6 de março de 2011

Toxoplasmose: onde está o verdadeiro vilão?

Recentemente recebemos um relato muito emocionado de uma de nossas leitoras e postamos aqui. Nos comentários recebos uma mensagem muito legal da Cacau e eu pedi que ela nos escrevesse sobre o assunto também.


Cacau é veterinária e gostaria de nos contar um pouco sobre a Toxoplasmose, vamos ver?


image


Toxoplasmose: onde está o verdadeiro vilão?


Claudia Folador Rocha


Médica Veterinária


CRMV-PR 4666


A toxoplasmose é causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, um parasita que tem por hospedeiro definitivo o gato, mas que pode causar diversos problemas em hospedeiros intermediários, incluindo os seres humanos.


Os sinais clínicos de uma infecção adquirida podem não ser claros ou ser confundidos com gripes ou intoxicações, dependendo da imunidade do hospedeiro infectado. Em indivíduos com boa imunidade, os sinais mais comuns, quando presentes, são os seguintes: febre, mal estar, dores musculares, linfadenopatia (“ínguas”). Em indivíduos com a imunidade comprometida, os sinais podem ser mais graves, incluindo convulsões, confusão mental e sinais neurológicos diversos. Uma das lesões mais comuns diagnosticadas nos seres humanos são as coriorretinites, quando o cisto fica alojado em algum ponto da retina, podendo causar inclusive descolamento desta e cegueira.


A infecção congênita, ou transplacentária, ocorre quando a mãe adquire a infecção durante a gravidez e varia em gravidade dependendo do estágio da gravidez. Mães que já possuem títulos de anticorpos (defesa) anteriores à gravidez não têm essa preocupação. As infecções no primeiro trimestre são as mais graves, por isso os obstetras pedem a sorologia já na primeira consulta. De acordo com a fase de desenvolvimento fetal, podem ocorrer alterações graves no cérebro em formação, incluindo hidrocefalia, atraso mental, aborto, prematuridade, cegueira (coriorretinite), miocardite, entre outras lesões.


Mas quais são as formas de contágio? Essa é a resposta que toda gestante busca, sem dúvida, para evitar que qualquer coisa aconteça com os bebês tão desejados e sonhados. Para responder, temos que entender o ciclo de vida desse parasita.


Os gatos domésticos (e felídeos selvagens) são os hospedeiros definitivos e estão presentes em diversos ambientes, incluindo como pets dentro de nossas casas. Eles são os únicos que podem transmitir o parasita após a infecção e fazem isso durante apenas 15 dias, através das fezes contaminadas. Para isso, os parasitas formam oocistos que terminam o ciclo fora do hospedeiro, sobre a terra ou areia, durante 4 dias. Essa é a primeira informação importante: gatos, mesmo infectados, que estejam habituados a caixinhas de areia limpas diariamente, têm uma chance mínima de contaminar os donos, pois estes não deixarão as fezes expostas pelos 4 dias necessários.


Então onde isso ocorre? Gatos com acesso a hortas, jardins ou culturas no campo, vão defecar em locais não visíveis diariamente, portanto pode haver a contaminação da terra onde está plantada a verdura que iremos comer ou as flores que cuidamos sem o uso de luvas. Como evitar essas contaminações? Lavando muito bem as verduras que tiveram contato com a terra, mesmo de origem conhecida e preferindo vegetais cozidos quando vamos a restaurantes, usando luvas para fazer jardinagem e evitando o acesso dos gatos às áreas de terra. Lembrem-se que os gatinhos de casa podem ser educados e usar a caixinha, mas os visitantes nem sempre.


Pelo mesmo motivo, temos que cuidar com outros alimentos. Os gatos em sítios, chácaras e fazendas, têm acesso às hortas e aos pastos, contaminando o alimento que serve para outros animais, como bovinos, ovinos, suínos e frangos. Eles sofrem a infecção como os humanos, ou seja, nem sempre mostram que estiveram doentes, e a partir da fase de infecção crônica, vão ter os parasitas alojados principalmente na musculatura, mas também nas glândulas, inclusive nas mamárias. Como é possível saber se um animal foi contaminado no campo? Os sinais em fêmeas prenhes é o mesmo das mulheres, com a ocorrência de abortos ou anomalias fetais, de outra forma alguns testes de inspeção da carne e outros produtos de origem animal podem mostrar a presença do parasita. Mas esses testes não são 100% confiáveis. Então a prevenção deve ocorrer na utilização desses alimentos. O parasita morre à 63°C, portanto carnes bem passadas, leite e derivados pasteurizados são seguros para alimentação das mamães. O perigo está em embutidos não curados (linguiças e salames defumados, queijos crus) e natas frescas, além de carne mal-passada ou crua.


