18 de outubro de 2010

Desmitificando a Amamentação

Quando se está grávida vemos aquelas propagandas na tv sobre a amamentação e é tudo lindo, indolor e natural. Achamos que com a gente será assim. O bebê nascerá sabendo mamar; nada vai doer e vai ser tudo muito fácil. Bom, pode até ser com algumas pessoas, mas comigo foi completamente diferente! E me assustou! Muito! Ninguém nunca me disse nada sobre o outro lado da amamentação! Eu nunca imaginei que pudesse ser assim e hoje vejo que é muito importante saber todos os fatos da amamentação para não sofrermos na hora. Nesse post, tento desmitificar um pouco a amamentação para que mamães do Brasil não se sintam tão sozinhas nesse momento quando a coisa não for nenhum pouco parecida com os comerciais de tv.

Eu fiz uma cesárea e no hospital, eu tinha colostro. Não era muito não. Era bem pouco, mas eu tinha. Já na hora que ela nasceu, no centro cirurgico mesmo, a pediatra dela a colocou no meu peito para ela mamar. Ela não queria saber de mamar não! Não tava nem aí pra mim e pro meu peitão. A pediatra insistiu por algum tempinho, mas vendo que a mocinha não tava afim, desistiu.

Quando ela veio para o quarto, veio com a instrução de que eu deveria dar de mamar pra ela de 3 em 3 horas. De 3 em 3 horas eu colocava ela no peito, ela sugava até dormir e pronto. Ela LITERALMENTE dormiu todo o tempo que esteve na maternidade. Em nenhum momento chorou!

No segundo dia de manhã, a pediatra dela (santa mulher!) veio me ensinar a amamentar minha filha! Foi  aminha salvação! Eu também tinha aquela idéia de que bebê nascia sabendo mamar, mas se existe isso, não aconteceu com a Olívia. A menina não conseguia pegar o bico do peito e olha que eu tenho mamilos ótimos para a amamentação! Enfim, a pediatra me ensinou a pega correta, me ensinou a estimular Olívia para que ela sugasse e assim o leite descesse e que eu deveria cutucar ela para ela ficar acordada durante as mamadas. A pediatra ficou comigo no quarto mais de 1 hora ensinando a Olívia a mamar! Foi uma santa!

Acontece que minha filha estava mais interessada em dormir do que em comer e eu colocava ela no peito mesmo dormindo. Na última noite no hospital ela começou a ficar inquieta.  As 3 da madrugada ela gemia de olho fechado e eu pensei: "só pode ser fome". Apertei meu peito e saiu, com muita dificuldade, 1 gota de colostro. Não tive dúvidas, chamei a enfermeira e pedi que desse NAN para minha filha. Sim, eu pedi! Tem mãe que é contra, que fala que o bebê tem reservas, que isso e que aquilo. Tá, pode até ser verdade, mas eu não iria deixar minha filha com fome só porque eu queria dar o peito exclusivamente. Meu coração é mole. A enfermeira veio com 30 mls de NAN num copinho e deu para a minha filha na minha frente. Ao ver aquele bebê minúsculo (2.840 grs e 45 cm) tomando leite num copinho com uma vontade tão grande e tão rápido, eu chorei! Me senti a pior mãe da face da terra por ter esperado até as 3 da madrugada da última noite no hospital para dar esse leite para ela. Como ela tomou tudo a enfermeira falou: "vou fazer mais porque sempre tem que sobrar leite". Essa foi a lição numero 1 que aprendi. Se o bebê mamou tudo, faça mais! Ele tem que mamar até sobrar leite. Olívia saiu do hospital com 2.635 grs e "Mãe, quando Olívia for ao meu consultório daqui 1 semana, quero que ela esteja pesando o mesmo peso do nascimento: 2.840 grs, tá?". Tá bom, doutora pediatra.

Viemos embora para casa e foi aí que a coisa complicou.  Primeiro que meu leite só foi descer mesmo no 5 dia do nascimento dela e nesse meio tempo eu dava NAN. "Mãe, se o leite demorar demais para descer, pode dar NaN no copinho pra ela. Ela precisa ganhar peso. Nasceu miudinha".  Quando meu leite desceu Olívia ficava pendurada no meu peito por 3 horas! Sim, 3 horas! Nessas 3 horas ela mamava, cochilava, mamava e assim ia o meu dia. Eu ficava em função dela! Pra conseguir fazer ela pegar o peito, eu trocava a fralda dela pra ela acordar. Com ela acordada, eu colocava ela no peito e ela mamava uns 3 minutos e dormia. E aí começava a minha luta. Eu cutucava a menina o tempo todo para ela mamar. Ela fazia isso de olhos fechados e eu achava que estava beleza. Pensava comigo: "essa menina vai virar uma bola de tanto que mama". No fim do dia eu estava exausta!

