5 de janeiro de 2011

Alergia alimentar

Olá!! Feliz Ano novo! Ainda dá tempo de desejar né!!! O post vai ser longo mas 100% informativo e difícil. Eu tinha decidido não falar sobre isso mas acredito que seja uma forma de ajudar as mamães que passam o mesmo perrengue que eu, com seus pequenos alérgicos...

Hoje o post vai ser sobre alimentação mas com um foco diferente. Minha filha tem alergia desde que nasceu. Alimentar, cutânea e respiratória. Seguindo os médicos, desde sempre, vamos contornando a situação. De vez em quando ela tem uma recaída e a recaída desse final de ano foi pra lá de punk. Acho que por volta do dia 14 de dezembro ela começou a apresentar umas manchinhas pelo corpo, quando se coçava, ficava com marcas e foi aumentando com o passar dos dias. Até que veio o aniversário dela no dia 19 de dezembro e ela teve contato com corante, conservante, aromatizante e por aí vai.



{pausa} Ela estava num tratamento longo com antibiótico, por 21 dias sendo que já vinha de um de 14 dias e outro de 7 dias com intervalos de 20 dias entre um e outro pra tratar uma infecção que não estava cedendo. Quando terminou o antibiótico de 7 dias, ela ficou 14 dias bem e piorou, voltou pra outro tipo de antibiótico e ficou por 14 dias, depois de terminar, ficou 20 dias bem e piorou tudo de novo e aí a alternativa foi fazer o Zinnat por 21 dias. A princípio, o quadro alérgico que ela teve, pode ter sido pelo antibiótico. Ela teve urticária aguda por quase 15 dias e vasculite na região em que se coçava. Ela é extremamente alérgica também por contato e tem dermografismo quando está nessas crises e a situação só se agravou {despausa}

Febre de 40 graus, o corpo todo tomado de placas em cor de sangue, uma coceira infernal, cansaço, quanto mais coçava pior o quadro ficava. Depois da primeira semana, onde ela coçava, rompia os vasos sanguíneos e ficava com uma lesão na pele como se fosse sangue pisado e depois ficava bem roxo. Foram quase 20 dias de sufoco...entre idas e vindas ao médico, hospital...tomou corticóide na veia e não adiantou nada. Ficou em pânico por causa das agulhadas dos exames e do soro...no domingo dia 26 a médica teve que vir aqui em casa porque talvez ela fosse internada de novo. Por fim ela decidiu manter em casa e monitorar, aumentou a medicação, incluiu mais um e no dia seguinte corremos pro laboratório pra fazer outra bateria de exames, outra vez uma situação estressante e quanto mais ela se estressa, mais manchas aparecem. Hoje é a revisão com a médica. Ela tirou toda alimentação industrializada da Nara e aí é que entra o foco do meu post. Contei tudo aí acima para que vocês pudessem entender o motivo do post e para ajudar as mamães que tem filhos alérgicos. A princípio a médica cortou todo e qualquer alimento industrializado que tenha corante, conservante, aromatizante, acidulante e qualquer coisa que não seja natural. Nada em caixa, lata...pacote...até leite em caixa tem conservante e estabilizante. Nem picolé de limão da kibon pode. Cortou tomate que ela ama de paixão, morangos independente da procedência, cacau (chocolate de qualquer tipo, até achocolatado o mais natural possível. Não pode é o cacau), queijo entre outras coisas. A Alimentação dela ficou BEM limitada e ela tá tirando de letra, eu é que não estou. Ela adorava um suco de soja mas era na caixinha, não pode mais.

O quadro dela está estabilizado. Domingo ela teve um alerta, com o corpo vermelho em algumas áreas mas descobri que comeu o que não devia no dia 31. Acho que foi um biscoito waffe de limão que tinha na mesa decorando um doce. Comeu um só.

Agora vamos falar do cardápio dela...e das pouquíssimas opções.

* Arroz branco ou integral
* Macarrão
* O ovo ela pediu pra esperar os resultados pra ver se ia liberar ou não
* Pão só o francês
* Água de coco natural
* suco de Laranja
* Suco de limão
* Suco de maracujá
(todos os sucos só podem ser feitos na hora do consumo)
* Quiabo
* Alface
* Cenoura
* Frango
* Peixe
* Manteiga só uma que vende na feira, vem da roça e muito pouco
* Grão de bico
* Ervilha

Ela não pode comer nenhum tipo de biscoito, nem de maisena que era o que ela geralmente comia. Nessas horas a criança precisa entender e nesse ponto ela é super adaptável porque já vem fazendo controle desde que nasceu, sempre soube que tem restrições a algumas coisas, as vezes alguma coisa pode, mas dali uma semana não pode mais e assim vamos levando e ela acabou amadurecendo esse lado nela. Eu sempre explico TUDO pra ela porque ela tem que participar de tudo que acontece em função dela.

