17 de dezembro de 2010

Tá na hora de dormir...

Minha mãe cantava a famosa musiquinha do comercial de televisão... "Tá na hora de dormir, não espere mamãe mandar, um bom sono pra você e um alegre despertar..."

Sabemos que cada criança tem seu ritmo e sua forma de dormir, isso também se deve ao fato de que somos diferentes um dos outros. Cada mãe tem seu método e cada criança, de acordo com a idade, se comporta de forma diferente. Pensando nisso, fiz uma entrevista com o nosso time de colunistas para conhecer a realidade de cada uma. Vamos conhecer?



Keka, mãe do Arthur de 6 meses. Ele dorme normalmente das 19hs às 23hs aí dou de mamar e vai das 23hs às 5hs, 6hs.

RITUAL PARA DORMIR: Arthur chega da escola com sono, coloco-o na cadeirinha, dou toda atenção e brinco um pouco com ele. Aos primeiros sinais de sono coloco-o no berço, dou chupeta e paninho, logo volto e ele está dormindo. Quando fica agitado no berço, pego-o no colo e o embalo sentada na cadeira de balanço de amamentar, às vezes canto para ele ou ele mesmo canta comigo kkk, quando percebo que está quase dormindo coloco-o no berço. Às vezes preciso repetir este processo algumas vezes, mas normalmente, mesmo em dias que não vai para a escola, ele dorme sozinho.


ranne



Ranne, mãe do Maurinho - 4 anos e Nath - 13 anos (vou falar só do maurinho, óbvio). Dorme entre 23h. e 00h. , acorda entre 08h. e 09h.

RITUAL PARA DORMIR: as 22h. 30m. Aviso que ele tem mais dez minutos pra fazer o que quiser... Geralmente ele aproveita o restinho do tempo pra assistir bob esponja... Os 10 minutos findados chamam pra dormir, ele toma um copo de leite com açúcar, faz xixi e eu deito com ele na cama dele (que é de casal... troquei justamente pelo ritual de dormir)... Ele sabe que depois que ele dormir eu volta pra minha cama, e sabe que se acordar de madrugada, pode me chamar e eu deito com ele de novo, porém que ele NUNCA deve deitar na minha cama, porque não é o lugar dele... Daí deitou por volta de 22h. 45m. Eu finjo de morta... Ele bufa na minha cara, rola, pula, tosse, ri, brinca com as mãozinhas e mais ou menos 30 minutos depois apaga que nem lâmpada quando se aperta o interruptor... O chato é que todos na casa tem que deitar também, mesmo que não queiram dormir, tem que deitar e depois levantar de novo... Não pode haver movimento nenhum, então todo mundo deita... Depois que ele dorme cada um retoma o q tava fazendo... A Fia dorme por conta própria, ou na mesma hora em que o Fí dorme, ou um pouco mais tarde, quando quer ver algum programa na TV


IMG_3128

Camila, mãe da Olívia, 4 meses. Dorme as 19:30 e vai até as 7 da manhã com 2 mamadas nesse período, sendo que mama dormindo.

RITUAL PARA DORMIR: Ás 18:30 eu dou banho, depois faço uma massagem e por último dou de mamar. Aí pego no colo, dou chupeta e vou pro quarto dela. Fico com ela no colo até ela quase dormir e aí coloco no berço. Faço isso quantas vezes forem necessárias, mas o meu objetivo é fazer ela dormir sozinha, sem ter que por ela no berço. Estamos em processo de transiçao! Às 22:30 ela mama dormindo e depois as 5 da manhã mama dormindo de novo.


dunia

Dúnia, mãe da Eduarda e Rafaela (10 meses) Yuri (6anos). As gurias das 21:30 às 7:00 sem acordar para mamar e o Yuri das 22:00 às 7:00.

RITUAL PARA DORMIR: Elas tomam banho as 21:00 e depois mamam, a Rafaela coloco acordada no berço com o móbile ligado e ela dorme sozinha, a Eduarda ainda não consegui fazer dormir sozinha no berço, ela dorme sozinha na minha cama, coloco ela no berço e ela dorme a noite toda lá. O Yuri é mais fácil, sessão leite com nescau, escovar os dentes, ler histórias e bons sonhos :)


OgAAABbpUZrsrKTN0xc5G7lNbKtsHhHeRswK2OgqYEkl-huGPeKYm4eW9AkFQPrKobxznslyPLe8TsnaFRsmyRDzTMIAm1T1UO_2W1uEXUaZUDCa1Smst1h_nuNT

Fernanda, Mãe da Isadora, 6 meses.  Dou banho as 20:00, ela mama e dorme até as 23:00, mama e vai até as 6:00

RITUAL PARA DORMIR: Dou banho as 20:00, dou mama e ela dorme no colo, coloco no berço e ela vai até as 23:00. Dou mama no quarto mesmo, faço arrotar e ela dorme novamente até as 6:00, se ela esta no quartinho dela, levamos ela para o nosso quarto, ela mama, brinca por uma meia hora, depois dorme novamente até as 9:00


outubro_2010 010-2

Bianca, mãe do Matheus (6 anos) e Felipe (1 ano). Dormem às 21h (às vezes menos, às vezes mais) e acordam, no máximo, 7h.