Já os cães não são hospedeiros definitivos, portanto não transmitem através das fezes, mas podem se contaminar da mesma forma que os humanos. Como no Brasil não existe o hábito de servir carne de cachorro em restaurantes, não há risco relacionado aos cachorros.


Existe um último risco, invisível, que pode ser muito perigoso: os hábitos de higiene dos profissionais que trabalham com a indústria alimentícia. Cozinheiros, chefs, garçons, todos os que trabalham diretamente com os nossos alimentos, podem trazer contaminações de terra nas mãos que contenham parasitas e passar isso para o alimento já pronto, não sendo possível eliminá-lo. Cuidado, portanto, com os locais onde escolhem para fazer as refeições, procure visitar a cozinha, observe a higiene das mãos dos profissionais que estão servindo.


Com todos os cuidados de higiene, não há como por a culpa nos bichinhos de estimação, que trazem tanta alegria às famílias. Certo? Até porque eles se contaminam das mesmas formas que os humanos e sofrem a doença de forma até mais grave, com alterações gastrointestinais e sensibilidade abdominal (cólicas).


Cuidem-se, futuras mamães!


Claudia Folador Rocha


Médica Veterinária


CRMV-PR 4666


Obrigada pela participação Cacau!




Participe de nossos sorteios!!! --------------->

CLARITONETA Ganhe uma linda mochila!

Concurso de Carnaval

Sorteio do Mês

Sorteio copinho de transição MAM

31 Comentaram - COMENTE AQUI:

Ana Paula Rodrigues disse...

Adorei a imagem ilustrativa.. rsrs... e o texto super exclarecedor... parabéns.

vanessa disse...

é infelizmente o relato foi meu
infelizmene pq contrai essa maldita doença no inicio da gravidez e nao tive o tratamento adequado
por isso cuidem-se
nao me canso de levantar essa bandeirA
o texto é maravilhoso
super esclarecedor parabens

Angela disse...

meninas,
mto bom o texto, tenho gato e todos acham que é um perigo pela toxoplasmose, mas fazendo a higiene da caixinha é tranquilo! adorei, mas de que podíamos pegar em restaurante, que passa de gente para gente eu não sabia mesmo! e hj em dia é difícil de confiar 100% em restaurante!!
bjs

Vanessa (Mãe da Luísa) disse...

Não sabia que esta doença era tão séria e que é muito difícil se prevenir efetivamente! Como o meu pré-natal foi pelo SUS tive que pagar muitos exames, inclusive ultrassom pois só dão um!! E o de toxoplasmose também não dão!! Acabei não fazendo por falta de grana.. Graças e Deus deu tudo certo pra mim, mas imaginem quantas pessoas poderiam ser poupadas de sofrimento com um simples exame de sangue?? Muito bom o texto, parabéns!!!

vanessa disse...

pois é vanesa
o meu medico era do SUS e ele nao pediu o exame e eu estava infectada
infelizmente meu filho foi cotaminado via placentaria por essa maldita doença

Hanna disse...

meu pré natal tbm foi pelo sus e pediram o exame graças a Deus , peguei um posto muito bom =D e olha que eu tenho apenas 3 gatos hein mais graças a Deus nao tive nada.

Hanna disse...

nossa van mais vc nao tinha sintomas? O.o pode ser confundidos com sintomas normais da gravidez?

Mical Martins disse...

caramba! É muito importante mesmo se cuidar, né? Eu não sabia que os gatos eram os que contaminavam, achava que os cachorros tb. O meu GO do comecinho da gravidez até me falou pra eu não ter contato com as fezes do meu cachorrinho na época e tal...
Minha mãe teve toxoplasmose, na época o médico dela falou até que era meio difícil ela ter filhos por causa disso. Essa informação procede?
outra pergunta: Uma das coisas que eu não comi durante a gravidez foi sushi, sashimi... pode passar através da carne crua dos peixes tb? Como seria isso? Aff sofri tanto! Tudo o que eu queria durante minha gravidez era um sashimi de salmão hmmmmmmm

Mical Martins disse...

Vanessa, acabei de ler teu post sobre a doença. Cara... que barra! Força aí pra vocês! Não é uma situação fácil! Meu coração se apertou! Não posso deixar de dizer que admiro tua força e garra! Não é todo mundo que consegue amar um filho com deficiência... Então Parabéns, o Rodrigo tem sorte por ter uma mãe como vocÊ!

vanessa disse...

tive sim hanna mas os sintomas se confundem com um resfriado forte

vanessa disse...

sim mical foi e é uma barra ate hj
luta diaria p amenizar as secuelas
luta contra a decriminaçao q nao é pouca
luta pelos direitos do deficientes q esses sim sao poucos
so o amor que é muito
muitooooooooooooooooooooooo grande
no meu blog eu escrevi um texto p meu filho q fala um pouco desse sentimento d ser mae especial
obg pela força

Vanessa (Mãe da Luísa) disse...