Esse pratinho aí é do almoço de algum dia, é o preferido dela. São 4 tipos de macarrão cozidos juntos, ele ficou rosinha porque refogo com alho, azeite e sementes de urucum (mais natural impossível), tem alface porque ela não dispensa e o frango que ela gosta é um com alho e açafrão que faço no forno, sobrecoxa de preferência. Pediu quiabo nessa dia e está indócil porque não pode comer tomate, mas a essa altura já até esqueceu. Vejam como nem tudo está perdido. Temos opções saudáveis.



Para o almoço tem sido fácil montar o cardápio porque não fugiu muito do que ela já comia. Ela nunca comeu nuggets...salsicha no almoço nem em sonho e qualquer comida rápida também não funciona aqui em casa. O cardápio é sempre muito bem elaborado e balanceado e todos nós comemos a mesma coisa

Abaixo um dia de lanche como sugestão:
Grão de bico cozido com sal, pão francês com manteiga caseira e alface, banana prata e um copo de água de coco. Não sobra nada e foi ótimo ter a opção do grão de bico porque sustenta muito e posso variar com a cenoura no almoço. Quando dou cenoura no almoço, dou o grão de bico no lanche. Se ela pudesse comeria grão de bico da hora de acordar até a hora de dormir.

Outra opção de lanche é misturar maçã gala, maçã verde e banana, todos picados e ela vai comendo com palitinhos. Depois traça um suco de laranja que faço na hora, sem água e sem açúcar, de laranja pera.

Eu consigo variar com saladinha de alface, cenoura e frango desfiado e outra opção que ela está adorando é frango com pão e alface + água de coco.

Foto1852-6.jpg

O que quero dizer pra vocês é que nem tudo está perdido. Eu lido com essa situação há 5 anos (e ela acabou de fazer 5 anos!) e só agora foi uma das piores crises que ela teve, e as restrições também. E no final das contas, como o ser humano é altamente adaptável, ela rapidamente se adaptou a nova rotina.

Se você mamãe, está passando por um problema desse, está se sentindo perdida...pode me escrever (mitia.scrap@gmail.com) e eu vou ter o maior prazer em ajudá-la a montar um cardápio, orientar com o que puder.

Recadinho para as mamães de primeira viagem e que tiveram seus bebês recentemente: Ofereça de tudo a eles e de preferência se esforce pra comer até o que você não gosta. O que você deixa de comer perto dele é exemplo para ele automaticamente já não gostar também sem nem sequer provar. Se você fizer isso desde cedo, oferecendo a menor possibilidade de fast foods e maior variedade de comidas frescas, feitas em casa e orgânicas, vai ser mais fácil lidar com situações extremas como essa que estou passando por aqui. Quando a criança faz manha e chantagem e a mãe cede, a alimentação acaba ficando pra segundo plano na maioria das vezes. É mais fácil fritar o frango ou fritar batata e dar com salsicha, ou fazer macarrão com salsicha...mas depois vocês vão colher o fruto de uma criança obesa, com taxas hormonais extremamente alteradas e problemas de saúde logo cedo. Hoje em dia os alimentos em geral estão com muito aditivante, hormônios e muitas outras coisas que nem tomamos conhecimento. Por isso temos que dar valor a feira que tem perto de casa, ao mercado que oferece comida orgânica, a manteiga que compra na feira. Sei que na correria do dia-a-dia é mais fácil fazer uma comida rápida e geralmente extremamente calórica mas vazia de nutrientes. Mas eu tenho certeza que com determinação e disciplina dá pra mudar esse quadro, como disse, nós somos altamente adaptáveis. É só ter determinação. Tem coisa mais gostosa do que comer salada de frutas frescas? Sem creme ou açúcar, sentindo o paladar de cada fruta?

