12 de novembro de 2010

Descobri sobre estar grávida

4 dias antes da Lara nascer!

Antes de engravidar, pensava que a minha vida começaria a mudar somente depois que o bebê nascesse, e a única diferença nos 7 meses (descobri a gravidez com 8 semanas) que estavam por vir seria apenas fisicamente no meu corpo. Qualquer mamãe sabe que eu estava completamente errada, não é mesmo?

Até engravidar, eu não sabia que eu poderia vomitar apenas com o cheiro de uma comida; Ou que eu deixaria de comer chocolate (que eu amoo) e comidas pastosas porque me enjoavam; Que eu teria que tomar um complemento de ferro e outras vitaminas para nada faltar à mim e ao bebê que crescia aqui dentro. Não sabia que podia acordar no meio da noite com a barriga doendo de fome mesmo tendo comido horrores à noite!
Sabem o famoso ‘desejo na gravidez’? Pois é, vou contar que o tal do desejo não passou de uma vontade forte que eu tinha de comer alguma coisa (nada muito diferente da vontade que temos mesmo sem estar grávida), e também não quis comer nada diferente. Uma pena, era doida pra acordar no meio da noite querendo algo inusitado para alguém ir comprar para mim! hehe

Não sabia que por mais que eu dormisse 12 horas seguidas, algumas horinhas a mais eram sempre bem vindas; Ou que eu não conseguiria andar mais que 15 minutos sem ter que parar para recuperar o fôlego. O cansaço toma conta da gente, afinal tem milhões de células se multiplicando em uma velocidade impressionante, e todas elas dependem inteiramente de nós.

Descobri o por quê das grávidas terem prioridades em filas e nos ônibus, e o motivo menos importante é o peso da barriga, coisa que eu mesma só senti no último mês. Mas, quando a gente está grávida, não conseguimos ficar muito tempo em pé (ainda mais com o balanço do ônibus, porque ao fazermos força para nos equilibrarmos, forçamos a barriga também, o que pode ser bem perigoso!). No meu caso, a minha pressão caía o tempo todo ou então me dava enjôo.

Não sabia que meu pé incharia tanto e nem que no final da gravidez eu passaria a usar apenas uma roupa (aquele vestido ou legging mais confortável).

Apesar de não menstruarmos, estar grávida é ficar em TPM constante, com um turbilhão de sentimentos e hormônios fazendo a festa em nosso corpo. Fiquei radiante quando percebi que minha pele estava macia e sedosa, meu cabelo brilhante como nunca e minha expressão facial nunca mais foi a mesma. Quando acordava toda amassada ainda assim me sentia a mulher mais linda, mais importante e mais amada do mundo todo. Meus amigos me olhavam e diziam: “você está com cara de... mãe!” Deve ser essa expressão meio abobada que a gente passa a ter depois que cai a ficha que tem um serzinho se desenvolvendo dentro da nossa barriga e que logo, logo estará em nossos braços.

38 semanas e 5 dias
Não imaginava que seriam tantos exames mensais (exame de sangue, urina, fezes, entre outros), ou que eu ficaria tão preocupada em não deixar que nada de mal acontecesse com a minha filha. 
Ah, exercícios físicos? Recomendados apenas até o 7º mês.

Só depois que tive a Lara (e a Kekinha também não sabia disso), descobri que poderia ter doado meu xixi nos primeiros 4 meses de gravidez, devido à grande concentração de hCG, para ajudar outras mulheres à engravidar (por meio da fabricação de remédios para este fim).

São tantas coisas novas que descobrimos na gravidez que poderia ficar aqui listando até o teclado desgastar, e ainda assim não acabaria.

Quando a gente ta grávida, a gente acha que sabe, mas não sabemos nada sobre o que vamos sentir ao ver, sentir, cheirar, ouvir o nosso filhote a primeira vez. É um gostinho que só com test drive mesmo para saber. Com surpresas e novidades todos os dias, e claro, a nossa vida nunca mais seria a mesma. Mudanças são inevitáveis, mas mudamos sempre para melhor, quando nos tornamos mãe.

E, sabe o que eu descobri só agora sobre a gravidez? Que por mais que a gente se canse, e fiquemos loucas para ‘desengravidar’ logo, dá uma saudade danada daquele barrigão lindo, mexendo e pulando a cada movimento do nosso bebê.

E você? O que descobriu na sua gravidez?
Beijo,


ps: Não deixem de conhecer meu blog pessoal se ainda não conhecem. Visitas são sempre bem vindas, nem precisa bater, a porta está sempre aberta!

14 Comentaram - COMENTE AQUI:

Manu Paz disse...

