14 de março de 2011

Lanchinho diferente!

Eu ainda não me conformo quando vejo as mães mandando dinheiro pra uma criança de 3-4 anos comprar pizza e coca cola na cantina da escola. Isso acontece lá onde a Nara estuda. Cachorro-quente também é comum e salgado frito também. Acho que é mais cômodo pra mãe, mandar o dinheiro e a criança que se vire escolhendo o que quer! Realmente é infinitamente mais fácil!


No meu caso, com a restrição alimentar da Nara que é bem severa, estou cortando um dobrado na escola. Ela mesma faz o lanchinho em casa, monta tudo o que quer levar e lancha feliz da vida, mas aí, as vezes, alguém manda um bolo de chocolate com brigadeiro, inteiro, pra sala toda...aconteceu isso na segunda semana de aula e estamos colhendo os frutos até hoje. Levaram bolo dois dias seguidos e ela ficou triste e a tia deu bolo...ela sabe que não pode comer mas vai explicar pra uma criança de 5 anos que não pode comer bolo de chocolate com ele ali na frente olhando...ela até que é resistente mas geralmente quando está perto de mim. Comeu os dois dias seguidos e no terceiro dia já tava ruim...eu não sei como lidar com essas situações na escola ainda, tô tentando descobrir. Bom, contei isso tudo pra contar uma experiência que pode servir de porta de entrada para vocês introduzirem novidades saudáveis para os pequenos.


Hoje em dia tudo que é mais rápido é mais fácil também, ou seja, comprar um cachorro quente pronto na rua ao invés de ir pra casa montar um sanduba natural com tudo fresquinho. Ou comprar pão de hamburguer mas grelhar um filé de frango com alho ao invés de fritar uma carne de hamburguer processada :)


Um dia a nara escolheu levar damasco pra escola, com o pão de coração e grão de bico + suco de laranja. Parece uma refeição mas é um pouquinho de cada. Cozinho o grão de bico só com sal e ele fica durinho porque é assim que ela gosta. O pão de coração é pão sírio caseiro que corto em coração :) Ela chama o damasco de jujubinha saudável já que ela não pode comer jujuba...então come damasco imaginando a jujuba e adora. Nesse dia, levou pra escola só um damasco cortado em tirinhas. Chegando lá, as crianças ficaram curiosas e perguntaram...e ela disse que era jujuba natural sem corante rs...e claro, as crianças caíram de boca ao olhar incrédulo da tia que não sabia nem o que era aquilo :) Resultado? As crianças amaram o damasco seco e a Nara ensinou o nome pra elas mas disse que chama de jujuba mesmo porque é mais fofo. Quando fui buscar, a tia contou da revolução e perguntou se aquilo era damasco mesmo e eu confirmei, ela ficou feliz e espantada rsrsrs, pelo fato das crianças terem gostado. Quando a Nara me viu, tratou logo de dizer que todos pediram a tal jujuba de damasco no dia seguinte e ela fez uma observação baixinho, que era pra eu mandar bem mais do que mandei porque aquele pouquinho não deu pra matar a vontade de todo mundo e que ela mesmo, como dividiu tudo, comeu uma tirinha só, mas não tinha problema porque os amiguinhos queriam provar. No dia seguinte mandei 10 damascos cortados em cubinhos, num pote fofo e foi a farra do lanche. O grão de bico eles não se interessam não!!! rs Mas todo mundo que conhece a gente fala que somos muito "estranhos" com essas comidinhas. Minha irmã liga pra cá, pergunta se tem comida de gente porque ela vem pro almoço. Ela é da geração fast-food, é nada, ficou por conta dos filhos rs! Aí quando ela vem eu faço a tal comida de gente :)


Fica a dica! Não tenha medo de introduzir um alimento novo! A Nara detestava cenoura desde sempre, de qualquer jeito. Um belo dia entrou no hortifruti e pediu a cenourinha da turma da monica, devorou o pacote inteiro ali mesmo e perguntou porque não tinha provado antes, já que era tão bom! E é isso que mostro pra ela todo dia, principalmente no caso dela que tem essa restrição e precisa comer tudo o mais natural possível, ela tem que provar!!! Pra abrir mais o leque de opções pra ela!! E assim ela tem feito...prova...as vezes gosta e as vezes detesta!!!



