13 de março de 2011

80 e 80 - As crônicas de uma mãe surtada: a mocinha, o menino e o poodle com alma de gente

Faz um tempo que não venho aqui né? Pois é... isso teria uma razão de ser se eu não tivesse compreendido que filhos problemáticos fazem parte do pacote... acontece e não é nenhum bicho de sete cabeças... Aqui as coisas andam meio complicada por todos os lados e o título do post não deixa de ter razão de ser... me sinto no meio de uma fábula das mais malucas... É como se uma mocinha, um menino e um poodle tivessem entrado num guarda-roupas e descoberto um mundo paralelo... cada um à sua maneira, vivendo seu sonho... e fosse pra ser dentro da realidade, o nome do treco não seria sonho... seria meta ou objetivo, mas não sonho... sonhos são aqueles que de fato estrapolam totalmente a realidade...


Dos três, a que mais me preocupa é a mocinha... tudo bem que ter 14 anos é difícil... ainda não se é adulta, mas também já não se é mais criança, e isso é confuso... admito... mas as confusões e fantasias da mocinha que tenho aqui em casa ultrapassam um pouco o limite do aceitável e enquanto ela sonha com um mundo muito muito distante da realidade em que ela vive (e sei não, mas acho que nem em guarda-roupas encantados se é possível encontrar esse mundo com o qual ela sonha), um menininho vai crescendo, vai exigindo mais de mim enquanto mãe, do pai enquanto pai e de si mesmo enquanto ser em desenvolvimento... simultaneamente à tudo isso, um certo poodle resolveu regredir... voltou a comer travesseiros e a querer namorar os bichos de pelúcia... resultado: tudo um aparente caos e eu, a mãe, surtando...


Não existe receita pronta para educar de forma coerente e responsável uma adolescente de 14 anos que já descobriu praticamente tudo ao seu alcance e vive numa realidade paralela (em imaginação, é claro), completamente fora da sua... tão pouco fizeram a fórmula mágica pra conseguir conter a ansiedade de um menino de 4 anos com um mundo inteirinho à descobrir (e quem sabe um dia, com uma realidade paralela para com a qual sonhar)... já um poodle em regressão, parece fácil de se resolver, e aí me lembro de uma vizinha que diz constantemente que prefere 10 cachorros à uma criança... ela não deixa de ter razão, mas penso cá com meus botões... que graça teria uma crônica só com um poodle com síndrome de leão? Seria tão fascinante sem uma rainha com os hormônios enlouquecidos e um reizinho com pinta de explorador do universo?


E toda vez que me faço essas perguntas, a resposta é a mesma... não... não teria tanto fascínio... e então, o surto parece compensar, valer a pena, ou simplesmente, não ter a menor importância!


Ranne Cássia - 29 anos
Assistente Social
Mãe da Nathália (14a.) e do Maurinho (4a.)

22 Comentaram - COMENTE AQUI:

TestDriveMami disse...

80 e 80 – As crônicas de uma mãe surtada: a mocinha, o menino e o poodle com alma de gente http://testdrivemami.com/blog/2011/03/80...

vanessa disse...

NOSSAAAAAAAAAAAAAAA
ranne me deu ate medo dos meus filhos crescerem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
fui lendo e me lembrando do desespero da minha mãe qdo eu estava na idade da sua filha de 14
ela dizia que eu era meio pollyana(lembram-se desse quadrinho)
hj meu filhote já tem 11 anos tenho que começar a me preparar para esa etapa...ai meu Deus
só posso te desejar boa sorte querida kkkkkkk

Vanessa (Mãe da Luísa) disse...

É realmente uma fase bem dificil!! Força ai!! Beijoss

Ana Paula Rodrigues disse...

Ranny adorei seu post , e desculpe até ri muito... aqui tenho 3 crianças e uma poodle tbm... que comeu meus sapatos sociais novinhos.. e já destriu tanta coisa e assim como os filhos ela esta no pacote qual não posso me desfazer ...
Pois seria fácil desistir de tudo e qualquer coisa se não nós adaptasse-mos ... mas não! filhos não são devolviveis.. rsrs.. logo a poodle tbm não é.
è engraçado viver neste mundo o qual você se refere, podendo cada dia se deparar com uma situação diferente e um conflito insolucionavel. e no dia seguinte rir da situação que passou e do conflito que não se resolveu, e ainda ter mais situações diferentes e novos conflitos.
Não existe segredo , nem formula pra que resolvemos isso. a minha solução é como tempero.
Fazemos o mesmo tipo de comida , mas o meu sabor será sempre diferente do seu, assim como nossos filhos , temos situaçoes e ocasiões semelhantes mas a solução esta dentro de nós , a educação será sempre diferente.
Feche os olhos e pense como uma mocinha de 14 anos , e então viva este mundo e se transforme , seja a amiga de 14 anos dela .
Tenha momentos de paz juntas , peça pra ouvir as musicas que ela curte e dance com ela... feche as portas e tenha um dia de meninas com ela, se maquie , se perfume ,seja ela com ela. Enquanto o pai faz o mesmo com o menino. è sempre bom mostrar particularidade as vezes e o fazê-los exclusivos. Aposto que ela vai dizer aos quatro cantos , como foi especial e se lembrar de tudo que você fez só pra ela.
Por outro lado pire.!!! curta esses momentos de transição e regressão .Mesmo que enlouquecedores são sempre inesquecíveis.
E se te ajuda, tem filhos muito muito piores que os nossos.. kakakakak... se vc acessar os episodios da super nanny ( misericordia ) tem tanta família sem amor.. sem afeto, e sem respeito algum , e que no final se transformam, ( nunca é tarde pra mudar ) pra tudo tem jeito .
Eu aqui tenho deixado o pc de lado , a preguiça de escanteio e tenho resgatado , coisas que podemos fazer em família , um apoiando e ajudando o outro e os fazendo sentir especiais cada um da sua maneira..
e o poodle,, Boa sorte ...!!! pra este não tenho solução rsrs....