Hoje em dia as crianças não gostam de fruta...sabe porque? Algumas porque os pais não comem, consequentemente não compram e depois que passam da fase da papinha, não compram mais e não fazem questão. Outras simplesmente porque tiveram contato com açúcar muito cedo e com muita frequência e acabou perdendo o paladar pra comer uma fruta. Por mais doce que a banana seja, ela vai sempre achar ruim, sem gosto. O açúcar em excesso muda completamente nosso paladar. Hoje é comum ver as mães colocando açúcar na mamadeira dos bebês e das crianças maiores, açúcar no nescau, açúcar em frutas, açúcar em sucos de frutas que já são doces e por aí vai.

Pensem nisso! Daqui pra frente, só depende de nós pra fazer a diferença e dar uma qualidade de vida para os nosso filhos com tudo que eles têm direito.

(Não estou aqui pregando a alimentação natureba, nem eu sou vegetariana, o que quero que parem pra pensar é sobre a facilidade que temos em comprar alimentos industrializados e esquecendo dos naturais. Faça as contas aí, quanto mais um alimento dura fora da geladeira é porque mais conservante ele tem e é por isso que eu quero distância deles. Vocês já pararam pra ler o rótulo de uma caixa de leite dessas que você deve tomar todo dia, de mercado? Então pare e dê uma lidinha. Leia também os ingredientes de algum pão tipo bisnaguinha da panco, vai se surpreender!!! Fica aí minha experiência pra dividir com vocês e espero que possa ajudar!)

Abaixo algumas fotos. Tive que acompanhar todas as crises por foto para ir passando pra médica. Ela passou uns 14 dias com o vai e vem das manchas e no final elas ficavam roxas e inchadas. A possibilidade de edema de glote era grande, ela tem asma...então é bom ficar em alerta com a alimentação por aí!



urticaria.jpg

31 Comentaram - COMENTE AQUI:

Elen disse...

Oi Mitia
Graças a Deus Nara tem uma mãe maravilhosa e dedicada.
Imagino passar por toda essa situação dos antibióticos, dela toda vermelha, de tudo q vc relatou... não é nada fácil né?
Fiquem com Deus!

Bjs pra Vcs!

Tathy disse...

Amigaaaa, bom saber que Narinha está melhor, mas que perrengue vcs passaram Deus do céu. Alice tmb é alérgica e tem asma, mas não chega nem a um décimo da alergia da Nara. Quandoc riança eu tmb era alérgica a cacau e castanhas, mas bem leve e depois passou e agora eu já como sem problemas. vc já pensou em fazer um tratamento em conjunto com um homeopata? porque essas doenças alérgicas tem um fundo emocional muito grande e a resposta a homeopatia é bastante satisfatória. Concordo em tudo o que vc escreveu sobre alimentação e a importância ao que comemos, como isso ficou banalizado, como abrimos mãe de uma comida caseira por uma industrializada. Tem várias receitas na net com esses alimentos que ela pode comer e na verdade a gente acha que é pouco mas dá pra variar e muito. Ah e soja que ela tomava no suco de caixinha é altamente alergênica. Fica a dica.

Bjsssssssss e se precisar de alguma coisa, pode contar comigo.

Simoni disse...

Nossa Mitia, conheço vc ha tanto tempo e não sabia desse quadro alérgico da Nara!!! Fiquei impressionada com as fotos.
Mas que bom q ela tira de letra e come bem e que vc conseguiu balancear a alimentação dela tão bem, vc está de parabéns, agora te admiro ainda mais!!!

Espero que ela já esteja melhor da crise!!!

Beijos e mil beijinhos na Nara!!!

TestDriveMami disse...

[Novo Post] Alergia alimentar - via #twitoaster http://testdrivemami.com/blog/2011/01/al...

TestDriveMami disse...

Alergia alimentar http://testdrivemami.com/blog/2011/01/al... #alimentaçãosaudável

mitia_meucanto disse...

RT @TestDriveMami: Alergia alimentar http://testdrivemami.com/blog/2011/01/al... #alimentaçãosaudável

Daniela disse...

Nossa!!! Tadinha!!!
Muito bom o post!!!
MF ainda náo teve alergia a nada, #thanksGod, mas fico alerta toda vez que ela come algo diferente.
Obrigada por dividir conosco!!
Feliz 2011!!
Bjs!!

DaniMaeDaFlor disse...

Alergia alimentar http://testdrivemami.com/blog/2011/01/al... #alimentaçãosaudável autoria de @TestDriveMami Vale a pena dar uma lida!!! #twitmães

Mitia disse...