P1280501.JPG P1280498.JPG P1280504.JPG

29 Comentaram - COMENTE AQUI:

Marcia Pergameni disse...

Oi linda!! Olha a Cecília é tão dificil de provar coisas novas!! O negócio dela é macarrão ou tacaão, como ela diz!! Mas vou seguir sua dica. E se tiver alguma evolução na inclusão de novos alimentos te falo tb! bjus

valqs disse...

oi Mitia tudo bem?? Nessa parte eu dei muita sorte por que o Bruno come de tudo, quer dizer até agora né??kkk, cenoura ele ama, brocolis, alface etc.. ele come tudo de boa.. claro que tudo aos poucos.. o que ele prefere mesmo é a cenoura que ele pega da geladeira e come de boa.. vc já viu um livro falando sobre dar comida natural para as crianças?? ai menina.. vi ontem na livraria mas esqueci o nome.. aff..
então.. ele adora também ovo de codorna.. aff. quando faço ele come vários..kkkkk
adorei o post.. bjim

TestDriveMami disse...

[Novo Post] Lanchinho diferente! - via #twitoaster http://testdrivemami.com/blog/2011/03/la...

TestDriveMami disse...

Lanchinho diferente! http://testdrivemami.com/blog/2011/03/la... #alimentaçãosaudável

Hanna disse...

noossa amiga isso sim que é uma alimentação saudavel , mais porque ela tem essa restrição toda ? =/

Flavia disse...

Muito interessante o seu post. Eu já tinha lido outros posts seus sobre a alimentação da Nara. Imagino a sua luta contra 'o mundo', porque as empresas alimentícias são cruéis, principalmente com as crianças. A gente oferece uma fruta e eles oferecem lanches cheios de açúcar e gorduras coloridos e com brindes. Às vezes, é difícil concorrer. A minha filha só tem 8 meses e eu já estou acostumando-a com sabores diversificados e naturais. Muita gente diz pra eu dar gelatina artificial, sorvete, chocolate, até o pediatra orientou pra eu dar doce de leite (leite condensado cozido na panela de pressão). Como eu não me rendo a esses absurdos, sou muito criticada. Eu sei que minha filha terá acesso a todas as porcarias alimentícias, então, porque eu vou dá-la também? Cabe a mim educá-la ao se alimentar. Tenho certeza que fará a diferença.
Imagino que as pessoas devem saber das restrições da sua filha e achá-la uma 'coitada' porque não pode comer um salgadinho ou um pirulito colorido. Mas ela é uma bem aventurada, que por causa de um problema de saúde, tem a opção e sorte de conhecer e ser feliz com alimentos saudáveis, bonitos e saborosos que a gente até esquece que existem em meio a tantos 'venenos' coloridos.

Jana disse...

Oiii amiga o Enrico tem APLV então eu tenho q me cuidar muito na alimentação dele, mas, mesmo assim faço várias receitinhas saborosas substituindo o leite de vaca por de soja,e graças a Deus ele come super bem...BjOS...

KELLY MARA DE PAULA disse...

Adorei este post, o que eu tenho mais medo é de naço saber como,lidar com os lanches da escola....as direçoes das escolas deviam proibir alimentos não saudaveis.

vanessa disse...

adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
torço q brenda goste de alimentos saudaveis pq meu mais velho é terrivel e olhe q eu tento

Mical Martins disse...

Isso é super importante! Minha cunhada consegue ser bem saudável com as filhas dela. Acho que o mais difícil, no entanto, é pra gente mesmo, os adultos. A criança não vai aprender a comer saudável se comemos tudo errado, né? Então... temos que aprender a comer saudável pra podermos ensinar... Mas para os adultos, adquirir novos hábitos e se livrar de velhos é beeeem complicado, né?

Aplaudo tua atitude! Ainda mais porque hoje em dia tem tantas doenças que vem de comermos errado.

Gente... eu não quero dizer que já como tudo saudável e tal... mas me esforço! Sou totalmente chocólatra e preciso de muuuuuito esforço pra não comer quilos de chocolate todos os dias...

beijos

Vanessa (Mãe da Luísa) disse...

Parabéns, você é uma mãe muito dedicada com a sua filha, mãezona mesmo!! Achei muito legal a sua iniciativa com os alimentos, devemos dar coisas diferentes mesmo, priorizar o natural e saudável e não o industrializado. Adorei também seus posts anteriores, com várias dicas para as mamães.. Beijoss

aluapanapaula disse...

