26 de outubro de 2010

Brócolis com cenoura!

nara.jpg Já tem um tempinho que quero falar de algumas coisas legais da Nara, das nossas descobertas, cumplicidade, amizade...entre outras coisinhas. O post é grande, então se você não tem filhos, não gosta de texto grande e não tá afim de ler, aperta o X ali em cima e sai do blog :) Simples assim!!! E quem quiser ler, pega um cafezinho, relaxa que o papo é longo e proveitoso!!!

Um assunto que me prende muito, como todos sabem, é a alimentação (além da educação é claro que acho que dá um capítulo à parte - no meu caso).

Rotina e Alimentação

Essa foto aí representa visualmente a minha conversa com a Nara sobre alimentação, sim porque sou e sempre fui muito clara e direta com ela sobre alimentação X saúde e falo o quanto é importante ela se alimentar bem pra ficar forte e saudável. Força foi o que ela precisou pra fazer esse salto lindo pra foto, sempre falo pra isso pra ela. Eu nunca obrigo nem a obriguei comer nada, acho isso o fim da picada. Também não obrigo comer até o final do prato no dia que ela não quer. Aqui em casa uma coisa que funciona e muito é a tal da rotina desde sempre e as pessoas que me conhecem e não tem rotina, não entendem isso e acha q somos duas chatas de galocha, eu e a Nara, o marido entra no meio tb porque ele tb funciona com rotina e aplica a rotina em casa tanto quanto eu.

A Nara as vezes segue mais a rotina do que nós dois, quase todos os dias é ela quem fala "vem mãe, tá na hora de dormir" (às 19:30h geralmente, no máximo as 20h...e já vai capengando de sono e aí entra outra rotina, escovar os dentes, fazer xixi, escolher a história e os amigos que vão dormir com ela, ler a tal história, beijos, amassos, vira pro lado e literalmente desmaia de sono. Lá pelas 7:30 - 8h ela tá acordada, feliz e saltitante.

Quando temos uma festa ou passeio e que passa da hora de dormir, ela fica acabada literalmente, dá trabalho e as vezes tentamos até fazer com que ela durma rapidamente de dia pra aguentar o tranco a noite. Não conseguiria me acostumar com ela dormindo as 22h ou 23 horas como a grande a maioria das crianças que conheço, não é nem saudável pra uma criança dormir essa hora mas aí vai da escolha de cada um né gente, não tô aqui pra criticar ninguém, essa foi a fórmula que funcionou aqui em casa deeeeeeeeesde sempre e ela já vai fazer 5 anos. Bom, o que influencia diretamente na saúde mental e física é sem sombra de dúvida a alimentação saudável x um bom descanso (uma boa noite de sono).


Dupla de Sucesso: Alimentação X Descanso



Aqui em casa as duas coisas andam juntas. Até os 2 anos ela comia de tudo sem reclamar, qndo fez 2 anos e UM dia mudou da água pro vinho e começou a achar tudo ruim. Eu tive que rebolar pra fazer com que ela tivesse a fonte de nutrientes que sempre teve desde que nasceu. Não ia me acostumar a vê-la comendo só arroz ou só frituras...eu não me lembro, na minha infância inteira, de ter batata frita pro almoço, nem frituras, refrigerante, nada disso. Morava em sítio, tinha animais (galinha, porco, galo, ganso, patos), árvores de todas as frutas que possam imaginar e também uma horta, é claro...e como a nossa criação é a nossa base pro futuro, a Nara foi criada "quase" nos mesmos moldes.


Eu digo quase porque por escolha minha ela não conhece muitos alimentos simplesmente porque não temos o hábito de ter em casa e principalmente consumir frequentemente. Quem não gosta de fritura? Todo mundo né? Pastel, coxinha, batata frita e por aí vai, até eu gosto mas evito sempre que posso e só como mesmo qndo dá muita vontade. E ela foi criada da mesma forma, não sabe o que é salgadinho, nem frito nem assado, não come nuggets nem sob tortura, não come hamburguer de jeito nenhum e refrigerante nem olha. Mas adora batata frita e no final de semana geralmente onde almoçamos ela come e eu não tenho a menor neura com isso. Não vejo problema...mas eu já sabia que minha filha não seria criada na geração fast-food de hoje em dia justamente porque nós pais não somos fast-food, estamos juntos há 18 anos e combinamos logo de cara em todos os sentindos, principalmente na alimentação mais saudável e balanceada.