Com uns 5 dias de vida dela, eu comecei a desconfiar de que não poderia ser normal um bebê ficar 3 horas no peito. Saí perguntando para mães por aí. TODAS diziam que era normal, que o começo é assim mesmo, que o bebê chorou, tinha que ganhar peito, que eles mamavam muito no começo mesmo e era normal. Então tá, né? Eu que estava mal acostumada querendo moleza, pensei. Eu ficava muito cansada, não tinha fome (mas comia) e sentia vontade de chorar o tempo todo. Sem falar que eu sentia culpa porque achava essa função de amamentar muito cansativa, chata e se dependesse de mim eu pararia com aquilo. Sim, eu tinha vontade de não amamentar mais porque eu não aguentava aquele bebê pendurado no meu peito por 3 horas. E aí quando eu pensava isso eu corria para o banheiro e chorava. Me sentia a pior mãe do mundo! Me perguntava como as mulheres podiam dizer que amamentar era maravilhoso! Como?!?
Aí ficamos nessa até o 10 dia de vida da Olívia quando fomos ao pediatra. Ela tinha saído do hospital com 2.635 grs e depois da pesagem na pediatra: 2.700 grs. "Não está bom, mãe. Olívia ganhou pouquíssimo peso. Alguma coisa está errada na amamentação" me disse a pediatra. Eu JURO que faltou MUITO POUCO para eu sentar num cantinho do consultório e chorar de desespero. "O que eu estou fazendo de errado, meu Deus? A menina fica 3 horas no peito e engordou só isso? O que eu tenho que fazer para ela engordar mais? Deixar ela 6 horas no peito? Não vou aguentar!" pensei, mas não disse. E aí recebi as melhores instruções da minha vida:

* Mãe, o bebê só mama de maneira eficiente até no máximo 40 minutos. Depois disso, é chupeitar. Ele cansa, faz mal pra ele e pra você.
* Mantenha o bebê bem acordado durante as mamadas. Mas acordado MESMO, com olhos abertos e tudo! Tente fazer ele mamar pelo menos 10 minutos de olhos abertos ou claramente acordado.
* Para manter o bebê acordado, comece trocando a fralda dele ANTES de amamentar. Durante a amamentação: cutuque a bocheca, a orelha, os pés, as costelas. Cutuque o bebê quantas vezes for necessária quando ele parar de mamar.
* Se mesmo assim ele dormir (era o caso da Olívia), comece tirando as roupas. Tire as meias, a calça e deixe ele só de body. 
* Se tudo isso não funcionar, pegue um algodão, molhe na água e passe no rostinho dele e o encomode bastante.
* Com todas essas técnicas, ele vai mamar pelo menos 10 minutos acordado (eu conseguia fazer Olívia mamar 15 minutos assim) e já é o suficiente. 
* O importante é ele mamar de maneira eficiente, acordado, para ganhar peso.
* Se o bebê passar de 40 minutos no peito, tire ele do peito e tente consolá-lo de outra forma.

* PAUSA*

Aqui entra uma parte polêmica. A pediatra da Olívia falou que se passasse de 40 minutos mamando e eu ainda achasse que ela estava com fome, era para dar complemento de NAN para ela. Ela me garantiu que SE eu SEMPRE oferecesse o peito primeiro e eventualmente tivesse que complementar com mamadeira, ela nunca largaria meu peito. Segundo ela, o bebê só tem chances de largar o peito quando a mãe SUBSTITUI o peito por mamadeira, ou seja, oferece direto a mamadeira ao invés de tentar o peito primeiro. Eu oferecia o NAN toda vez que ela ultrapassava os 40 minutos mamando e isso era bem comum no começo. Era coisa de 4 ou 5 complementos de NAN por dia! Geralmente era de 30 a 60 ml. No começo  eu só dava no copinho! Só comecei a dar mamadeira quando ela tinha uns 15 dias de vida e já sabia direito a pega correta do seio.