Oi Elen, tudo bem?
Obrigada pelo carinho e admiração. É muito bom poder conversar/desabafar com vcs.
Eu faço o impossível pra fazer o melhor por ela.
Realmente algumas fases do ano são muito complicadas. Fico sem saber pra onde correr.
Obrigada mesmo.
Um beijo grande!

Mitia disse...

Oi amiga linda do meu coração!!!
Ela tá bem melhor, hoje foi a revisão. O perrengue foi realmente grande e o desafio do volta as aulas vai ser ainda pior.
Eu não sabia que a Alice é alérgica amiga.
Ela faz homeopatia sim, agora vou trocar de médico pq me indicaram um melhor. Ela tem q tratar a ansiedade tb, acredita? com homeopatia. O fato do bruno morar fora ta afetando ela agora.
Ela, por pelo menos um ano, não pode comer nada industrializado. Vai ser dureza.
Esses sucos de caixinha são um purgante mas como os médicos liberaram de vez em qndo, ela tomava o da batavo, o ades...agora não pode nenhum, obrigada mesmo pelo carinho amiga!

Mitia disse...

Oi Amiga!!!
Que legal seu apoio por aqui também!
Então, eu evito falar de muitas coisas na net e a saúde da Na é uma delas. Mas agora como a situação complicou e eu senti que poderia ajudar outras mamães com problemas até piores que os meus, resolvi contar pra vcs. E eu não coloquei as piores fotos pra não chocar.
A médica estava suspeitando de lupus, purpura e leucemia. Foi td descartado hoje.
A minha sorte é q ela sempre teve a alimentação balanceada, então ta sendo mais facil. E ela entende. O duro vai ser qndo voltar pra escola. Não sei o q vou fazer. Eles trocam merenda. E qndo tiver festa? Nem o bolo da festa ela pode comer. Cacau nem pensar.
Obrigada pelo carinho amiga. beijocas

Mitia disse...

Oi Daniela, tudo bem?
Que bom que o post foi informativo.
Ainda bem que ela não é alérgica, mas observe sempre que puder, a cada novo alimento, como você tem feito.
Um beijo grande e feliz 2011 pra vcs também!

Simoni disse...

Fique bem, estarei sempre mandando boas energias pra vcs!!!
Beijos!

Thais disse...

Oi Mítia, nossa que sustão né? Puxa ainda bem que a Nara já está acostumada a uma comidinha bem saudável. Aqui em casa, apesar de não ter alergia, o Pablo sempre acostumou a comer frutas, não costuma comer bolacha e biscoitos não... não gosta de verduras (apesar de oferecer eu só como alface, então jpa viu, mãe não come...filho idem...) mas come legumes, qualquer cogumelo (ama shimeji) e se pudesse comeria sashimi todos os dias!
Puxa espero que vocês descubram o que causa esta alergia, para que ela possa ter um pouco mais de liberdade!

Beijos e tudo de bom pra vcs!

Katiuscia disse...

Nossa Mitia tô boquiaberta com as fotos! Fiquei preocupada e vim aqui saber um pouquinho do que aconteceu. Tadinha! Eu sei o quanto é angustiante ver um filho passando por isso. Gabrielzinho quando tinha 2 meses teve sangramento intestinal. O cocô dele era puro sangue. Ficou internado várias vezes, vários exames, várias picadas e vários choros meus de desespero de nao conseguir descobrir o que tava acontecendo até que o gastropediatra descobriu a intolerância à proteínas do leite. Isso porque quando ele nasceu, na maternidade deram Nam para complementar. Como eu dava de mamá na epoca tive que entrar numa dieta restrita, sem leite e seus derivados. Hoje meu filho está com 3 anos e 5 meses e ainda permanece nessa dieta. Só bebe leite de soja. A pediatra ja liberou alguns alimentos. Até dou mas sinto um medo danado da reação. Mas o problema também é a escola. Voce tem razão em se preocupar. Biel sempre chega falando que comeu o biscoito da Manú, tomou o danoninho do Daniel...e aí? Como controlar? Fica dificil.
Amiga adorei sua materia e obrigada por dividir com a gente as suas experiências. Estou aqui se precisar de alguma coisa tá. Melhoras pra filhota. Que Deus proteja sempre. Beijoooo

Sandra Lima disse...