Um pouco sobre a rotina "alimentar" dela



Quando vamos em festa de aniversário é engraçado, ela espera ansiosamente pelo cachorro quente (sim, ela come salsicha e AMA mas a salsicha não entra em casa como alimento no dia-a-dia como muitos fazem, tipo macarrona com salsicha, nem sob tortura rsrsrs, siiiim, sou chata pra algumas coisas, já pensaram na quantidade de sódio, corante, conservante e acidulante que tem numa salsicha? Então parem pra pensar a partir de hoje e incluam no cardápio de festa apenas) Então, ela espera porque o resto que geralmente servem, ela não come, pipoca nem pensar e eu adoro pipoca e é tão saudável (gente, ignorem a pipoca de microondas pq aquilo é um purgante, com muita gordura, sódio e conservante tá? Falo da pipoca caseira, tradicional e sim, vale até uma manteiga por cima porque é gostoso e com moderação não faz mal). Eu já ofereci todo tipo de salgado pra ela mas ela não prova, não tem jeito. Ela adora quibe! De qualquer jeito, assado ou frito, mas simplesmente porque cresceu com minha mãe, como boa libanesa que é, fazendo quibe de forno pra ela, um dia numa festa dei o frito e falei que era igual ao da vovó e ela comeu e gostou do mesmo jeito. Bolo? Ela cutuca, cutuca e não come, adora o brigadeiro! E se tiver pizza de calabresa então, fechou com chave de ouro porque pizza de qualquer outra coisa ela não come, nem só de queijo, não me pergunte o porque.


E AMA catchup. E claro que dou! Não sou doida de privar a menina de tudo rsrsrs, mas ela não come catchup no dia-a-dia. Essa é a grande diferença, é tudo dosado, nada imposto e tudo muito tranquilo até pra ela que já sabe a rotina aqui de casa. Claaaaaaaro que é chegada em doce e bala e depois que mudamos de escola nunca vi ganhar tanta bala como nessa escola e isso me irrita profundamente, tem dia que dou uma, guardo o resto e jogo fora escondido e ela já esqueceu. Quer me deixar fula é oferecer bala pra ela...ela claro, adora rsrs e faz cara de cachorro pidão e é óbvio que eu deixo mas tem uma regra, se for antes do almoço não pode, tem que guardar e tá liberado pra comer depois do almoço e ela sabe disso e pra ela é um processo super tranquilo. Adoraaaaaaaaaaaaa chocolate, tá lascada quando crescer rsrsrs e claro, adora biscoitos industrializados, a grande maioria deles mas os 2 mais amados são trakinas de chocolate e passatempo recheado. Sem recheio só o biscoito maisena ou dos bichinhos que tb é tipo maisena mas em formato de bicho, da piraquê...e salgado, o batatinha da piraquê, assado, cream cracker de qualquer marca e biscoito de polvilho.

Bom, fugi do assunto depois que falei que aos 2 anos ela parou de comer tudo e tive que rebolar pra fazer com que ela tivesse os nutrientes, então a alternativa foi camuflar alguns alimentos. Arroz integral (as vezes branco), sempre com algum legume verde ou branco (chuchu, nabo, repolho, abobrinha, rabanete, alho poró), Feijão, sempre com algum legume ou folha de cor (Beterra, brócolis, espinafre, repolho roxo...), grão de bico, quiabo, feijão, ervilha e tomate ela come desesperadamente desde sempre então não me preocupei, no grupo das proteínas ela adora peixe assado, ovo cozido (só come assim e sem sal), frango de qualquer jeito e carne só o filé refogadinho. Então ia fazendo isso e tudo voltou ao normal :)

Conforme ela foi crescendo fui mostrando os legumes pra ela, verduras e falando que ela precisava comer e blábláblá e ela torcia o nariz. Se encontrasse alguma coisa na comida era um caos. Então quando fez 3 anos comecei a deixar que ela me ajudasse a comprar os legumes e a preparar algumas coisas e comecei a falar pra ela, sempre depois da última colherada "huuum filha, tava gostoso? Então, hoje tinha um chuchu boooom no arroz, c viu?" E ela com aquela cara de "não sei o que fazer" dizia que não, não tinha percebido e eu completava, "viu, comeu sem perceber é sinal que é gostoso" e assim foi. Mudamos pra cá ano passado e ela começou a literalmente me ajudar (com gosto) na cozinha, adora ir pra lá, me ver cozinhar, me ajudar com tudo, até descascar os legumes ela me ajuda com aquele descascador de legumes e óbvio, com minha total supervisão.

Criança na cozinha:

Dia desses reclamei com ela que não tinha dado tempo de ir ao mercado comprar os legumes da sopa dela e ela rapidamente respondeu que não precisava porque ela não gosta de legumes e eu rindo já perguntei "e vc acha que sua sopa deliciosa é feita de que querida? LEGUMES e VERDURAS"! Fez uma cara de "não acredito". No dia seguinte, comprei tudo e fomos pra cozinha, eu geralmente uso uns 5 ou 6 tipos pra fazer a sopa, pra mim e pra ela. Apresentei os legumes novamente e ela mesma foi pegando na geladeira e adorou o descascador novo, coloridinho. Pegou o banquinho e me ajudou animadíssima. Ela ficou meio incrédula que aquilo tudo ia mesmo virar a sopa dela que ela tanto ama, fizemos a sopa, ela jantou feliz da vida.