* DESPAUSA *

* Se o bebê ficar inconsolável quando você o tirar do peito, você pode tentar a chupeta. Olívia não queria pegar a chupeta. Aliás, ela não é muito fã até hoje. Tentei várias chupetas, de vários formatos e todas ela rejeitava, dava ânsia e ela cuspia fazendo cara feia. A que ela menos odiou foi a Mini da MAM para bebês de 0 a 2 meses. Ela tem o bico de formato simétrico e isso significa que não tem lado certo na chupeta. É a chupeta que Olívia "suporta" e ajudou MUITO. Colinho, manter-se calma e conversar baixinho com o bebê, também ajuda.
* Quando nada resolvia, eu dava o NAN. Não sei porque, mas parece que tem sonífero no NAN. Era dar o NAN para a menina e ela capotava antes mesmo de terminar de tomar! Ia ficando molinha até dormir. "Se o bebê tem menos de 1 mês de vida e fica acordado chegando a emendar uma mamada na outra é porque está com fome, mãe. Nessa idade não é normal ficarem acordados! Se estão acordados é fome!" E dá-lhe NAN na Olívia.
* Eu implantei um regime militar aqui em casa. Colocava o relógio para despertar de 3 em 3 horas certinho! 6 da manha, 9 da manha, meio dia, 3 da tarde, 6 da tarde, 9 da noite e meia noite. Esses foram os horários certinhos das mamadas da Olívia durante a semana seguinte! Segui todas as recomendaçoes da medica mesmo achando que Olivia ira perder peso ao invés de engordar, por ficar menos tempo no peito. Sim, porque quem se acostumou com 1 bebe pendurado no peito por 3 horas, 40 minutos é fichinha!

* PAUSA 2 *

 Nesse meio tempo a minha obstetra me diagnosticou com baby blues forte, pendendo para a depressão pós parto. ( E ninguém sabia disso até agora! Somente eu e meu marido e minhas amigas virtuais. Família da vida real, amo vcs tá?! hehe Não me matem por nao ter contado antes!hehe)Comecei a tomar 1 antidepressivo que estimulava a lactação e só era vendido com retenção da receita. "Não faz mal ao bebê não. Pode tomar tranquila". Eu realmente me dei conta de que estava com baby blues quando fui tirar os pontos da cesarea e abri o berreiro qdo a médica perguntou como eu estava e eu disse que estava indo, que Olívia estava bem e a médica me interrompeu dizendo: "Quero saber como VOCÊ está, porque tenho certeza de que Olívia está sendo muito bem cuidada!". Gente, ouvir minha médica dizer que a prioridade dela era EU porque ela sabia que eu estava fazendo um bom trabalho com a minha filha, foi a gota dágua. Alguém finalmente estava preocupado comigo e não com o bebê. EU era importante pra ela!Pelo menos alguém nesse mundo queria saber como EU estava! Sim, porque no começo todo mundo se preocupa só com o bebê e esquecem da mãe!

*DESPAUSA*

Voltamos na pediatra depois de 1 semana. Eu sentia frio na barriga só de pensar na pesagem! Peso da Olívia: 2.950 grs. Engordou 31 gramas por dia. "Ela poderia ter engordado mais, mãe, porque ganhou pouco nos primeiros dias, mas agora eu estou satisfeita. Agora ela está mamando da maneira correta". SIM, ainda não recebi um elogio da pediatra (e eu de novo quis sentar e chorar! Coisas do baby blues) mas pelo menos ela estava dentro da média de ganho de peso! O negócio de deixar no máximo 40 minutos no peito funcionava mesmo!
Conforme o tempo foi passando, Olívia foi aprendendo cada dia mais a mamar de maneira eficiente. De vez em quando eu dava o complemento ainda, mas reparei que cada vez menos precisava dar. Ela começou a mamar coisa de 20 minutos, depois 15 minutos. Ela aprendeu a mamar de maneira eficiente e chegou um dia, perto de completar 1 mes desde a última visita ao pediatra, que eu não precisei mais dar complemento. Ela está exclusivamente no peito.
Retornamos ao pediatra pouco antes de completar 1 mes desde a  última pesagem e Olívia pesava 4 kgs certinho e media 52 cm. Tinha engordado mais de 40 grs por dia!

