8 de outubro de 2010

Dica: Quinoa para os pequenos

Quinoa.jpg
Olá pessoal! Hoje começo aqui neste cantinho especial, falando sobre alimentação para os pequenos. Eu sou mãe de uma princesinha chamada Nara, de 4 anos. Eu adoro cozinhar e inventar coisas na cozinha e a Nara adora participar das "criações"!!

Hoje venho dar uma dica para os pequenos e os papais dos pequenos também! :) Tem um tempinho que introduzi a quinoa (Ou aqui) na alimentação mas não consegui fazer a Nara se interessar. Eu não simpatizei com ela em "pó" pra comer com iogurte ou misturar ao bolo (Receita de bolo, tortas e pães). O Bruno come com leite de soja e mais um monte de pó que mistura e adora. Um dia minha mãe me deu uma caixa dela pra cozinhar, como essa da foto, em grão. Fui pra net caçar receita e achei algumas, fiz 2 receitas e gostei. Uma foi risoto (ao invés do arroz vc usa ela e tempera como qualquer risoto, o tempo de cozimento é praticamente o mesmo) e o outro que fiz foi no forno, com peito de peru, queijo, legumes...e a quinoa já cozida como se fosse uma torta. Ambos ficaram deliciosos.


E ainda assim não consegui fazer a Nara gostar. Ontem conversando com minha irmã pelo telefone e falando pra ela da Nara com as crises de sinusite recorrente, ela perguntou porque não dou quinoa pra ela, pq aumenta a imunidade e eu disse que ela não gostou. Aí ela disse que a minha sobrinha tb não come mas ela mistura no arroz, enquanto cozinha e ela simplesmente não percebeu. Come e adora...com arroz integral. Aqui em casa também é integral o arroz mas de vez em quando faço o branco pra Nara. Ela adora os dois, só troco pra mudar o paladar mesmo. Hoje fiz arroz branco pra ela com quinoa. ACho que coloquei umas 2 colheres de sopa pra meia xícara de arroz cru. Cozinhei tudo junto e ambos tem o mesmo ponto de cozimento. Coloquei rabanete ralado tb, pra cozinhar no mesmo momento, acho que uma colher de sopa cheia de rabanete.

Gente...ela adorou o arroz e não percebeu. O próximo passo agora é falar pra ela que tem um ingrediente especial no arroz e que ela vai ficar mais forte e saudável, como fiz com outros alimentos que introduzi primeiro, escondido e depois eu contei e ela se interessou. Hoje ela tá viciada em alface e cenoura, coisas que ela abominava até um tempo atrás e com a abordagem que fiz, ela passou a amar. Com a quinoa tenho certeza que vai ser a mesma coisa.

Fica a dica para vocês, mamães de plantão, que ficam sem opção de comida para as crianças, comida saudável eu digo...e camuflando assim você conseguirá introduzir alimentos bons pra eles. O arroz integral, se for de boa qualidade, é tão saboroso quanto o branco e pode fazer bem temperadinho também.

Uma dica importante:

Untitled-1.jpg

Untitled-2.jpg
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...