8 de outubro de 2010

Dica: Quinoa para os pequenos

Quinoa.jpg
Olá pessoal! Hoje começo aqui neste cantinho especial, falando sobre alimentação para os pequenos. Eu sou mãe de uma princesinha chamada Nara, de 4 anos. Eu adoro cozinhar e inventar coisas na cozinha e a Nara adora participar das "criações"!!

Hoje venho dar uma dica para os pequenos e os papais dos pequenos também! :) Tem um tempinho que introduzi a quinoa (Ou aqui) na alimentação mas não consegui fazer a Nara se interessar. Eu não simpatizei com ela em "pó" pra comer com iogurte ou misturar ao bolo (Receita de bolo, tortas e pães). O Bruno come com leite de soja e mais um monte de pó que mistura e adora. Um dia minha mãe me deu uma caixa dela pra cozinhar, como essa da foto, em grão. Fui pra net caçar receita e achei algumas, fiz 2 receitas e gostei. Uma foi risoto (ao invés do arroz vc usa ela e tempera como qualquer risoto, o tempo de cozimento é praticamente o mesmo) e o outro que fiz foi no forno, com peito de peru, queijo, legumes...e a quinoa já cozida como se fosse uma torta. Ambos ficaram deliciosos.


E ainda assim não consegui fazer a Nara gostar. Ontem conversando com minha irmã pelo telefone e falando pra ela da Nara com as crises de sinusite recorrente, ela perguntou porque não dou quinoa pra ela, pq aumenta a imunidade e eu disse que ela não gostou. Aí ela disse que a minha sobrinha tb não come mas ela mistura no arroz, enquanto cozinha e ela simplesmente não percebeu. Come e adora...com arroz integral. Aqui em casa também é integral o arroz mas de vez em quando faço o branco pra Nara. Ela adora os dois, só troco pra mudar o paladar mesmo. Hoje fiz arroz branco pra ela com quinoa. ACho que coloquei umas 2 colheres de sopa pra meia xícara de arroz cru. Cozinhei tudo junto e ambos tem o mesmo ponto de cozimento. Coloquei rabanete ralado tb, pra cozinhar no mesmo momento, acho que uma colher de sopa cheia de rabanete.

Gente...ela adorou o arroz e não percebeu. O próximo passo agora é falar pra ela que tem um ingrediente especial no arroz e que ela vai ficar mais forte e saudável, como fiz com outros alimentos que introduzi primeiro, escondido e depois eu contei e ela se interessou. Hoje ela tá viciada em alface e cenoura, coisas que ela abominava até um tempo atrás e com a abordagem que fiz, ela passou a amar. Com a quinoa tenho certeza que vai ser a mesma coisa.

Fica a dica para vocês, mamães de plantão, que ficam sem opção de comida para as crianças, comida saudável eu digo...e camuflando assim você conseguirá introduzir alimentos bons pra eles. O arroz integral, se for de boa qualidade, é tão saboroso quanto o branco e pode fazer bem temperadinho também.

Uma dica importante:

Untitled-1.jpg

Untitled-2.jpg

4 Comentaram - COMENTE AQUI:

ღ Mami Keka ღ Hard Rock Mami disse...

Confesso que nem conhecia Quinoa até ler este post amiga! brigada pelas informações, adorei!

Mi Müller disse...

Ah eu adorei quando experimentei, mas não tinha ideia de como prepapar, agora vou tentar, estou mesmo precisando dar um up na minha imunidade hehehehe

estrelinhas coloridas...

Milene disse...

Nunca comi o grão. Só o farelo, parecido com aveia. É uma delícia, mais crocante.

Vou tentar fazer o grãozinho dps deste post!

Bjks

Mi, a Diiirce

Leticia disse...

Feliz dia das crianças

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...