A partir do momento que Olívia aprendeu a mamar de maneira eficiente, a amamentação se tornou prazerosa. Hoje em dia ela mama de 3 em 3 horas, questão de 10 a 15 minutos. As vezes até menos! É rápida! Não sinto dor e não fico cansada por ficar com ela pendurada no peito. Amamentar agora é gostoso e eu NUNCA imaginei que diria isso! Eu estive prestes a desistir da amamentação e nem foi por dor (eu nao tive fissuras e nem rachaduras e nem sangramentos, mas meus mamilos ficaram sensíveis demais sim!). Foi por cansaço. Foi por medo. Foi por não ter a informação correta. Hoje vejo que gostaria tanto que alguém tivesse chegado pra mim na época e dito: "Ei, não é normal o bebê ficar 3 horas mamando não!". Isso teria me feito tão bem! Porque vejam bem, eu vivi em função dela por 10 dias. Eram 10 dias sendo sugada por horas! Quem tem energia assim? Olívia começava a mamar as 6 da manha e ficava até as 9 mamando direto! isso inclui não ir nem fazer xixi!!Ela dormia das 9 ao meio dia. Meio dia acordava pra mamar e ficava até as 3 da tarde! AS 3 da tarde dormia e acordava pra mamar as 6. Ficava mamando até as 9 da noite e aí dormia até a meia noite e acordava pra mamar até as 3 da manha. Conseguem imaginar o que é isso? A mãe fica esgotava física e mentalmente! E o bebê não mama de maneira eficiente para ganhar peso.

Essa neura de peso x amamentação ainda é grande em mim. Eu ainda me preocupo com o peso dela. Ainda tenho a neura de que vou chegar na pediatra e ela não vai ter engordado o que deveria. Ainda duvido que ela esteja engordando o que precisa engordar. Volta e meia eu peso ela em casa só pra ter certeza. Acho que fiquei meio traumatizada. Não gosto nem de lembrar do periodo trash que foi esse. Acho que vou ficar sem neura quando voltarmos ao pediatra daqui 2 semanas e ela me elogiar e dizer que Olívia ganhou bastante peso. E vai ter sido um mês inteirinho sem 1 gota sequer de NAN, só peito da mamãe mesmo. Ah sim, porque qdo se dá complemento, se pensa lá no fundo que o bebê ganhou peso só por causa do NAN e não por causa do peito da mamãe. Sim, besteira eu sei, mas acontece!

Então, meu melhor conselho para quem está enfrentando problemas com a amamentação é: se informe! Siga seu instinto e se informe! Se você desconfia que é cansativo demais, que você é a única que não consegue fazer direito, que você faz de tudo e o bebê não ganha peso e algo deve estar errado, corra atrás. Pesquise na internet, converse com mães e o mais importante: importune a vida da pediatra! Ligue atrás da pediatra para tirar dúvidas, não tenha vergonha! Na época nem me passou pela cabeça ligar para a pediatra e perguntar se era normal a Olívia ficar 3 horas no peito. Eu simplesmente fui pela cabeça dos outros e nem me atinei em perguntar para quem realmente entende! Eu poderia ter evitado dias e dias de cansaço físico e emocional! Poderia até ter evitado meu baby blues! Tudo por informação ERRADA! E o mais importante de tudo: tenha uma pediatra em quem você confia! Eu cansei de ver mães por aí que vão ao pediatra e depois não seguem a risca o que a pediatra fala sabe?  Do tipo: "a minha pediatra receitou o remédio X mas eu li a bula e lá fala que não pode dar o remedio pra crianças menores de 2 anos então eu não dei. E agora?" Minhas resposta é: se você confia no médico, pq foi ler a bula e duvidar dele? Ou vc confia no medico e faz o que ele diz ou entao muda de médico! Eu poderia muito bem não ter dado o NAN para a Olívia como a pediatra receitou e que sei que muita mãe tem medo de dar. Eu poderia ter duvidado dela quando ela me disse que só podia mamar até 40 minutos, e eu duvidei, mas eu jamais deixei de seguir o que ela me disse. Deu certo! Se não tivesse dado certo, teria trocado de pediatra.
Portanto, se a sua amamentação ainda não é prazerosa, corra atrá, se informe e importune a sua pediatra! A amamentação só é correta quando é eficiente para  o bebê e prazerosa pra você! Se não é assim, é porque algo precisa ser mudado!

9 Comentaram - COMENTE AQUI:

Bianca Guimarães disse...

Camila, o que relatou aqui é de tanta importância!!! Ah se eu tb soubesse disso quando tive o meu primeiro filho... seria e faria tão diferente!!!
Adorei a sua postagem e todos os seus esclarecimentos. Parabéns!!!

Dúnia disse...

Cá, acompanhei bem tudo o que você passou e amei como escreveu tudinho aqui ;)

Soraya Pamplona disse...

li tudooo. realmente, nada é como é no contos de fadas hahahaha

ღ Mami Keka ღ Hard Rock Mami disse...

Amiga, que post incrivel! Toda mãe deveria ler este post, de verdade! Me vi em muitos momentos e como é dificil pra gente estes momentos iniciais. Agora estou no momento do desmame e é também muito dificil porque a brincadeira (séria) estava ficando gostosa e vou ter que parar haha mas vou superar! Parabéns pelo post, adorei e está perfeito!