Nossa, Mitia!
Eu tb não tinha noção dessa alergia da Nara.
Eu sempre achei o máximo o fato dela amar verduras e legumes, o que lá em casa para acontecer tem que ser meio que forçado, e por fim é o que tem te salvado né?
Porque eu sei bem o que é restringir certas coisas da alimentação de uma criança... Arthur faz hemograma anualmente e nunca deu nada de errado. No último que fez há alguns meses atrás o triglicerídeo estava mais de 400. Vai entender? Ele até comia uma besteira ou outra (e na escola em período integral não tinha muito como controlar) mas daí a ter esse aumento absurdo foi um susto enorme. Ele não comia fritura e muito menos fast food. O que ele ama de paixão é pizza (que comia vez ou outra), batata e pão. E aí pronto! Corta isso tudo, mais um pouco, inclui mais frutas, legumes (desde que não seja a bendita batata), tira do horário integral na escola. Ou seja, uma luta diária.
Mais pro final do mês tem novo exame e vamos ver no que vai dar. O bom é que ainda que a taxa se reduza eu pretendo continuar a linha que venho seguindo. Liberando sim algumas coisas, mas sempre limitando!
Que a Nara esteja melhor!
Bj enorme

Patricia Malheiros disse...

Amiga
Eu estava acompanhando as notícias pelo Blog, mas confesso que estava bem ansiosa e preocupada com a Nara. Graças a Deus, ela está bem agora e o que podia ser pior do que uma alergia alimentar (que não é nada fácil ...) já foi descartado!
Postei um comentário lá no Meu Canto!
Bjus

Marcela Thiemi disse...

Nossa, que post informativo!
Gostei demais das dicas... acho que deve dar um desespero, ainda mais se for uma mãe de primeira viagem (eu, daqui uns anos). Achei legal saber tbm pq tenho uma sobrinha de poucos meses e isso pode acontecer, né? Afinal agora ela vai começar a abandonar a amamentação integral e partir para os alimentos..

bjos!

Laine disse...

Nossa Mitia, como deve ter sido complicado e difícil para você, para ela nem se fala! Mas nós como mães ficamos aterrorizados com os nossos pequenos doentes e por qualquer outro motivo que não possamos resolver. Agora com seus cuidados e medicação correta ela está bem. E, por isto acho o seu post excelente, pois se trata de um problema particular, mas que muitas mães devem ter em seus lares e não ter com quem aprender ou mesmo dividir qualquer experiência. E, se cada uma de nós fizer um pouquinho deste que você acabou por fazer, pode ter certeza que a rotina de uma família que enfrenta alguma dificuldade ficará mais amena e fácil de transpor. Obrigada por ajudar sempre alguém com seus posts.

Mitia disse...

Oiiii linda! E põe sustão né?
Eu tô muito preocupada com a fase escolar, pq em casa é tranquilo.
Que legal que o Pablo gosta das coisas saudáveis. E sashimi então, queria muito q a nara gostasse.
Obrigada pelo carinho viu?
beijocas

Mitia disse...

Oooi tia, q bom vc aqui amiga.
Pois é, c viu como a bichinha ficou ruim?
Eu não sabia do perrengue que c passou com o Biel amiga! Eu não morava aqui ainda né? Posso imaginar seu sofrimento.
Vai ser um perrengue mandar a nara pra escola assim, e festa? Nem pensar. Nem bolo ela pode comer. Não sei como vai ser viu.
Obrigada pelo carinho, de sempre nesses 21 anos que estamos juntas! :)
beijocas e o q precisar me liga tb. VIrou o ano e vc não veio aqui em casa e eu não fui na sua casa né sapeca?

Mitia disse...

Oi Sandra, tudo bem?
Vc viu menina, que perrengue. É uma sorte mesmo eu ter acostumado a Nara comer assim porque só facilitou nossa vida.
Eu tenho triglicerídeos alto tb, e não explicaram de onde, disseram por fim que era hormonal. Vai saber.
Tomara que consiga controlar a taxa dele por aí.
Um beijo

Mitia disse...

Oi Marcela, tudo bem?
Que bom que gostou do post. A intenção era ajudar.
Se precisra tirar alguma dúvida, pode me escrever tá?
um beijo

Mitia disse...

Oi Amiga!
tudo bem? eu mandei um email pra vc com meu telefone tá? Amanhã vou estar em Volta Redonda.
Miga, o pior já passou graças a Deus.
Obrigada pelo carinho!

Mitia disse...

