13 de novembro de 2010

Do teste de Apgar

Ainda grávida, lia relatos de parto ou próximos ao nascimento de algum bebê, e sempre via a mãe falando que Apgar tinha dado 9 e 10 (na maioria das vezes). Quando a Lara nasceu, não me falaram nada sobre esse tal de Apgar e eu só achei o resultado dela na caderneta entregue a mim na maternidade.


Mas eu ficava martelando em minha cabeça: afinal, o que é esse tal de Apgar???



O teste de Apgar é uma avaliação baseada em números que traduzem as condições do recém-nascido, desenvolvido pela médica americana Virginia Apgar, devido à inevitável violência dos partos.
Se o bebê tem nota inferior a 5, está em condições sérias; de 5 a 7 estão em condições razoáveis, acima de 8, condições boas, porém o ideal é nota 9 ou 10 - Notas estas as tiradas pela Lara após o seu nascimento, para o bem da nação e a felicidade de todos!
Esta avaliação deverá ser feita um minuto após o nascimento e repetida a cada cinco minutos, quantas vezes forem necessárias, até ser obtida a nota 8, quando ele será considerado fora de perigo. Os bebês com nota 7 ou inferior são considerados com deficiência de oxigênio.



O cálculo é feito através da seguinte tabela:






Enfim, depois de saber o que é me senti melhor, e espero ajudar as mamães e papais que também não sabem o que significava ou como ocorria o teste do Apgar!


Essas informações tirei do meu livro A Vida do Bebê, do Dr. Rinaldo de Lamare.

Bom gente, não deixe de conferir os sorteios e promoções que o Test Drive Mami oferece (ontem mesmo tivemos o resultado do "Minha Filha é Fashion", e visitem sempre, que temos um montão de opiniões e experiências diversas para compartilhar com vocês, de segunda a segunda, nesta mesma hora, neste mesmo canal site.

Beijos, (mês que vem estou de volta)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...