26 de janeiro de 2011

Colo vicia?

Hoje eu vou falar sobre a necessidade que o bebê (ou alguns deles) têm de aconchego.
Imagine você que quando o bebê está dentro da barriga da mãe tudo é tão apertado, ele fica ali envolvido e protegido. E o bebê nasce, e de repente ele chora sem motivo aparente, você já amamentou, trocou… o que pode ser?
Ele não veio com defeito, ele veio com necessidades, e uma delas assim como a de se alimentar é a de estar no colo. Eu sei, muita gente vai falar que eu to exagerando, que eles têm que acostumar a ficar sozinhos, mas eu tive 2 experiências na vida e estou na terceira e posso afirmar:
Colo vicia. A mãe.
Meu primeiro filho, o Mateus, eu era bem novinha (cof cof) tinha 16 anos. Tudo o que o pediatra falava pra mim era lei. E uma das coisas que ele me falava é que bebês nascem fazendo manha.”Deixa chorar até ele aprender.” E fiz isso com ele, mas meu instinto apitava forte me falando que algo estava errado. Toda vez que ele precisava dormir chorando ele ficava o dia todo irriquieto. Melhor era quando ele adormecia no meu colo ou no peito.
Com o Gabriel já foi diferente, eu fui atrás de informações sobre isso e cheguei em vários sites que não recomendavam mais deixar o bebê chorar. Quando os bebês estão chorando é liberado uma substância no cérebro chamada cortisol, é o hormônio do stress. Essa substância não faz nada bem pra um cérebro que precisa aprender várias coisas em uma velocidade absurda como os nossos bebezinhos. Sabendo disso resolvi: não vou deixar o bebê chorando até ele dormir ou se acalmar.
Ok… mas e quando você precisa fazer algo, atender um telefone, responder um email, fazer um lanchinho (gente, mãe come sabia??? ) ir na padaria, assinar algum documento, e o bebê lá chorando!
É aí que entram os slings ou carregadores de bebês. Colo e aconchego como eu já disse é uma necessidade que eles (bebês) têm. Mas mães, pais, avós tem suas atividades também. O sling pode ajudar e muito nessas atividades simples porque mesmo com o bebê no seu colo as mãos estão livres. Quanto mais você supre essa necessidade menos eles vão precisar e reclamar por ela.
Eu percebo que o Gabriel e a Lais choram muito menos que o Mateus, obviamente porque eu não deixo eles lá chorando. O Gabriel é um menino que foi carregado no colo sempre que eu podia, mas é muito independente! Colo não vicia o bebê ou a criança. Quem fala isso para as mães deve sofrer de abstinência, isso sim!
É isso, enquanto e quando puder dê colo pro seu neném. Um dia eles crescem e você vai sentir saudade disso tudo, te garanto.
BjoS!

8 Comentaram - COMENTE AQUI:

melissa disse...

Minha filhota já está com 5 anos e quem pede colo sou eu...As vezes falo pra ela dormir no meu colinho,sento no sofá e ela deita...adoro!

Fernanda disse...

Pena que ainda tem muita gente que não acredita nessa necessidade do bebê.

Tweets that mention Colo vicia? » Test Drive Mami -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by valeria simas and Fernanda, melissamachado. melissamachado said: Nada melhor do q o colinho da mamãe! via@marimercer Colo vicia??? http://bit.ly/dUWJ8G Post novo no Test Drive Mami [...]

Keka disse...

Olha amiga, falo por mim, sou mãe de um menino só e confesso que muitas vezes segui o que o pediatra falava. Mas meu instinto, assim como o seu, falava mais alto. Nunca o deixei chorando e o sling é ótimo, confesso que o Arthur nem gosta de colo mas quando o coloco no sling ele se acalma muito e eu sinto aquele aconchego gostooooso. Só me arrependo de ter comprado preto, é muito quente tadinho! Espero poder aguentar bastante tempo com ele no colinho ! Adorei o post e concordo: colo vicia a mãe!

Lu Ivanike disse...

Assino embaixo Mari! Com a Dani eu também ouvi muito palpite furado. E quem sofreu foi ela. Tadinha! Alice está no país das Maravilhas com a nova mãe! Deixar chorar, nem pensar. Só quando é essencial e não tem outro jeito (na cozinha, pegando coisas pesadas). Senão, sling nela!!!!

Beijos

Mical Martins disse...

amei o post. Posso linká-lo no meu blog?
:*

Hanna disse...

ahhh eu dei muuuuito colo pra manu desde q nasceu e hoje ela nao gosta de ninguem agarrando ela ... gosta de ficar livre rsrs mais em compensação nem sabe o q é chorar e nao me arrependo pois ela eh calminha .=]

Hanna disse...

aii tomara q a manu faça isso sou tao boba por ela q qero viver grudada.rsrs

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...