RITUAL PARA DORMIR Tomam banho juntos (adoram) entre 19h30-20h30, jantam ou tomam vitamina de frutas, escovam os dentes e vão pro meu quarto pra dormir. Aqui é um processo porque eu não consegui tirá-los do meu quarto ainda. Felipe dorme sozinho na minha cama e Matheus também. Depois colocamos Felipe no berço desmontável que vive no meu quarto e Matheus num colchão. Mas todos os dois acordam no meio da noite para terminar de dormir em nossa cama.Tem noites que eles dormem direto no seus cantos, mas tem noites que estão mais agitados, às vezes falam, riem dormindo. Cada um tem seu quarto mas não dormem neles! Acho que Matheus tem muita imaginação e por isso tem pesadelos e o faz querer sempre dormir perto da gente. Já Felipe acho que pegou o vício quando eu dava mama deitada. Quero por os dois pra dormir no mesmo quarto e sei que essa transição não vai ser nada fácil...


fabiola[2]

Fá, mãe da Ana Clara, 5 meses. Quando está boazinha sem cólicas ou superestimulada (graças a Deus quase todos os dias está ficando bem) ela dorme das 23:30h até as 9:30 da manhã sem acordar. As vezes, muito raro, acorda quando o pai dela sai para trabalhar 6:30h, então aproveita para mamar.

RITUAL PARA DORMIR: A Ana Clara é safadinha, não dorme sozinha no berço tenho que embalar.Dou a última mamada umas 22h, troco a fralda depois e faço ela dormir.Estou trabalhando para melhorar isso.


mienick

Milene (a Diiirce), é mãe do Nicolas, 1 ano e 8 meses. Ele dorme + ou - 10 horas. Pega no sono após às 22:30 e acorda lá pelas 8:30.

RITUAL PARA DORMIR: 21:00 é a hora do banho da família (vai um seguido do outro). Ele já ganha uma massagenzinha, põe o pijama e toma a mamadeira na sala comigo e meu marido vendo TV no escurinho (sei q TV pode atrapalhar, mas por enquanto estou levando assim). Ele põe a mamadeira na pia, pega a “mãma-mãma” (chupeta), sobe no sofá e deita... fica lá até cair no sono (geralmente demora uns 15 minutinhos).


Lara 248

Mamãe Pinel é mãe da Lara, quase 4 meses. Ela dorme cerca de 8/9 horas por noite. De 21h às 5 ou 6 da manhã. Mama e depois dorme de novo até às 9h. Eventualmente ela acorda uma vez na madrugada, por volta das 3h, mas mama e dorme sem enrolar.

RITUAL PARA DORMIR: Posso falar que eu não tenho ritual? Hehe A verdade é que o único ritualzinho mesmo, é na hora do almoço, quando ela toma banho, mama um pouquinho e dorme até umas 3/4. Quando ela acorda, mama e fica um tempinho acordada. E ficamos assim, brincando um pouco, até querer mamar de novo e depois dessa última mamada enquanto eu vejo TV, ligo a música 'classicos para bebês', que eu sempre ouvia na hora de dormir enquanto estava grávida, fico do ladinho dela, na cama ou no sofá fazendo carinho, dando beijinhos leves e cantando para ela. Em menos de 15 minutos ela já está em sono profundo, então a coloco no berço e lá fica até quando acorda para mamar!


E você, como faz seus filhos dormirem? Quer nos contar?


KEKA copy

7 Comentaram - COMENTE AQUI:

Michelle disse...

Muito legal ler sobre como as outras mamães fazem seus filhotes dormirem!!! Bjos a todas

TestDriveMami disse...

[Novo Post] Tá na hora de dormir... - via #twitoaster http://testdrivemami.com/blog/2010/12/so...

Mical Martins disse...

Mical, mãe do Kairos de 3 meses. Ele dorme às 18:30 e vai até às 6 ou 7 da manhã.Com uma mamada às 23 (mamada dos sonhos) e eventualmente uma de madrugada, mas que ele mama dormindo.

Ritual pra dormir: Dou um banho morninho às 18:00, brinco um pouco com ele na banheira; depois faço uma massagem rápida e ponho o pijama; dou mamada e logo ele adormece no peito, eu ponho no berço e assim ele fica. Na hora da mamada dos sonhos, eu pego ele do berço, troco a fralda e ponho no peito de novo e ele dorme.

Mical Martins disse...

puxa... não mandei foto pra colocar aí...

Keka (HardRockMami) disse...

Por enqusnto não precisa de foto tá?

Keka (HardRockMami) disse...

Nossa que beleza! Desde pequeninho já dorme a noite todinha!

Keka (HardRockMami) disse...

É bem legal né ver que cada criança é realmente diferente

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...