A Gravidez nos transforma para sempre... Ser mãe é a melhor coisa da vida! Eu tbm sinto muita saudade de meu barrigão!!!
Eu aprendi muito com a gravidez e continuo aprendendo com a maternidade.
Depois que fiquei gravida descobrir que amamentar não é tão simples e fácil qto parece, e verdadeiramente essas propagandas são enganosas! Infelizmente não pude amamentar a minha filha como eu gostaria, mas o importante é que ela está linda e principalmente saudável.!
Já estou seguindo, agora estarei sempre nos dois cantinhos seus!

Bjão

Máh disse...

Eu fico a todo momento esperando a minha vida mudar!!!
Beijo

Cantinho da Sabedoria disse...

Engraçado que esses dias estava formulando sobre um post parecido na minha cabeça...Lindo o resumo que vc fez da sua gravidez.
Realmente não sabemos nada do que estar por vir e a todo momento que penso no parto, naquela hora que vou olhar a minha princesa, meu coração acelera e meus olhos se enchem de água.
Já sinto saudades do meu barrigão...das mexidinhas, vou sentir uma saudade eterna de ser uma só - eu e Sofia, uma só.
Um prazer conhecer o test drive, passa lá pra conhecer meu cantinho!
www.mamaefalademais.blogspot.com
Beijos!

Sarah disse...

Ai que legal o texto da Mãe Pinel!!
Acho que todas nós passamos por situações semelhantes na gravidez, né?? O sono, a fome de leão (que até aumenta na amamentação!), o peso da barriga. Realmente só vamos entender como é quando passamos por isso... Eu aprendi que a gente só sabe o que é amor incondicional quando é mãe!!
Ah, essa de doar xixi eu não conhecia!!
beijo!
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Dê Freitas disse...

Que lindo mamãe Pinel, adorei o seu texto e me identifiquei com algumas partes.
Eu não sabia que me sentiria mais bonita do que em qualquer outra fase da minha vida; eu não sabia que superaria uma dor tão grande em minha vida, como a perda da minha mãe, pensando no bem estar da minha bebê; eu não sabia que limão seria meu companheiro antes das refeições e que eu me sentiria a pessoa mais importante do mundo,pq sim, estava carregando o rei, ou melhor dizendo a rainha, na minha barriga.

Beijos enormes!

Lindinha* disse...

Que saudade do meu barrigão, minha gravidez foi super hiper tranquila, não tive enjoos, nem dor nas costas, nem falta de ar, e nem fome exagerada, nas últimas semanas não queria deixar de estar grávida de jeito nenhum hihihihi
E tive alguns desejos, um deles durou o terceiro trimestre inteiro, precisava chupar laranjas todo dia...
bjs

Rafaela Pâmela disse...

Que lindo Pinel, adorei o post...Você estava linda de barrigão!

LUA disse...

Essa Mamae Pinel é mesmo uma fofuraaa!!
Eu tb descobri tanto quando tava gravida!!!
maei o blog gente!!Que layout bacanaaaa!
Ameiii!!quem fez???quero um bonito assim pra mim!!rsrsrsrs
bj bj bj



Só as mães são felizes!
http://www.coisa-de-mae.blogspot.com

EvELLyN disse...

Que lindo.
Assim até eu fico com vontade de passar por essa etapa, ou melhor adiantar a etapa, porq vontade sobra.srsrsrsrsr...

bjim

Confissões de uma mãe de primeira viagem disse...

Ai que lindo Maria.
Sabe que eu fico refletindo sobre todas essas coisinhas agora,com o Bryan aqui pertinho de mim, e quando digo que estou louca para viver tudo isso denovo, tem gente que me chama de maluca...
Mas a saudade que fica do barrigão...nossa...

bjos

Shilola disse...

E é por tudo isso TT que eu quero mais um!!! E logo!!! :D
Bjocas,
Carol

Amanda disse...

QUe texto lindo! Na minha gravidez descobri q não era mais só eu neste mundo... a responsabilidade me assustou muito no começo... mas hj eu tiro de letra aquele medo q tinha! Bjs

Milene disse...

Demais seu post, Pinel!!!

Com a gravidez e a maternidade, aprendi a comer melhor. Antes eu não ligava p as cores do prato. Hj me preocupo mto se tem proteína, carboidrato, reguladores, fibras em todas as refeições!!! Não só pq nossos filhos precisam de mtas vitaminas p crescerem saudáveis, mas pq eu, mami, preciso de mta energia e vigor p tomar conta deles.

Lições de mãe que só aprendemos qdo somos uma!

Bjks

Mi, a D. Diiirce

Marcela disse...

Adorei o post!!! Descobri que a gravidez apesar de ser o milagre mais maravilhoso não é nada fácil. Aprendi também a exercitar a paciência pois esperar nove meses para ter um bebê que você tanto ama e espera e uma verdadeira tortura.
Apesar de ter reclamado muito durante a gravidez (fiquei uma chata de galocha) morro de saudades do meu barrigão.
Bjs

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...