11 de janeiro de 2011

Relato – Toxoplasmose na gravidez

Este post originalmente entrou no TDMami em 11/01/2011 mas achei importante trazer à tona novamente este assunto.

Olá meninas, como vão? Hoje quero falar de Toxoplasmose. Quando eu estava grávida eu desconhecia essa doença até fazer um exame e descobrir que eu não era imune à Toxoplasmose. Tive que ficar longe de gatos, de areia e nada de comer carne crua ou mal passada (eu amava comer kibe cru!) mas todo cuidado era para não correr o risco de pegar a tal doença. Eu não conhecia nada sobre ela, e também resolvi pesquisar e quis trazer pra vocês estas informações.

A Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinos, suínos, cabras, etc.).

A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros felídeos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoário Toxoplasma gondi. A ingestão de leite cru contendo taquizoítos do parasito, principalmente de cabras, pode ser uma forma de infecção, mas provavelmente rara, pois a cabra tem de se infectar durante a lactação para que exista a possibilidade de passagem de taquizoítos para o leite.

A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra apesar de que já foi constatado a transmissão por transfusão sanguínea e transplante de órgãos de pessoas infectadas. Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue, onde serão pesquisadas imunoglobulinas como a IgM e IgG.

Se a infecção se der durante a gravidez (o que ocorre em 0,5% das gestações), os parasitas podem atravessar a placenta e infectar o feto, o que pode levar a abortos e a malformações em um terço dos casos, malformações como hidrocefalia podendo também ocorrer neuropatias e oftalmopatias na criança como défices neurológicos e cegueira, mas se a infecção tiver sido antes do início da gravidez não há qualquer perigo, mesmo que existam cistos.

As mulheres grávidas devem evitar o contato com fezes de gatos, pois estas podem conter oocistos, não ingerir água de origem desconhecida e sem estar fervida, nem carne crua ou mal cozida durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com água, ferver freqüentemente e nunca tocá-las por mãos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada, ração, água fervida ou filtrada, não lhes permitir caçar animais também reduz o risco e nunca alimentá-los com carne crua ou mal passada.

(Fonte: Wikipédia)


E então, recebi por e-mail um contato da Vanessa falando que ela teve Toxoplasmose durante a gravidez e queria compartilhar com todas as leitoras de nosso Blog. Então vamos conhecer a história da Vanessa e seu filhão Rodrigo?


Fiquei gravida do meu namorado, hoje meu marido, aos 23 anos e confesso que era uma patricinha na vida, não entendia nada de bebês. Nunca tinha pego um no colo e a gravidez caiu como uma bomba na MINHA vida. Eu morava em outra cidade onde fui fazer faculdade longe da minha familia, estava no último ano e confesso que minha única preocupação era meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). A familia do pai do meu filho virou as costas pra mim, ele ficou perdido,  pra piorar foi demitido do trabalho. Por ser estagiária tinha grana curta e não podia pagar um plano de saude, acabei fazendo meu pré natal em uma clinica "meia boca" que cobrava consultas a 10 reais, ja viu né, o medico so olhava pra cara da gente media a barriga e mandava fazer hemograma, exames de fezes e urina...

Dos exames obrigatorios, lembro como se fosse hoje, ele pediu rubeola, sifilis, aids e tipagem sanguinea e uma ultrassom para ver idade gestacional. Isso por volta dos tres meses. Nessa epoca lembro que teve um surto de dengue e eu adoeci achava que estava com dengue pois tive uma baixa de resistencia muito grande e perdi 5 kg em uma semana.  Voltei no medico e ele no seu achismo disse "voce deve ter tido dengue e isso baixou seu sistema imunologico", me passou um coquetel de vitaminas que tomava diariamente na veia ate me restabelecer.

