3 de fevereiro de 2011

Alimentação

Olá meninas! Também quero falar da minha experiência relacionada a alimentação. Arthur começou a comer papinhas aos 5 meses quando a amamentação acabou. Fiquei com muitas dúvidas pois li muita coisa diferente por aí e cada pediatra me ensinava algo mais diferente ainda. Foi então que duas amigas muito especiais me deram dicas valiosas e me deixaram dividir com vocês.

Tenho feito as papinhas desta forma e tem dado muito certo. Como ele já tem 7 meses comecei a incluir fígado e a gema de ovo (1/4 no início 2x por semana e aumentando a quantidade aos poucos até chegar a 1 gema inteira).

Quero deixar claro que esta é minha opinião, não levem como regra, nenhuma de nós somos nutricionistas, somente mães contando suas experiências.

Primeiro você deve escolher bem os legumes e verduras e higienizá-los da melhor forma, os utensílios tabém devem ser higienizados e esterelizados para evitar transtornos.


http://linkkando.com/wp-content/uploads/2010/03/dicas-para-uma-boa-alimenta%C3%A7%C3%A3o.jpg



A) 100 gramas de uma das seguintes carnes:

1. carne bovina sem gordura em pedaços (sempre fiz de músculo e a Anna amou!)

2. Frango sem pele em pequenos pedaços - peito e coxa

3. Fígado de boi ou de galinha uma vez por semana (preferi fazer de galinha)

B) Legumes: Abobrinha, mandioquinha, cenoura, chuchu, pepino, pimentão, quiabo, beterraba, nabo, rabanete, vagem e tomate

C) Verduras: Alface, agrião, rúcula, repolho, espinafre, couve, escarola e brócolis

D) Tubérculos: Batata, abóbora, cará, inhame e mandioca

E) Cereais: Arroz, Aveia (flocos grossos) e macarrão


Modo de preparar:

Oferecer entre 10 e 12 horas em substituição a uma mamada

Levar a carne ao fogo com 1/2 litro de água fria e dois ingredientes dos grupos B e C e um ingrediente do grupo D, acrescentando os temperos: Cebola, alho, salsa, cebolinha e uma pitada de sal. Após 15 dias introduzir um alimento do grupo E. Cozinhar a carne e os legumes até ficarem bem moles. Retirar a carne e passar o restante em peneira média amassando bem com uma colher, não desprezando o pouco de água que tenha ficado na panela. A papa deve ser consistente e não líquida. Temperar com uma colher das de café de azeite de oliva.

No 3o. dia poderá ser enriquecida com mais um elemento dos grupos B e C.

Os novos alimentos  devem ser introduzidos sempre em pequena quantidade para que sejam retirados caso a criança apresente alguma intolerância ou manifestações alérgicas.



ETAPA 1 (legumes): A pediatra fez uma lista de coisas que tinham que estar nas papinhas. Você tem que escolher um alimento de cada grupo. Ela disse pra eu testar cada um desses alimentos separadamente, pra ver se ele teria alguma alergia.

Grupo 1: batata / mandioquinha (batata salsa ou baroa) / inhame

Grupo 2: cenoura / abóbora / beterraba

Grupo 3: abobrinha / chuchu

Carne: frango e gado

óleo de soja, girassol ou canola / azeite de oliva

Preparação: Fritar a carne com o óleo, refogar os legumes (vc pode ralar ou fatiar em rodelas para cozinhar mais rápido) e colocar água para cozinhar. Depois que os legumes estiverem molinhos, vc retira a carne e amassa tudo com o garfo. Ela disse pra não liquidificar. A consistência é de uma sopinha grossa (eu usava aqueles espremedores de batata que são do tipo colher, sabe?). Ah, se vc cozinhar em panela de pressão facilita bastante tb, pq os legumes já saem em pedaços pequenos. Vc faz isso durante umas três semanas, variando sempre as combinações, mas sempre colocando um de cada grupo.

ETAPA 2 (acrescentar carne e verduras): Se ele estiver comendo bem essas papinhas, vc faz tudo igual, mas depois de tudo cozido, vc coloca a carne e mais uma verdura (couve-flor ou folha de couve) para bater no liquidificador, e mistura na papinha. Amassa com o garfo... Faz isso mais umas duas ou três semanas, até q ele esteja comendo bem.

ETAPA 3 (acrescentar carboidratos): Agora vc vai colocar mais um ingrediente: arroz (branco) ou macarrão. Eu colocava macarrão de letrinha, ou aqueles coloridos de bichinhos, mas dá pra colocar spaghetti tb, pq vc vai amassar... Vc coloca o arroz ou o macarrão mais pro final, pq eles cozinham mais rápido. Depois de um mês mais ou menos, vc pode ir amassando cada vez menos, pra ver se ele consegue ir mastigando. A consistência vai ficando cada vez mais parecida com a nossa comida. A ideia é q quando ele faça um ano já possa comer comida normal.

Outras coisas que estou lembrando agora: a partir dos 8 meses, a pediatra disse pra eu fazer purê de batata, caldinho de feijão ou polenta, e misturar na papinha uma vez por semana. Disse pra dar gema de ovo cozida uma vez por semana tb (mistura na papinha). Mas acho q esses detalhes o pediatra do seu bebê pode falar melhor. Cada um tem uma maneira diferente de lidar com alimentação.

