31 de março de 2011

Filhos são do mundo

(José Saramago)

Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos. Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo. Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!

Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os filhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo!

Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles.

 

11 Comentaram - COMENTE AQUI:

Hanna disse...

Recebi esse e-mail da minha madrasta a algumas semanas , mais sempre fica dificil para uma mãe quando o filho ainda é um bebê de que ele nos foi "imprestado" =/

Mical Martins disse...

Ai... meu coração apertou já... Tô aqui olhando meu filho brincar tão lindo... E pensar que já faz 7 meses (hoje)...
Tenho que aproveitar ao maximo o privilégio de ser sua mãe.

kelly disse...

Por isso que vou aproveitar o maximo com minha Filha!

Jana disse...

Muito lindo...mas não quero pensar nisso agora não, o tempo e a vida voam e nossos pequenos crescem muito rapidamente, temos sim que curti-los ao máximo para não termos arrependimentos futuros.Nostalgia total rsrsrs...BjaO.

Aretusa Reis disse...

Ai, gente, eu penso assim a MINHA filha é do mundo, mas antes é minha!! E como ela é também do mundo, adoro vê-la crescer e descobrir as coisas.
Acho que por isso, quando ela começou na escolinha foi super tranquilo!! Ela vai e volta pra mim!!! Ela sempre vai voltar pra mim!!

Fernanda Almeida disse...

Ai amiga, chorei e você sabe porque!
Obrigada!!!
bjo

Lívia disse...

É duro! O tempo passa muito rápido!!!
Medo do baby crescer!!!

Lívia.

Carla Torres disse...

Vou aproveitar bem "minha " filha enquanto ela está sob meus cuidados, pois a hora q crescer sei q ela irá para o mundo..

Ana Paula Rodrigues disse...

Ai.Ai Suspiro porque no meu caso o prejuizo vai ser maior ter 3 filhos não é brincadeira néh? e quando partem todos , se casam ,viajam , v~´ao morar fora? somos únicos e exclusivos... mas da porta pra fora já não os tem em mãos só em coração... FICO IMAginando pois meu mais velho vai pra 10 aninhos e a mais nova tem 3 ainda,
è dificil educar , como saber se devemos os deixar na ingenuidade , ou logo assusta-los mostrando que o mundo os morde e nós assopramos.
Penso sobre como contar pra eles que Não existem fadas dos dentes, coelhos da páscoa , papai noel...
o de 10 anos acredita muitoooo mais que o de 7 anos. que pergunta se é verdade mesmo que existe e eu claro digo que sim, mas até onde os fazermos acreditar... eu agradeço a Deus por ter meus filhos " Bobinhos " diante de tanta criança que se acha adulto , deixando a infancia de lado pra curtir funk , e namoros que não dão em nada.
Os fiz acreditar que ser criança é ser criança 100% pois teram cada um seu tempo pra curtir cada etapa de sua vida e não vou fazê-los acelar,

kelly disse...

Hoje, li este post novamente, antes tinha lido e não dei muito valor no que estava escrito.
Quando estava indo trabalhar deixei minha pequena com a babá, e ela não queria ir, agarrou em meu pescoço e nada a tirava, tive que largar ela chorando. e Fui trabalhar com um aperto no coração. Meu Deus. Cheguei e fui ler este post, dai parei para pensar, ela esta assim hoje e amanha será eu agarrando no pescoço dela e dizendo filha não vá....dai chegara o dia que ela irá em festas, ir embora para estudar...Meu Deus.... só assim para me dar conforto.

Bjos

Gisele disse...

Linda mensagem!! José Saramago não é ateu?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...