesse feito a curetagem??Hj não teria minha gorduxa por aqui!!!

Espero que tenham gostado desse post GERALZÃO de ultras.

Texto de apoio: BabyCenter


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...