3 de novembro de 2010

Convivência de crianças e cães

Muitos casais hoje em dia, antes de terem filhos, resolvem adotar um cachorrinho. Eu sempre fui amante incondicional dos bichinhos e bem no mês que engravidei da Olívia, eu tinha exatos 5 cachorros em casa!

Max, meu shih tzu de 3 anos, Lola, minha shih tzu de 1 ano e 3 filhotinhos dos dois. A casa era uma bagunça, mas uma delícia! Como não era viável ficar com todos os cachorrinhos, demos 2 dos filhotes para amigos e resolvemos ficar com 1. Infelizmente o filhote que escolhemos para nós veio a falecer em março desse ano e só quem ama os bichinhos imagina como eu me senti.

Enfim, esse post não é sóbre a morte do filhote, mas sim sobre a adaptação dos cãezinhos com a chegada de um novo membro na família.

Meus cachorros sempre foram meus filhos e assim foram tratados. Minha preocupação era que eles se sentissem deixados de lado com a chegada do bebê. O Max sempre foi super tranquilo! Um cachorrinho super dócil, querido e carinhoso. Eu sempre soube que ele iria amar a Olívia desde o primeiro momento. Já a Lola é extremamente possessiva e eu tinha medo dela não aceitar o bebê.

O que eu fiz?

Durante toda a minha gestação eu preparei eles psicológicamente para a chegada da Olívia. Eu pensei se gostaria de mudar alguma coisa no modo como eles eram tratados e decidi agir antes da chegada dela.

Eles sempre dormiram no meu quarto, na caminha deles, mas no meu quarto. As caminhas sempre ficaram do meu lado da cama e eu sabia que quando a Olívia nascesse, esse espaço seria ocupado pelo carrinho dela, já que era ali que ela dormiria. Então, desde a gravidez, eu mudei as caminhas deles de lugar e passei a acostumá-los a dormir daquela maneira. Agora a cama deles fica nos pés da cama. Sim, porque eu não acho que eles têm que ficar separados do bebê.

Meus cachorros são limpos. Apesar de morarmos em 1 casa com quintal e eles irem na rua 2 vezes por dia para passear, eles são limpinhos. Tomam banho no petshop 1 vez por semana então nunca pensei em tirar o acesso deles ao bebê. Aliás, essa é uma dica minha: quanto mais você isola os cachorros do bebê, mais eles se ressentem do novo integrante. Se antes eles tinham liberdade pela casa toda e agora estão confinados na área de serviço por causa do bebê, eles entendem que o bebê é causador daquilo tudo e a convivência fica cada vez mais difícil.

Meus cachorros têm livre acesso à casa inteira, inclusive o quarto da Olívia.  Tomei o cuidado de deixar eles participarem de toda a montagem do quarto dela. Deixei cheirarem berço, armário, cômoda e poltrona. Existiram alguns xixis e cocos no quarto dela no começo, afinal são cachorros e como cachorros, demarcam território. Mas isso foi só no começo, nas primeiras duas semanas do quarto pronto. Agora o quarto dela é somente mais 1 peça da casa.

Eu sempre deixei eles subirem na minha cama e continuo deixando, com exceção de que agora eles não podem subir quando a Olívia estiver na cama. Estabeleci essa regra porque a Lola ficou extremamente possessiva. Ela acha que a Olívia é filhote dela e defende ela com garras e dentes. Se tanto Lola como Olívia estiverem na cama e eu for pegar a Olívia no colo, a Lola avança em mim para proteger a cria dela!hehe Como isso é algo que eu não gosto e não quero encorajar, eles perderam o direito de subir na cama quando Olívia está. No mais, é tudo como antes.

Claro que existem dias que são difíceis. Como quando você está fazendo o bebê dormir depois de um dia difícil e eles latem e acordam ou bebê. Mas isso tudo faz parte. É natural e é preciso ter paciência e não punir o cachorro por seguir sua natureza.



Algumas dicas valiosas para acostumar o cachorro com o novo integrante:

* Deixe o cachorro participar dos preparativos para a chegada do novo bebê. Ensine para ele que o bebê vai chegar (chame o bebê pelo nome) e deixa que ele cheire peças do enxoval do bebê dizendo, por exemplo: "É da Olívia".
* Não deixe de dar carinho e atenção. Se a mãe (como eu) não tem tanto tempo para dedicar aos bichanos, encarregue alguém da casa a fazer isso. Meu marido assumiu esse posto. Antes ele levava os cachorros para passear de manhã e eu levava a tarde. Eu que dava a comida também. Meu marido agora faz isso sozinho. E quando Olívia dorme, a primeira coisa que faço é fazer um carinho nos dois por uns 5 minutinhos.
* Não deixei para proibir coisas depois que o bebê chegar. Já faça isso antes da chegada!
* Deixe que o cachorro conviva com o bebê. Deixe ele cheirar o bebê e dar uma lambidinha, sempre supervisionando, é claro.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...