Amanda disse...

Nossa eu tô tão lerda... rsrs.. só agora q vim conhecer o test drive mami acreditam??? sorry sorry.... que espaço maravilhoso! Adorei Bjs

Mi Müller disse...

Báh Camila demorei um pouco a comentar porque o teu relato mexeu demais comigo, demais mesmo. Eu tive problemas com a amamentação, muito parecidos com os teus, ideia errada de que tudo era lindo e fácil, falta de informação, aconselhamento médico errado, meu pequeno emagreceu muito na primeira semana de vida, e não ganhava mais peso, e os pediatras me dizendo que tudo estava normal, só para ti ter uma ideia em uma semana ele só evacuou 1 vez, o mecônio no hospital e ninguém da área da saúde achou estranho, eu sempre lia que eles faziam cocô cada vez que mamavam e bem ele nunca fazia, comecei a ficar angustiada, meu peito estava todo empedrado, liguei para minha GO ela falou que não era nada normal, me pediu para ir vê-la e para procurar outro pediatra, ai liguei para um pediatra amigo da família mas que reside em outra cidade e ele ficou horrorizado com o que relatei, viajou mais de 300Km só para ver o meu pequeno e me falou as mesmas coisas que a tua pediatra disse, ele optou por não interná-lo e começamos a fazer completo de NAN e paralelo a isso minha GO pediu uma ecografia mamária porque não saia leite com nenhum tido de bombinha, nem com drenagem manual, ela desconfiou que podia existir algum problema físico, bom quando se confirmou que eu tinha uma obstrução nos dutos mamários perdi o chão, sabe lá o que e tu ter leite aos montes e ele não sai do peito? É frustrante, decepcionante, sem falar na pressão dessa sociedade pérfida que te tenta te fazer crer que é menos mãe por que não amamentou, ouvi horrores, coisas do tipo "Ah mas tu não tentastes o suficiente", "não existem problemas físicos que impedem a amamentação, ela é uma coisa natural, acontece sem esforço", "ah tadinho agora vai viver doente". Acho o teu relato fundamental e tenho certeza que muitas mães se beneficiarão da tua honestidade, que se identifcarão com o teu relato e com isso poderão viver essa experiência de forma muito mais tranquila, parabéns pela coragem de falar da amamentação sem pudores, sem falsos dogmas de maneira tão sincera e verdadeira.
estrelinhas coloridas...

Steph Ciciliatti disse...

É, ninguem ensina como fazer.
Só falam, amamente!
Ninguem ensina como diblar os problemas, fugir de maus pediatras, palpiteiros, as dores, o super sono, hehehe.
Mas quando a gente pega o jeito e busca informaçao, fica mais fácil.
Eu particularmente nunca li muito sobre esse assunto quando estava gravida, saimos da maternidade e meu peito enxeu, e desde entao seguimos amamentando. Uma beleza. Nunca tive fissuras, dores ou dei complemento. Pra mim é sim uma vitoria!
O importante é a mãe querer dar o melhor e se informar.

Beeijo

Ana Paula disse...

Nossa.. !!! é triste saber por tudo que voce e tantas outras passaram... é bem verdade que todos transformam num conto de fadas ... mas não relatam o quao é dificil o caminho até que se chegue no final feliz e isso quando se chega.. parabéns pelo post. ARRASOU!

An@ Paul@ disse...

Parabéns Ca!!! Tdo que vc escreveu aí parece eu mesma me lendo.... a parte em que vc cita que ALGUÉM SE IMPORTOU COM VC (no caso sua go) foi demais, pq eu acho q no fundo é tbem isso q nos deixa assim tão depressivas no início de tudo, pq claro, um bebê é um bebê, todos querem ver, pegar, tocar, saber como ele tá, se ta dormindo bem, se ta mamando bem, mas literalmente esquecem da mãe deste bb, esquecem até de prguntar como está o "corte da cesarea", e com isso a gente fica em frangalhos, achando que não somos mais importantes pra ngm, sendo que este tbm é o momento que não só o bb, mas nós precisamos de toda a atenção e compreensão do mundo.

Graças a Deus comigo não teve essa de o baby ficar pendurado por horas, pois ele mama 5 minutos, no máximo 10, desde q nasceu, e isso era um alívio pra mim, que hj é preocupantem, rs, mas enfim, oq mais me cansou era as noites mal dormidas, pois eu sempre fui mto dorminhoca e qdo chegou na hora h, do vamos ver, literalmente me ferrei, rsrs

beijossss, e meus parabéns de novo pelo post!!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...