28 de outubro de 2010

A chegada do segundo filho

Durante toda a gestação do Otavio, meu segundo filho, as pessoas me perguntavam qual era minha maior ansiedade e eu respondia: A Isabela (minha primeira filha).

Para algumas pessoas essa resposta causava espanto mas eu explico: o Otavio seria um bebezinho e eu saberia lidar com ele (pelo menos em tese.. heheh) mas a Isabela já seria uma menina de 2 anos e 2 meses e eu não saberia/conseguiria prever suas reações.

Além disso, eu tinha uma grande preocupação com o momento em que eu tivesse que ir para a maternidade, já que esperava (e fiz) o parto normal. Minhas dúvidas eram: como ela vai me ver no hospital? quem vai dormir com ela? como será a reação ao me ver na maca? e quando ela vir o irmão?

Muita gente me dizia que ela teria ciúmes, que não seria fácil, que era difícil lidar com algumas situações e eu fui me preparando para o pior (sei lá o que poderia acontecer).

Enfim, chegou o grande dia, fizemos um PN induzido e a Isabela foi para a escola com a minha irmã. No final da tarde minha irmã a levou à maternidade para nos visitar.

Obviamente quando ela me viu deitada quis subir na maca, ficar comigo. Subiu e ficou abraçadinha comigo, uma delícia!

Levaram-na até o berçário e ela viu o Otavio de longe. Quando ele veio para o quarto ela já tinha ido embora com o papai! Fiquei triste por ela ir embora, mas fiquei feliz por ela ter entendido que não podia ficar lá comigo.

Nos dias seguintes ela estava meio estranha, ansiosa, chamando a atenção para ela, mas tudo absolutamente dentro da normalidade.

Os momentos iniciais mais difíceis eram os da amamentação... Isabela não gostava de ver o irmão mamando e pedia colo. Cheguei a oferecer o peito para ela, que sentou no colo mas ficou com nojo e desceu rapidinho!

Esse período durou uns 15 dias, mas desde sempre ela demonstrava carinho e curiosidade pelo irmão. Subia no puf para espia-lo dormindo, pedia para coloca-lo no colo, para coloca-lo em sua cama, enfim, demosntrava carinho.

Passado esse período acho que ela percebeu que ele era apenas um bebezinho que mamava e dormia (muito) então que ele não tinha tanta graça assim.... e ela acalmou.

Hoje em dia (ele com 6 meses e bem mais ativo) ela me ajuda a dar banho nele, brinca com ele, faz carinho, abraça e beija, uma delícia de ver!

E para nós, mamães, o que muda? TU-DO!

É claro que a chegada de um filho é sempre uma alegria infinita, mas é trabalho mais que dobrado! É um cansaço sem fim pois é muito difícil conciliar os horários de atividades-sonecas-etc.

Eu optei por ter filhos com idades próximas, sabia que não seria fácil, mas creio que vou colher muitos bons momentos em um futuro próximo!

Acho que serão mais uns 2 anos de loucura e depois um sossego bom, ver os dois crescendo juntos, sendo amigos e companheiros, irmãos de verdade!
Espero estar certa!

E, meu conselho para quem quer o segundo filho é: tenha logo! Imagina começar tudo de novo depois que o bebê já saiu das fraldas, ou depois que o mais velho já tem 5 ou 6 anos, loucura pior pois aí os filhos estarão em fases completamente diferentes e você volta a ter privações!


10 Comentaram - COMENTE AQUI:

Mi Müller disse...

Ah Lelê eu venho me enolando há 4 anos para ter outro, meu pequeno já tem 6 anos e eu ainda fico dizendo ano que vem quem sabe, dá mesmo este desânimo que tu falastes, eu olho para ele todo independente e fico com uma canseira antecipada ao pensar em ter outro bebê. Uma delícia ler o teu texto.
estrelinhas coloridas...

Mãe de Dois disse...

Simplesmente MARAVILHOSO o seu post!
Foi exatamente o que eu senti quando a Carolina nasceu. Isso é a pura realidade!
Parabéns!

Bj Grande,

Fabi Coltri disse...

Que lindo!
Eu ainda não criei coragem pra ter o segundo!

Bjos

Cris Oliveira disse...

adorei seu post, Lele!!!
estou passando pela loucura de ter fases completamente diferentes aqui.. Rafa com 5 meses Biel com quase 7 anos! Uma canseira sem fim mesmoooo... e tem horas que temos que ter uma paciencia enormeee. Mas, apesar de todas dificuldades tem sido maravilhoso o amor entre eles.
um enorme beijo!

Maria Barriga disse...

Eu e meu irmão temos pouca diferença, então minha mãe cuidou dos dois de uma vez. Sempre lembro do caso da mãe da minha amiga. Ela engravidou depois que a filha mais velha tinha 13 anos! Imagina a loucura!

Míriam - redatora do Blog Maria Barriga
mariabarriga.blogspot.com
@MaBarriga

Tata Cardoso disse...

Muito legal seu post Lelê.
Eu como mãe de 3 passei pelas 2 experiências. A der ter filhos com um ama certa diferença de idade (5 anos do mais velho pro segundo e 2 anos do segundo pro terceiro) Tudo tem seu lado bom e seu lado ruim. No meu caso de diferença grande foi positivo pelo fato do maior entender melhor minha ida pra maternidade e ficar longe dele durante uns dias, mas curtiu muito o irmão e sempre me ajudou muito e continua ajudando ainda(já tá com 11 anos). Agora os outros 2 que foram próximos tb foi muito tranquilo, em nenhum momento um teve ciúmes do outro e hj um tem 6 e o outro 4 são companheiros inseparáveis. E o maior tb se diverte muito com os menores...enfim é só alegria.
Beijokas

Lele disse...

Meninas,
adorei os comentários!
beijos
Lele

Natália disse...

Também concordo de não esperar muito tempo, pela convivencia e amizade dos dois, mas não tinha pensado pelo lado de ir para maternidade, ficar longe...
Mas é melhor porque se esperar demais vai dando preguiça

Milene disse...

Meu próximo bebê vai nascer qdo o primeiro tiver 2 anos e 1 mês. Tenho certeza de que vou ficar um caco!
Mas como vc mesma disse, certeza de bons frutos no futuro.
Adorei o post! Identificação total c a situação!
Bjks da Mi, a Diiirce

Fernanda Lucas disse...

Eu penso assim tambêm, quando Isadora tiver seus 2 aninhos quero engravidar novamente hehe.
Bjos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...