RT @TestDriveMami: Lanchinho diferente! http://testdrivemami.com/blog/2011/03/la... #alimentaçãosaudável

Lívia disse...

Que legal!

Adorei os lanchinhos que você manda!
Meu filho ainda é pequeno e não vai para a escola, mas eu quero fazer tudo bem saudável e com muito carinho para ele quando chegar a hora!

Beijos!

Lívia.

Carla Torres disse...

Faz pouco tempo q minha filha começou a comer, mas por enquanto td q dou a ela, ela come feliz da vida, espero conseguir manter a alimentação saudável por bastante tempo...

Ana Paula Rodrigues disse...

Eu adoro os post ilustrativos da Mitia... dá sempre uma força e vontade de mudar ... Deu uma vontadezinha desse damasco ai.rs...
Deus é sábio em tudo que faz.
Sorte da Nara ter uma mãe zelosa como vc e que se dedica...visando suprir as necessidades dela .
beijos

Jana disse...

A Nara é muito abençoada mesmo,por ter uma mamãe tão dedicada...

mitia disse...

Oiê, tudo bem?
A Nara não provava nada, agora de um ano pra cá ela tem se interessado mais, mas a forma que apresento também faz toda diferença. A nara se pudesse comeria macarrão todos os dias, o dela é puro, branco com alho rs. Depois conta pra gente se teve alguma evolução! beijocas

Karina Simiao disse...

Eu acho que esta super certo ensinar a comer direito em casa. Mais velhos irao nos agradecer pelo cuidado.

Bianca disse...

kkkk...ai amiga, eu acho tanta graça da Nara comendo grão de bico...rs...uma linda!!!!!! E tá vendo que essa galerinha gosta de coisas diferentes e saudáveis? Basta experimentar!
Beijos

Jana disse...

Muitooo fofa comendo grao de bico e damasco...Dei hj pro Enrico o damasco e ele tbm gostou...Valeu pena dica...Bjs

Aretusa Reis disse...

Eu me considero privileagiada, já que a Sophia faz questão de comer coisas saudáveis!! Como ela está na escola, sei que esse costume dela pode influenciar outros amiguinhos a comer mais frutas, mas sei que ela pode ser influenciada a comer mais tranqueiras, pois sei que ela vê isso lá, vê os amiguinhos comendo e fica curiosa, já que muitas coisas não estão no dia a dia dela!!
Beijocas!!

Jana disse...

Aiii amigas me pediram o q é APLV...desculpa eu não me expliquei...é alergia a proteína do leite de vaca...BjOS...

Hanna disse...

aii q chato hein jana ! deve ser dificil montar um cardapio q nao leve nada de leite de vaca .

Jana disse...

Aiii Hanna o Enrico tem APLV tbm precisa de uma alimentação super restrita...

Jana disse...

Aiii que benção ele comer de tudo amiga, isso tudo de bom...tenho uma amiga que é adepta da comida natural e as cças delas adoram...

Jana disse...

É muito dificil mesmo Hanna mas vamos adaptando de acordo com o q ele mais gosta, por enqto esta dando certo...BjOS

mitia disse...

Oi Flavia, tudo bem?
Menina, a coisa é bem complicada mesmo mas a gente tenta fazer ficar mais fácil a cada dia sabe? A mídia é cruel e a gente tem que lutar contra isso todo santo dia.
A sua com 8 meses ainda vai ser fácil não acostumar a essas porcarias todas que movimentam o mundo. Ela vai poder escolher qndo for o momento mas o que vc puder fazer, eu tenho certeza que mais pra frente ela vai agradecer. Ignore as críticas porque isso acontece por aqui direto.
Ela realmente é taxada como coitada mas eu nnao vejo assim sabe??
vamos que vamos, qualquer dúvida com sua pequena, me escreve tá?
beijo

mitia disse...

Menina, que complicado né? A gente passa um aperto!!!
Eu tô doida atras de uma receita de biscoito que seja interessante e no meu caso a coisa complica porque o que é industrializado tb não pode, por exemplo, o leite de soja é industrializado, tem corante, conservante e por aí vai
beijo

Mitia disse...

Então Hanna, desde que a nara nasceu tem essa restrição. A gente acaba acostumando sabe? Mas é muito complicado

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...