Ah, e eu sempre dava um suco natural depois do almoço (ajuda a absorver os nutrientes, ao contrário do leite).




Bom, aí a mamãe começou a adaptar as papinhas de acordo com o que tinhamos na geladeira. Não coloquei os alimentos gradativamente, dei as seguintes papinhas e ele amou!

1) 100gr de Músculo refogado com óleo de girassol, cebola, alho e salsinha à gosto, abóbora, cenoura, abobrinha, mandioquinha, agrião e espinafre (compro congeladoda Pratigel, vende em cubos e é super prático!)

2) 100gr de Músculo refogado com óleo de girassol, cebola, alho e salsinha à gosto, batata, beterraba, agrião, cenoura, espinafre.

3) 100gr de frango refogado com óleo de girassol, cebola, alho e salsinha à gosto, mandioquinha, batata, cenoura, beterraba e espinafre.

No almoço dou uma frutinha e suco somente de manhã lá pelas 9hs!


Nossa rotina é assim:

6hs/7hs Leite
9hs Suco
11hs Almoço + Fruta de Sobremesa
14hs Leite
17hs/18hs Janta
21hs Leite
23h00 Leite

Frutas que já comeu: maçã, pêra, mamão, abacate e banana.

Sucos que já tomou: laranja lima pura, com beterraba, com cenoura, água de coco, maçã, pêra, melão, mamão, limão (esse ele não gostou!). Ele adora suco de soja e o pediatra liberou, dou de vezm em quando se estou na rua ou se não tenho como fazer com frutas.

Hoje em dia Arthur come de tudo! Eu faço uma papinha base de batata com músculo ou frango, acrescento fígado às vezes. Aí faço as misturas, em uma parte ponho espinafre, outra abóbora, coiuve e etc. Faço 4 tipos de papinhas e congelo. Ele come 4 potinhos dos pequenos por dia.

Já acrescentei aveia, macarrão e arroz para engrossar e já dei caldo de feijão também. Tempero tudo com pouco sal, salsinha, orégano, até manjericão! Acho no pé fresquinho e uso! Também gosto de comprar no mercado as verduras e legumes hidropônicos e até congelados pois são práticos e limpos. São mais caros mas duram mais!

O segredo é seguir sua intuição e sempre tentar equilibrar as refeições com o que há de mais saudável e evitar alimentos processados.

Equilíbrio é tudo mas também não deixo de mostrar outros alimentos para ele conhecer, não sou radical. Deixo experimentar brigadeiro e bolo se eu estiver em uma festa porque odeio vê-lo lambendo os lábios de curiosidade porque vontade eles não tem não, mas curiosidade têm é de sobra!


Bom, esta é minha experiência, quer nos contar a sua?

11 Comentaram - COMENTE AQUI:

Tweets that mention Alimentação » Test Drive Mami -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by mitia_meucanto, TestDriveMami. TestDriveMami said: [Novo Post] Alimentação - via #twitoaster http://bit.ly/eF7s98 [...]

TestDriveMami disse...

[Novo Post] Alimentação - via #twitoaster http://testdrivemami.com/blog/2011/02/al...

mitia_meucanto disse...

RT @TestDriveMami: [Novo Post] Alimentação - via #twitoaster http://testdrivemami.com/blog/2011/02/al...

Mitia disse...

Amiga, MUITO legal seu post!!!
Tenho certeza que as mamães vão adorar, vou divulgar lá no blog.
beijocas

Keka (HardRockMami) disse...

Obrigada amiga!!!!!!

Lu Ivanike disse...

Nossa, adorei!!!!
Estou fazendo a introdução de alimentação complementar na minha pequena, que está com 6 meses e meio. Mas está sendo bem difícil. A única fruta que ela aceitou foi abacate puro. Mas vou seguir suas dicas!!!!
Parabéns pelo post, maravilhoso!!!
Beijos

Mical Martins disse...

muito bom mesmo! A gente fica meio confusa com tanta informação, do pediatra, da família, dos amigos, do que a gente lê por aí...
Bem prático!
:*

Aline e Júlia disse...

O post esta ótimo vai ajudar muitas mães que estão nesta fase!
cheio de boas ideias para variar o cardapio!
e as crianças adoram!

bjus pra vcs

Jana disse...

Oi, meu Gui começou ontem com as frutinhas, indicado pela pediatra, mas n está curtindo muito, come um tikinho e dp pede o peitão... Não sei o que fazer!!!

Passa lá no meu cantnho!!!

Ana Paula disse...

kekinha... vc é uma mãe muitho fofha... se dedica tanto que dá saudade da epoca que meus eram bebes eu anotava tudo desde um sorriso até um resfriado... fazer relatos assim como vc é tão gostoso e tenho certeza que ele vai ficar tão contente quando crescer .e orgulhoso... essas receitinhas de papinha deu até vontade de comer uma sopinha de frango..hahaha
Ele nao gostou do suco de limão agora né? porque é muito acido mesmo.. mas quando crescer vai adorar uma limonada geladinha.
Ele´é mesmso um rezinho heim... beijo lindona.

Hanna disse...

q dica maravilhosa vou fazer pra manu tbm as vezes fico perdida na hora de fazer a papinha , brigada bjoos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...