O primeiro passo:

Semana passada fiz um saladão de legumes e aquilo foi meu almoço e jantar. Tinha brócolis que parece uma couve flor (não sei o nome dele tá gente rsrs), abobrinha verde, vagem, chuchu, batata inglesa, jiló, repolho, couve-flor...e acho que só. Eu guardei num pote com divisórias, numa tinha quiabo, tomate e grão de bico (que era dela), na outra arroz integral (que era nosso), na outra o frango (nosso) e na outra todos os legumes juntos, só cozidos no vapor com sal. Ela sempre me ajuda a arrumar o jantar dela, foi correndo e quando abri o pote o inesperado aconteceu...ela falou que não comia aqueles legumes não (mas aquilo era pra mim, eu ia pegar a parte dela só) e eu tive um estalo e falei "Como não come menina, esqueceu que a mamãe esconde tudo no seu arroz (e agora vc já sabe que escondo) e come tudo sabendo que tá comendo?" Aí ela abriu um sorrisão "Ahhhhhhhhhh é mãe, eu esqueci disso, então vamos escolher 3 pra eu esconder no arroz"...detalhe, no arroz dela já tinha chuchu ralado e no feijão a beterraba, ela só não sabia rs...pois ela pegou brócolis, cenoura e abobrinha, picou tuuuuuuuuudo com a colher, misturou bem no arroz e falou "agora põe bastante feijão aí pra esconder de mim mesma mãe"...e assim fiz, piquei alface fresca como ela gosta, fininha e misturada com arroz e feijão e ela mandou ver no pratão e agora sabendo integralmente de tudo que estava comendo.

Fiquei muito feliz com esse passo! Hoje fomos pro mercado, ela escolheu todos os legumes e frutas, feliz da vida e escolheu uma bandeja beeeeeeeeeem grande de milho pra gente cozinhar e se acabar de comer milho em espiga...ela não come milho enlatado...tudo bem, nem eu gosto, nunca gostei e como aqui só entra milho em lata pra fazer bolo, ela nunca cresceu com o hábito de comer coisas em lata também.


Bom senso:

Concluindo esse post mega ultra gigante (se é que alguém chegou até aqui)...eu acho que pra tudo existe o bom senso, ele é bom e todo mundo gosta e aplicado a tudo, não só alimentação. Não obrigue seu filho a comer, ao contrário, mostre pra ele o quanto é importante ele comer coisinhas saudáveis. Criança que não come fruta pra mim é muito estranho #prontofalei, (não estou julgando nem criticando ninguém especificamente aqui viu galera, se vc me conhece e eu conheço sua rotina e por acaso seu filho não come fruta, isso aqui não é uma indireta rsrs, pelamordeDEUS, não quero problema pro meu lado! Estou comentando aleatoriamente o que gosto ou não...e sim tenho amigos queridos e amados que os filhos não comem frutas e nem por isso vou criticá-los! Cada um sabe onde seu calo aperta!) não consigo me conformar, não mesmo. Acho que falta esforço da família pra apresentar legumes, verduras e frutas para os filhos, porque fazer comida saudável dá trabalho gente!!! Ter frutinha fresca em casa todo dia, dá trabalho, pensar num cardápio balanceado todo dia pra casa toda tb dá trabalho e manter todos os legumes e verduras frescos, idem...e isso dá preguiça, (mas eu tô lá firme e forte todo santo dia cuidando da rotina da casa e da alimentação e adoro!! E confirmo que dá trabalho sim e cansa bastante!) então o mais fácil é fritar, fritar tudo, até couve-flor aí acha que tá comendo saudável porque é couve-flor...com ovo, farinha, frita...não é né!!!!! Geralmente a criança que não come fruta é porque em casa os pais não comem...é fato gente!!!!!! Pode pesquisar por aí na família mesmo e amigos. Se a criança não come legume é porque os pais não gostam também e tem preguiça de apresentar. Eu invento mil coisas na cozinha justamente pra que ela e minha família possam ter todos os nutrientes que precisamos em todas as refeições e lembrem-se que ela pode comer biscoitinho recheado de vez em quando (Toda semana) e todas as guloseimas que criança adora, até fritura se ela quiser tb pode, mas ela sabe que em casa não entra (fritura)...

Então gente, usem o bom senso!!! Busquem alternativas e eu tenho certeza que terão um final feliz! Se as mamães de plantão (que leram esse post), comentarem aqui que é de interesse ter esse tipo de post por aqui, avisa pra eu pensar em outros tópicos... sono, pirraça, idéias de alimentação, educando...e por aí vai. Não sou formada nessa área viu gente, quem me formou foi a escola da vida mesmo, leio muito, troco muita idéia com amigos, acerto, erro, acerto de novo e vou aprendendo...e poder dividir isso tudo com vocês vai ser ótimo. Mas como vcs perceberam, o post ficou gigante e muita gente cansou de dizer que não tem paciência pra passar do primeiro parágrafo...então me pergunto se vale a pena esse tipo de post por aqui!!! (Em tempo: reli o post inteiro pra corrigir e levei cerca de 8 minutinhos, rápido né? rsrsrs #ironiamodeon)


Beijocas
mitia copy

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...