18 de novembro de 2010

Relatos

Bom dia pessoal. :)
Meu nome é Virginia, tenho 2 filhos. Natália de 7 anos e Artur de 5.
Desde que comecei a pensar em engravidar, o episódio parto sempre foi discussão constante na minha cabeça.
Muitas discussões com meu marido, nas listas de discussão na internet, e a conclusão óbvia (para mim) de que queria um parto domiciliar.
No meu primeiro parto, esse desejo não se realizou, por motivos diversos que contarei na minha próxima postagem. Mas no segundo filho, a vida me presenteou com a realização desse parto, cujo relato completo você lê abaixo.

****
Mesmo morando em Brasília, logo decidi que realizaria o parto com o Dr. JK (de São Paulo), na casa da minha mãe, que mora em Campinas (interior de SP), fiz o pré-natal mensal com uma médica em Brasília e visitei o Dr. J. todas as vezes que estive em São Paulo. No entanto, em virtude de uma trasnferência de trabalho do meu marido, mudamos pra São Paulo no oitavo mês de gravidez, o que acabou com qualquer impecílio de ter o parto acompanhado do Dr. JK. Teríamos nosso bebe na nossa casa mesmo!!!
Esse parto foi muito diferente do primeiro, e começou com pródomos uma semana antes do "dia P"... passei 3 madrugadas com contrações frequentes, mas sem ritmo e que paravam pela manhã.
No dia 21 de março decidi que iria tentar dar uma ajudinha pro TP... hehehe... então almocei um chilli bem apimentado e a noite consegui convencer o Edson a namorarmos um pouco, ele tinha o tal receio de machucar o bebe, mas cedeu!!!
Quando fui me deitar estava com algumas contrações fracas, mas não liguei muito por causa das noites anteriores e dormi... No entanto, quando a Natália acordou as 0:30h (do dia 22/03) as contrações estavam bem mais fortes e frequentes... ninei um pouco e ela dormiu novamente.
Saí do quarto dela direto pro chuveiro... as contrações já estavam incomodando bastante, e eu precisava ficar de cócoras... tentei cronometrar os intervalos e durações, mas não consegui... as contrações só ficaram mais fortes e frequentes.
Saí do banho e comecei a contar as contrações, chegando a 12 contrações em 30 min, chamamos Dr. JK e minha mãe (que ainda tinha que vir de Campinas)... isso eram 2:30 da manhã.
Fui colocar a casa em ordem... hehehe... arrumar a lavanderia para prender o cachorro, botar em ordem uma bagunça da Natália na sala, colocar tesoura na solução de iodo, separar algumas das coisas pro parto... tudo isso me acocorando nas contrações a cada 2 ou 3 minutos.
Minha doula chegou, ficamos na sala conversando... eu continuava a acocorar a cada contração e ela cronometrava o intervalo e duração... 5 contrações a cada 10 min, que duravam de 40/50 segundos. Ela desconfiou de falso trabalho de parto...
Dr. JK chegou, acompanhado de suas assistentes... continuamos ali na sala... ouvimos os batimentos do Artur e estava tudo ok! Confirmamos alguns itens do plano de parto, e nesse ponto as contrações estavam bem incomodas e eu já tinha cansado de ficar de cócoras. Além disso, comecei a sentir umas vertigens e acabei ficando ajoelhada no chão, jogando o corpo pra trás quando vinham as contrações.
A madrugada esta fria... mas eu sentia muito calor... então todas as janelas da sala estavam aberta... eu só via todo mundo morrendo de frio... mas fazer o que, ne? Naquela hora quem "mandava" era eu!!! hehehe
Recomendaram que eu comesse alguma coisa salgada, comi algumas azeitonas... mas eu só queria ir pro chuveiro... melhorei um pouco das vertigens então decidi tomar o banho.
Mas antes, resolvemos fazer um exame de toque (o único, graças a Deus)... no qual constatou-se a dilatação total... Dr. JK achou que ele nasceria bem rápido então abortamos o banho.
Sentei na baqueta de parto de cócoras, com a doula me amparando e comecei a fazer força bem de leve durante as contrações, pois tinha como grande objetivo nesse parto, evitar a laceração perineal.
O tampão só saiu nessa hora, apesar de eu ter achado que ele tinha saído alguns dias antes....
Nesses minutos, assim como no parto da Natália, eu ouvia o que as pessoas falavam, queria até fazer comentários, mas não conseguia! Eu estava na "partolândia"... hehehe
Minha mãe finalmente chegou de Campinas e a doula ofereceu o lugar dela, e foi ser a cinegrafista, enquanto o Edson fotografava...
Tive sede e como é bom estar em casa... rapidamente me deram um bom copo de água gelada... era tudo o que eu precisava.
Com um espelho, pude ver a cabecinha aparecendo, ainda envolvida na bolsa... aliás nas fotos, dá pra ver direitinho o "azulzinho" da bolsa... muito legal!!! Eu queria que ele nascesse "emcapsulado" (envolto na bolsa d'água), mas não... alguns minutos antes de ele coroar a bolsa estourou, fazendo um ploc engraçado.
Impressionante como as crianças sentem as coisas... no momento que o Artur coroou, a Natália (que dormia todo o tempo no quarto dela) acordou!!! Putz... me chamando... ainda bem que já estava no final e consegui me manter concentrada no nascimento do Artur, enquanto o Edson foi atender a Nat... Ele correu e passou a Natália pro meu irmão que aguardava na sala e voltou correndo...
Nesse instante, as 5 da manhã do dia 22 de março de 2005... o Artur nasceu... de quina pra Lua, ou seja olhando pro céu!!