aluapanapaula disse...

RT @TestDriveMami: 80 e 80 – As crônicas de uma mãe surtada: a mocinha, o menino e o poodle com alma de gente http://testdrivemami.com/blog/2011/03/80...

Milene disse...

Ranne

A vida sem esse caos não teria a mesma graça, né? Seria monótonae sem sentido... Contos de fadas nem são tão legais assim, todo dia!

Jokas da Mi Diiirce

Hanna disse...

é acho que no seu lugar eu ja teria surtado ksaoksaokosa mais filhos é isso mesmo agora seu poodle colaborar pra vc ficar louca é demais ksokasoksa bjooos e boa sorte

Hanna disse...

putsss agora que eu me toquei que é uma satira da cronicas de narnia skoaskkoaoassakoak mãe lesada sem dormir a 4 dias da nisso kkkkkk

Bianca disse...

Adoroooooo ler os seus contos!!!!!!!!!

Carla Torres disse...

Meu Deus.... O q me espera... Cada etapa, novos desafios.... Paciência a nós mães ...

Mical Martins disse...

Menina... consigo me identificar contigo... mas em fases diferentes! Eu era uma adolescente meio difícil hehehe meus pais tinham que se esforçar pra não pirar comigo! :)

Tenho um bebê de 6 meses e um schnauzer de 1. Meu cachorro tá me aterrorizando! Ele anda tão agitado e malcriado!!! Puxa vida! Te confesso que tem dias que quero q ele arrume um outro dono, mas meu marido é louco por ele, então ele vai ficando!

Tenho uma cunhada que tem um menino de 6 anos e diz que é difícil lidar com meninos as vzs pq eles acham que mandam na casa só pq tem um pinto! hahahahaha

Força aih pra ti nessa fase da vida!
:)

Lisiane Mellegari disse...

Ranne amiga, eu to aqui quase surtando (só estou no pc pq Luiz Felipe ainda esta dormindo), meu 1º reizinho esta no auge dos seus 9 anos, em uma fase (para mim precoce) de auto afirmação e o 2º reizinho com 1 ano, a pouco começou a caminhar e explorar as partes perigosas da casa, isso mesmo, pq vou te contar,. tem um imã, só mexe no que nao pode. A poodle vai fazer 3 anos "quase" não encomoda, mas eu tenho uma peça a mais aqui, meu marido que não é pai do 1º reizinho, e ai o bicho pega entre os dois e a mamãe aqui no meio sem poder ir pra nenhum dos lados.
To pirando!!!!
Sorte para nós.

Marcia Pergameni disse...

É queridas, as crianças nos deixam de cabelo em pé!! Meus filhos ainda não chegaram a nenhuma destas fazes, estão bem novinhos ainda, mas a Cecília que já vai completar 3 anos já sai com as suas e as vezes a gente fica sem reação!! E o pior é que não tem manual de instruções!!

KELLY MARA DE PAULA disse...

Eu tbm tenho uma Poodle!

Jana disse...

Aiii amiga o q seria de nós sem seus contos para nos dar animo,amooo...BjOS e muita paciência rsrsrs

Lívia disse...

Que legal!
Adorei a história!
Crianças fazem cada uma né?

Beijos!

Lívia.

Hanna disse...

van tu nem tem q falar isso pq vc ja é uma mãe de super paciencia a 11 anos \o

RanneBaby disse...

RT @TestDriveMami: 80 e 80 – As crônicas de uma mãe surtada: a mocinha, o menino e o poodle com alma de gente http://testdrivemami.com/blog/2011/03/80...

Jana disse...

Eita temos um shit-zu...q tbm está nesta fase 'surtativa'...e eu entãoooo vixi!!!rsrsrs...

Jana disse...

Força e paciênciaaaaaaaaa...muita paciênciaaaaaaaa...hahaha

Jana disse...

Adorei o seu comentário tbm...Palavras sábias e verdadeiras...Valeu!!

Jana disse...

Concordo!!! Essa loucura é o q nos faz dar sentido a cada momento...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...