"MAL SABIA EU QUE TINHA SIDO INFECTADA POR TOXOPLASMOSE". Me recuperei e a gravidez foi transcorrendo normalmente. Minha cesariana estava marcada para o dia 26 de janeiro de 2000, dia 06 de janeiro meu filho nasceu prematuro e com sequelas da Toxoplasmose que tive e que não foi diagnosticada. O medico não soube explicar o motivo do bebe ter vindo prematuro. Meu filho foi avaliado e recebeu alta, chegamos em casa e a noite voltamos correndo para o hospital - Rodrigo estava com 40 g de febre.


Comecei a me sentir mae no momento que vi aquele ser tão pequeninho cheio de agulhinas na cabeça recebendo soro e medicação - foram as unicas veias que encontraram para furar. No hospital descobrimos que ele estava se medicando porque havia passado por uma infecção neonatal grave devido a sua baixa imunidade. Fizeram uma bateria de exames para tentar descobrir o que estava causando a febre. Nesse momento o amor pela vida do Rodrigo falou mais alto e todos se uniram para custear as despesas do hospital.


Enfim veio o diagnostico de toxoplasmose no Rodrigo, fizeram entao o de avidez em mim e finalmente a certeza: eu havia contaminado meu filho com toxoplasmose. Me senti a pior mãe do mundo, chorei tanto aos pes do bercinho dele, pedi tanto perdão. A medica ficou ate com pena de mim, disse que eu nao podia me sentir tão culpada, que o Rodrigo havia sido vitima de uma sequencia de erros, da minha inexperiencia, do descaso da família, da falta de interesse do pai e principalmente da negligencia do meu obstetra, que agora eu tinha que olhar para frente porque as sequelas só veríamos com o tempo se ele teria algo e que eu tinha que ter força e coragem para lidar com elas. Mesmo que fosse cegueira, a deficiencia mental, a surdez, as calcificações... ele iria precisar de mim.


Felizmente a cicatriz no olho direito do meu filho não atingiu a retina, as multiplas calcificações cerebrais que ele tem ate hoje não trouxeram nenhuma convulsão e estou aprendendo dia a dia a criar um lindo menino com uma deficiencia mental leve (principal sequela da toxoplasmose aos 3 meses de gestação) ele ainda não aprendeu a ler mas conseguiu fazer parte da formatura do abc porque conseguiu escrever seu nome, ele estuda numa escola de inclusao e graças a  DEUS tem feito grandes progressos.

A 10 ANOS APRENDI A SER MÃE, E HOJE SOU EXCLUSIVAMENTE MÃE, deixei de ser aquela patricinha para ser a mãe do Rodrigo, aquela que não tem mais tempo de ir a salão porque tem que levar o filho para terapia, aquela que não tem mais o sapato da moda porque tem que pagar escola cara para o filho... mas mesmo assim confesso HOJE SOU MUITO MAIS FELIZ.

Beijos @vanzinha76

Gente, que história emocionante não é mesmo? E como o Rodrigo é lindo e tem uma mãe abençoada!

Parabéns Vanessa, sua história de dedicação e superação é linda!!!

Se quiser mandar seu relato envie-nos um e-mail para testdrivecontact@gmail.com

10 Comentaram - COMENTE AQUI:

TestDriveMami disse...

[Novo Post] Relato – Toxoplasmose na gravidez - via #twitoaster http://testdrivemami.com/blog/2011/01/re...

vanessa disse...

que esse relato sirva como um alerta,pois nossos filhos sao nossos maiores tesouros
e a saude deles tem sempre que esta em primeiro lugar
e saibam que mesmo que algo aconteça
acreditem
"DEUS NÃO COMETE ERROS"
CONFIE NELE , ELE TI GUIARA PELO CAMINHO CERTO
boa sorte e saúde a todas

Mi Boroni disse...

Vanessa muito emocionante seu relato. Eu tb tive toxoplasmose, mas não durante a gravidez! Hoje tenho sequelas, não enxergo bem a noite, nem posso dirigir a noite mais. Toxoplasmose é uma doença grave e a maioria dos medicos nao sabem diagnosticar, a minha foi diagnosticada como rubéola! Um simples exame de sangue pode evitar tanta coisa.........

Milene disse...