Oi miga, td bem aí?
Foi bem complicado mesmo, um perrengue, agora estamos nos recuperando.
Eu fico querendo resolver tudo de imediato mas não dá né?
Fico feliz que tenham aprovado o meu post, apesar de ser muito particular. Vocês entenderam como eu precisava falar sobre isso.
Obrigada pelo carinho, mesmo!
beijo

Tathy disse...

Eita Amiga que o negócio dela é bem sério então. Sobre a ansiedade, vc já pensou em levá-la a um psicólogo infantil pra trabalhar isso? Crianças pequenas que não conseguem verbalizar os sentimentos tem uma resposta muito boa com psicoterapia. Eles nem sentem como tratamento e na brincadeira acabam aprendendo a lidar com as emoções. Eu super indico, se vc tiver disponibilidade para isso, vale bem a pena. Alice é alergica em um grau mais moderado. Ano passado ela teve uma crise quando tomou uma medicação para fortalecer o sistema imunológico. Mas foi só suspender a medicação que ela ficou boa. Esses dias eu comecei a dar um suplemento alimentar pra ela, já que a menina parou de beber leite e aí ela começou a ter bolhas de água no rosto, tórax, pés e mãos. Parei na hora e não evoluiu. Mas a asma ainda não consegui me livrar. Está controlada e espero que a medida que for crescendo ela vá embora de vez. Dá um beijo na Nara por nós e outro em vc.

Mitia disse...

Oi amiga, foi bem complicado mesmo. Então, já temos o nome de uma médica boa pra levá-la, vou marcar pra comer as consultas. Vai ajudar MUITO.
Que bom que você conseguiu controlar rápido a reação da Alice.
A nara não bebe leite também. Nem iogurte. Gosta de leite fermentado mas agora não pode beber nenhum derivado de leite. Vai ter que fazer reposição também.
Obrigada pelo carinho, eu mando notícias pra vcs
beijocas

taisa disse...

Caramba ! Esse lance de alergia é sério mesmo. Minha filha teve quando bebê alergia a leite. Foi um susto danado pois minutos depois de tomar a mamadeira ficou toda pintada.O medico ficou tão assustado com a reação que ela ficou uns meses tomando um composto no lugar do leite que era caro para caramba. Eu chamava de ouro em pó. Depois passou para o nansoy e ficou Até os 3 anos, não dava nada de derivado de leite e aproveitei e não dei nada industrializado. Aos poucos ela passou a tomar todynho , yogurte , queijo mas come só um pouco. A primeira pipoca dela foi aos 4 anos, ninguém acreditou quando contei . Graças a deus nunca mais teve nada. Muito louco isso. Eu tenho é alergia de contato e pior descobri na gravidez que era alergica a oleo de amendoa. O medico achou que eu estava com rubeola de tão manchada que fiquei.É chato de identificar a alergia, principalmente a alimentar. Tudo de bom para vcs !

Mitia Assef disse...

Oi, tudo bem?
Alergia é uma coisa complicada de se lidar não é mesmo?
O médico dela fala que não sabe porque inventaram que humano tem que beber leite de vaca. Ele diz que humano tem que beber leite de humano e bezerro beber leite de vaca. Nosso organismo não digere a enzima...e aí dá no que dá, tanta gente alérgica ou com intolerância.
Que bom que por aí ficou tudo bem menina!!
Hoje fiz sorvete de manga pra nara...manga + açúcar e ficou muito bom!

beijocas e obrigada pelo carinho

Soraya disse...

Amiga, fiquei chocada com as fotos da nara alergica. qdo eu era pequena eu tinha algumas crises, e tudo foi amenizado com homeopatia.tive uma crise que foi mais ou menos como as fotos da nara .a alimentação a gente tem que lidar mesmo, com o mais naturais. outro dia fiquei passada com o "formato" da pêra no sacolão. MEGA DEFORMADA!!! o prato coloridinho, achei digno, apesar das restrições alimentares. comida coloridinha é o que há. Sempre tive alergia de contato, mas diminuiram bastante tambem. algumas das minhas crises alergicas tambem eram emocionais, na época psicologo ajudou mto.
bjumituita

Mitia disse...

Oi amiga!!! Eu achei que você já tivesse visto isso! Foi um caos! Agora tá bem controlado! Como vc vê na cam qndo ela passa pela frente né rsrsrs
Eu já vi essas pêras deformadas, é de lascar né?
Agora ela ta com o homeopata!!!
Beijocas!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...