13 de novembro de 2010

Do teste de Apgar

Ainda grávida, lia relatos de parto ou próximos ao nascimento de algum bebê, e sempre via a mãe falando que Apgar tinha dado 9 e 10 (na maioria das vezes). Quando a Lara nasceu, não me falaram nada sobre esse tal de Apgar e eu só achei o resultado dela na caderneta entregue a mim na maternidade.


Mas eu ficava martelando em minha cabeça: afinal, o que é esse tal de Apgar???



O teste de Apgar é uma avaliação baseada em números que traduzem as condições do recém-nascido, desenvolvido pela médica americana Virginia Apgar, devido à inevitável violência dos partos.
Se o bebê tem nota inferior a 5, está em condições sérias; de 5 a 7 estão em condições razoáveis, acima de 8, condições boas, porém o ideal é nota 9 ou 10 - Notas estas as tiradas pela Lara após o seu nascimento, para o bem da nação e a felicidade de todos!
Esta avaliação deverá ser feita um minuto após o nascimento e repetida a cada cinco minutos, quantas vezes forem necessárias, até ser obtida a nota 8, quando ele será considerado fora de perigo. Os bebês com nota 7 ou inferior são considerados com deficiência de oxigênio.



O cálculo é feito através da seguinte tabela:






Enfim, depois de saber o que é me senti melhor, e espero ajudar as mamães e papais que também não sabem o que significava ou como ocorria o teste do Apgar!


Essas informações tirei do meu livro A Vida do Bebê, do Dr. Rinaldo de Lamare.

Bom gente, não deixe de conferir os sorteios e promoções que o Test Drive Mami oferece (ontem mesmo tivemos o resultado do "Minha Filha é Fashion", e visitem sempre, que temos um montão de opiniões e experiências diversas para compartilhar com vocês, de segunda a segunda, nesta mesma hora, neste mesmo canal site.

Beijos, (mês que vem estou de volta)

10 Comentaram - COMENTE AQUI:

Eu e MEUS 3 AMORes disse...

Sempre quis saber exatamente oque era esse apgar, na dúvida era só pesquisar na net também né, mas quem disse que deu tempo ou que eu lembrei.
Obrigado meninas..
bjokas
Giovana

Milene disse...

Qdo tive o Nicolas, corri perguntar p a enfermeira qto tinha dado o apgar dele (9 e 10...ufa!). Ela fez a maior cara estranha e perguntou se eu era enfermeira. O mesmo aconteceu com o pedi, que qdo perguntou se eu sabia o apgar dele, fez a maior cara de espanto qdo eu respondi.

Na verdade, aprendi nas aulas de Neuro do curso de Psicopedagogia, mas acho que os GO deviam falar p a gente, né?

Bjks da D. Diiirce

Giovana disse...

Sempre quiz saber o q significava, obrigada!!

Minha filha tirou 9.9 e sempre brinco que podia ser logo 10...rsss...

Bjs!

Lu Fernandes disse...

Oi! Obrigada pelo carinho!
Realmente a bactéria é chatinha, o tratamento apesar de simples também é chatinho, mas está sob controle graças a Deus!
Bjs e tudo de bom

Confissões de uma mãe de primeira viagem disse...

Eu já sabia o que era e ficava torcendo para ele tirar o 1° 10 na vida...rsrsrs
mas na hora lá o mais importante mesmo foi ouvir o chorinho, depois fui olhar na caderneta e vi que ele levou 8 e 9,pois ele demorou bastante para chorar...

bjinhus

Lê Castro disse...

Oiii! Não sabia da existência desse cantinho também! Como vc dá conta? Adorei e já fazemos parte dele! Bjo, Lê laaaaá do Dilemas!!

An@ Paul@ disse...

eu tbm não sabia direito oq era, e qdo soube que o Pietro mesmo nascendo prematuro levou notas 9 e 10, fui me informar mais e fiquei mega contente com o resultado do meu prematurinho, que de prameturo só tinha o nome e o tamaninho, kkkkkk

Dúnia disse...

Eu antes da gravidez do Yuri nem sonhava com o que era APagar, amei seu post!

Naathy disse...

adorei o post, quando estava gravida sempre fiquei curiosa pra saber o que era ...
quando a manu nasceu corri logo pra ver quanto ela tinha tirado, e graças a deus foi 9, 10 !!!
gosto muuito do bloog, meninas parabéns !

Renata disse...

É bom lembrar tbm o que o pediatra da minha filha falou: quando o apgar é baixo, conta mais a evolução do primeiro pro segundo número do que o segundo número em si. Quando minha filha nasceu, tivemos complicações e ela teve apgar 2 e depois 7. A médica nem quis me falar e depois que descobri, entrei em pânico, já sabia exatamente o que era o apgar e os riscos do número baixo. Mas segundo o pediatra, essa evolução de 5 pontos entre um e outro era mais importante do que o "7" em si, e algumas horas de observação depois minha filha estava perfeita, sem sinal algum de complicação no parto.
Bjs!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...