Na minha primeira gestação, meu marido teve. Nunca teve sintoma nenhum, ele foi fazer um check-up geral e deu no exame de sangue. Fiquei com muito medo, pois também temos 3 gatos (que se alimentam só de ração industrializada). O médico nos assustou, dizendo que ele ia ficar cego, ia morrer e passar para mim a doença, que a gente tinha que se desfazer dos gatos... (Aliáááááás, isso é coisa q se diga para paciente? Isso é coisa que se diga para acompanhante de paciente grávida?) Graças a Deus, ele não teve nenhuma sequela... Nada. E eu nem chego perto da caixa de areia dos gatos: deixei esta função para o marido. Carne mal-passada, nem em sonho...

Muita luz p o Rodrigão e sua mami dedicada!

Jokas da Mi, D. Diiirce

Cacau disse...

Sou veterinária e já bati boca com ginecologista sobre esse assunto. Agora que estou grávida, graças a Deus encontrei profissionais muito bem informados e com boas orientações sobre o assunto. Fiz os exames dos gatos de uma cliente minha por indicação da obstetra dela, ambos eram positivos, mas com infecção antiga (os gatos infectados só transmitem nos primeiros 15 dias - e NUNCA MAIS) e ela ficou tranquila, porque convive com eles infectados há muitos anos e eles nunca passaram para ela. Os cuidados que recomendei foram: ao fazer horta ou jardinagem, usar luvas (nos jardins, sejam gatos da casa ou visitantes, podem haver contaminações); evitar legumes e verduras crus em locais que não conheçam a higiene (sítios normalmente tem gatos que defecam na horta...) e carnes e derivados lácteos crus. De minha parte, passei a preferir os hidropônicos, cujas folhas não ficam em contato direto com a terra e possíveis fezes de outros animais - cortou a raiz, pronto! Na cozinha, carnes bem passadas, leite pasteurizado e nada de natas cruas ou queijos crus.

Muito legal o post. Mais pessoas deveriam se informar sobre essa doença e parar de receber informações absurdas como já chegaram no MEU consultório: eutanásia do "cachorro" (que não tem nada a ver com isso) por encomenda do médico (oi?!).
Um beijo para as mamães!

vanessa disse...

muito obrigada milene

vanessa disse...

o pior cacau é a desenformação dos profissionais que estão na linha de frente do tratamento dessas doenças
eu senti na pele esse problema

vanessa disse...

mi eu nao tive nenhuma secuela da doença, mas infelizmente elas atingiram meu filho, como mae preferiria mil vezes que elas tivessem acontecido comigo, mas tento não pensar nisso e juntar forças para ajudar meu filho

daniele cardoso disse...

ola eu tive toxoplasmose igm e igg+ no 8 mes de gravidez descobri numa ultra porq o resultaddo dela deu que meu filho tinha agua no celebro(hidrocefalia)tomei medicamentos ele nasceu de cesaria nao desenvolveu a hidrocefalia fiz todoos os exames nele os medicos falou que iiria ter muitas sequela por causa das calcificaçoes no cerebro nao iria andar falar e ter atrasos mental varias outras coisa como na verdade acontece ele ficou sim com uma cicatriz na visao direita e microftalmia na esquerda a qual ele nao tem visao mas hoje ele com 1 ano e 5 meses esta surpreendendo todos os medicos dele esta andando enchergando(olho direito)falando e aprendendo tudo oque uma criança normal da idade dele...entao vcs maes de primeira viaje como eu que descobrir da doença primeiramente nao se apavore e segundo idependente da religiao confia e entrega nas mao de deus e ele sabera o que fazer hoje eu falo como mutos medico dele fala que ele e um milagre de deus!!!!!beijos e abraços para todas as maes e principalmente a mamae do rodrigo que vi a historia dela muito igual a minha.hoje o meu filho brenno sempre eme primeiro lugar

Anônimo disse...

Descobri q tenho toxoplasmose aos 5 !meses de gravidez fiz o teste de avidez e deu q eu havia contraido a doença a mais de 4 meses nao sei se o feto foi afetado pois na ultra. Aparece tudo normal!!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...