11 de outubro de 2010

Escola Pública x Escola Particular

Olá pessoal, hoje começo a escrever aqui no Test Drive Mami sobre educação. Sou mãe do Henrique e estamos numa fase bastante gratificante que é a alfabetização do pequeno mas para iniciar vou contar a minha experiência um pouco anterior que foi a escolha da escola do guri.


Moro em um cidade pequena com poucas opções de escola, a corrente natural aqui da classe média é matricular seus filhos na única escola particular sem muitos questionamentos, mas isso não acontece comigo que sou uma questionadora nata, quando Henrique ainda estava na pré-escola fui me informar sobre as opções de escola e confesso que fiquei bastante decepcionada com esta escola tida pela maioria como a melhor opção, tanto como mãe, como professora. Na educação do Henrique sempre procuramos apostar na valorização do ser humano, no respeito à pluraridade social, na independência e na criativade e nesta escola nenhum desses aspectos estava contemplado no Projeto Político Pedagógico da escola.


Como mãe o que mais me incomodou foi o excessivo estímulo à competividade e meu olhar de educadora se angustiou com professores aprisionados por projetos padronizados e apostilas. A partir da constatação de que aquele ambiente escolar não era o que esperávamos para o nosso filho, lançamos nosso olhar para as instituições públicas e foi entre elas que encontramos a escola que mais se adaptou as nossas expectativas.


Causamos muita estranheza entre amigos e conhecidos, fomos até mesmo acusados de estarmos tirando a vaga de uma criança carente, pois como podíamos pagar pela escola não deveríamos usufruir do nosso direito à educação pública, é claro que essa argumentação é facilmente rebatida com o alto número de impostos que pagamos, mas o que mais nos chamou a atenção nessa experiência foi que a grande maioria das pessoas que nos questionavam achava que a escola particular era melhor simplesmente porque é paga, nenhuma dessas pessoas tinha conhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola onde seus filhos estudam, e aqui nem falo de conhecer o conteúdo integral do documento, mas sim de suas linhas gerais, dos princípios e ideiais que norteiam todas as ações da escola e que influenciam diretamente a vida escolar.


Estamos felizes e satisfeitos com nossa escolha, o que não quer dizer que não tenhamos enfrentados desafios nesse primeiro ano lá, mas essa prosa fica para meu próximo texto.

6 Comentaram - COMENTE AQUI:

Bianca Guimarães disse...

Mi, tb sou uma mãe questionadora e até o meu filho chegar ao "infantil" que é tipo uma pré alfabetização, eu estava contente. Acho que a maioria dos problemas em aluno x escola x metodologia começam a aparecer a partir desse ponto e não podemos fechar os olhos pra isso. Ele estuda numa escola particular tida como uma das melhores da cidade, mas na minha visão de professora (fiz magistério no 2º grau) deixa um pouco a desejar em alguns aspectos e ano que vem talvez seja o último ano dele nessa escola. Felipe nem por ela vai passar.

Beijos

Milene disse...

Mi

Eu estava no dilema da escolinha pro meu filho até semana passada (ele só tem 1,5). Fiquei surpresa (para não dizer desapontada) com cada escola que visitei.

A maioria dos pais acha que estudar na escola mais frequentada ou na mais cara já é o suficiente. Pode ser o mais prático, mas não o melhor p nossos filhos.

Cada criança tem suas características, e cabe a nós, pais, escolhermos uma instituição que saiba valorizar e desenvolver nossos pequeninos de acordo com o que eles são: público ou privado... tanto faz. Bom mesmo, é ensino de qualidade.

Bjks da xará

Mi... a Diiirce

ღ Mami Keka ღ Hard Rock Mami disse...

É mi, nem sempre o caro é o melhor e acho mesmo que as mães devem questionar e conhecer pelo menos o planejamento do ano letivo, acho que tudo deve ser levado em consideração. Ótimo post!

Happy Batatinha disse...

Vim deixar meu comentário aqui não como mãe, que não sou, mas como fã e admiradora da Mi. O Henrique é baita sortudo de ter uma mãezona como essa. E aquele foto de vocês dois ali do lado é tudo!

Smacks pra ti!

Mi Müller disse...

Bianca
Olá querida, temos mesmo que ser sempre questionadores, e principalmente com coragem de andar na contramão quando achamos que isso é o melhor para nossos pequenos. Na Educação Infantil tive ainda mais dificuldades do que no Ensino Fundamental para encontrar uma escola com o perfil que eu considero adequado, mas também percebo que a maioria dos problemas relacionados com a metodologia começam a aparecer na fase de pré-alfabetização.

Milene
Olá xará :)
A Educação Infantil é um campo que apresenta mesmo muitas discrepâncias entre as instituições, para mim foi a escolha mais difícil, sei bem como te sentistes na busca pela escola do pequeno, é angustiante.

Keka
Olá chefa :P
É impressionante como tem pessoas que associam a ideia de que a escola paga é sempre boa e a a pública sempre ruim, é necessário desmistificar ao nos propormos a buscar o melhor para nossos filhos.

Tatá
Oi amora :D
Que delícia ver teu comentário aqui, também adoro essa foto.

estrelinhas coloridas...

Layana disse...

Que bom que em sua cidade é possível usufruir do nosso direito de colocar os filhos numa escola pública. Aqui em Natal a realidade é frustrante: as pagas não são estes balaios todos, mas a estrutura (falta de) das públicas nos deixam sem coragem até de pedir pra olhar o projeto. As creches então, tem umas que dão nojo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...