O Dr. JK o pegou e rapidamente passou pras minhas mãos e o coloquei sobre meu peito... ele foi coberto com algumas fraldas de pano e ficou encostadinho em mim!!!
Em questão de segundos após o nascimento do Artur, a placenta já saiu... realmente super rápido.... no entanto eu tive um sangramento excessivo e a equipe achou melhor ministrar uma injeção de ocitocina, para evitar uma hemorragia maior!
O cordão foi cortado pelo pai, somente após parar de pulsar, mesmo com a nossa incompatibilidade de Rh, que preconizaria o corte precoce do cordão!!!
A Natália veio conhecer o irmão assim que ele nasceu... ADOROU... ficou chamando de "Tutu", que é apelido que ela deu à ele, logo que descobrimos o sexo do bebe... foi lindo ver o encontro dos dois... assim como é lindo ver o carinho com que ela trata o irmão!

O Artur nasceu com apgar 9/10, pesando 2950g... não recebeu colírio nem vitamina K... mamou direitinho desde a primeira vez que foi colocado no peito!
*****
Essa é a história do meu segundo parto, espero que tenham gostado de ler.
Se você quiser ter seu relato publicado aqui no Test Drive Mami, escreva para mim.
bjos, bom feriado e até a próxima postagem. ;)

4 Comentaram - COMENTE AQUI:

Manu Paz disse...

nossa! Q coragem hein? Mas deve ter sido muito emocionante!!

parabéns!

Lele disse...

UAU!
Meus partos foram normais (?? ja nao tenho mais certeza hahaha) mas no hospital.
O primeiro quase nao chego a tempo e o segundo foi induzido.
Ambos com anestesia, mas meus bebes também mamaram assim que chegaram ao mundo!
Estou ansiosa pelo relato do primeiro.
beijos

Fernanda Lucas disse...

Parabéns pela força e coragem!!!
bjo

Keka (HardRockMami) disse...

Menina que rlato emocionante! Eu tbem escrevi sobre o meu só que foi bem mais tranquilo, optei de cara pela cesárea, Graças a isso nem sei o que é uma contração!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...