7 de novembro de 2010

Sobrevivendo na 1° semana

Quando eu estava grávida imaginava ser fácil dar conta de um bebê,mas com o passar dos dias,assim que pus os pés em casa, vi que a coisa seria mais complicada do que eu imaginava.

Ouvia tantas mulheres falando de seus bebês que mamavam e dormiam,não choravam para nada, e me imaginava assim. Mas logo na primeira semana, vi que eu tinha um filho único, que era diferente de todas as estatísticas, livros e experiências alheias, por isso vou contar minha experiência com o Bryan na 1° semana.

Esqueça você: primeiro vem o bebê

Nada de maquiagem,cabelo bonitinho e arrumadinho, fotos e roupas arrumadas.Na primeira semana me vi inchada, com o cabeço bagacento, parecia uma múmia de tão pálida e fugia de todo e qualquer click que tentavam tirar. A verdade é que nos primeiros 7 dias eu estava concentrada em fazer a amamentação funcionar, e não tinha tempo para cuidar de mim,não que isso fosse prioridade,mas eu me sentia mal por exemplo de ir tomar banho lá pelas 2 da madrugada. Mas eu não sentia falta dessas coisas (e ainda não sinto após quase 7 meses).

O mais importante para mim no momento era a adaptação mãe-filho, só depois de 1 mes que voltei novamente a me preocupar em fazer a sobrancelha, pentear o cabelo e essas coisas.

É cólica? tenha paciência.

Logo no 1° dia de vida,Bryan teve uma cólica daquelas. Eu na hora não sabia o que fazer,a não ser oferecer o peito,mas cada vez que oferecia,mais nervoso ele ficava, até as mamães que estavam comigo na enfermaria falarem: deve ser cólica. Começei a massagear a barriguinha, fazer bicicletinha,tudo o que se pode imaginar e nada dele ficar calmo.Pelo contrário ele chorava cada vez mais forte acordando todos os bebês que estavam na enfermaria.Começei a chorar e ficar desesperada junto com ele.Ali começava a primeira de muitas madrugadas de cólica,choro e desespero.

Sempre lia que mulheres que tinham o 2° filho e ficavam calmas e pacientes na hora da cólica,já sabendo o que estava por vir, transmitiam segurança para o bebê e assim eles tinham menor incidência de cólicas. E isso foi comprovado por mim, quanto mais calma eu ficava, mais rápido ele se acalmava,dormia e esquecia a dor por alguns minutos. Paciência é o segredo de tudo.

Descanse o quanto puder:

Quando minha mãe me disse que ter um filho dava sono eu não acreditava nela...rsrs
Mas após dois dias sem dormir no hospital,só tirando cochilinhos de 5 minutos no máximo (pois o Bryan ficou o tempo todo no quarto comigo) ao chegar em casa a 1° coisa que eu queria fazer era tirar uma sonequinha.

Fiquei com medo de deixar o Bryan tão pequeno com Bruno (meu esposo) e ir dormir,me parecia algo irresponsável,mas foi a melhor coisa que eu fiz. Assim que tirei uma soneca de 1 hora,logo começei a produzir leite,que até então não tinha, e fiquei muito mais tranquila para cuidar do Bryan.

Todas as vezes em que o Bryan dormia eu aproveitava para dormir também, assim me sentia bem mais descansada e preparada para cuidar dele.

Até a próxima.
Image and video hosting by TinyPic

2 Comentaram - COMENTE AQUI:

(Mamãe) ~Pinel disse...

É, a primeira semana é exatamente isso mesmo!
Ainda bem que passa rápido e a gente se adapta, então é só alegria! =D

Beijo!

Maria Barriga disse...

Não dá nem pra estimar o valor que tem uma sonequinha nos primeiros dias do bebê, né? Beijo,

Míriam - redatora do Blog Maria Barriga
mariabarriga.blogspot.com
@MaBarriga

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...