Eu fico realmente muito indignada com este atendimento que recebemos no SUS, minha irmã está grávida e com anemia, receitaram a dose errada do medicamento e ela quase que teve fazer transfusão de sangue!! É um absurdo, mas espero que tudo certo, como deu com vc!! Me emocionei com o seu relato!! Beijos!!

Hanna disse...

nossa , que perigo menina , isso é um alerta a todas as gravidas e tbm treinantes hein =D muito bom van você dividir sua experiencia conosco , depois da uma olhadinha no comentario q eu deixei no seu blog.

vanessa azevedo disse...

eu vi seu comentario sim
muitooooooooo obg de coração

vanessa azevedo disse...

vai dar tudo certo sim tenha fé
bjs

Renata disse...

O pior é que falta esclarecimento na classe médica sobre essa doença. Cansei de ver gestantes querendo doar o gato ou colocando o pobre animal na rua porque o obstetra mandou. É uma coisa tão simples - tomar cuidado com a higiene e com o que/onde come - e as pessoas continuam botando a culpa no gato. Até quem nunca teve gato e pega a doença, não pensa que pode ter pegado de outro modo. Eu tive gato a vida inteira (atualmente tenho 4 e cuidei da caixa de areia pessoalmente a gestação inteira) e nunca fui contaminada. E se fosse, com certeza seria culpa do meu churrasquinho mal passado (que evito a todo custo na gravidez).
Tomara que esse post repercuta muuito!

vanessa disse...

exatamente renata
minha sogra por exemplo pegou da horta da casa do vizinho
como? vou explicar
ela odeia gatos
ou eja nunca chegou perto de um
mas o vizinho tinha um pe de alface no quintal e todos os dias oferecia alface p minha sogra ele tinha um gato
qdo minha sogra saiu gravida e com toxo seu marido q na epoca era um medico foi casar as hipoteses de contagio e pediu p vigiar o vizinho vigiar seu gato
o vizinho descobriu q seu gato ao acordar cedinho ia fazer seu xixi matinal da horta
o vizinho colhia as alfaces e dava p minha sogra q por sua vez so higieniza-as com agua corrente
ou seja
contraiu toxo via horta
todo cuidado é pouco

Lívia disse...

Que perigo!!!!
Adorei me inteirar do assunto!

TKS!

Lívia.

Cacau disse...

Realmente escrevi pensando na importância da informação para evitar o sofrimento de mamães e bebês e também de proprietários e amigos peludos. Mas não sabia que o SUS não pedia esse exame!!! Isso é alarmante!!! As autoridades de saúde deveriam informar sobre esse problema!
No programa Mãe Curitibana, são requisitados vários exames inclusive 3 de toxoplasmose: vejam na página 14 da cartilha da gestante
http://sitesms.curitiba.pr.gov.br/saude/sms/protocolos/cartilha%20pr%C3%A9natal.pdf
Acho um absurdo a falta de acesso à informação e saúde de todos nós, pagadores de impostos.
Keka, obrigada pelo convite! Um beijão!

Cacau disse...

Pessoas que tem o título positivo anterior à gravidez não precisam se preocupar com riscos para o bebê. Só na doença ativa, ou seja, contaminação logo antes ou durante a gravidez.

Com relação aos peixes, o salmão cultivado é o mais vendido, mas não sei se tem acesso à fezes de gatos na criação. Mas existem outros riscos de intoxicações. Uma amiga e colega veterinária teve intoxicação por causa de um almoço japonês e passou um aperto indo de hospital em hospital, pq tinha medo de ser internada em hospital comum (infecções hospitalares) e as maternidades não aceitavam ela grávida por estar doente... Eu cortei a maior parte dos frutos do mar, exceto peixe (bem passado). Não sou alérgica, mas... pra que arriscar? São só 9 deliciosos meses! :)
Abç!

Cacau disse...

Para saladas, frutas e legumes: hipoclorito 1:1000 em imersão por 30 minutos! Esqueci de colocar no texto! rs Pode aceitar a salada sem agrotóxico do vizinho, mas lave e deixe de molho!
Bjs

KELLY MARA DE PAULA disse...

Eu já tive! Mas não prejudicou em nada na minha gravidez, pois tive antes...esta maldita doença...se a gente anda descalça, pisa no xixi de gato, come mta carne ...td é perigoso

Cacau disse...

Kelly,
O contato comm a doença é por via oral, pela boca, não através da pele. E pode comer carne à vontade, desde que bem passada... ;)
Abç

Marcia Pergameni disse...

sabe que na gravidez da Cissa o exame deu positivo para toxoplasmose, mas refizemos e não deu nada!! que bom!!

Jana disse...

Força amiga!!! Que Deus te cuide sempre!!

Jana disse...

Minha sogra tbm tem gato, mas tenho o cuidado certo com a higiene td dá certo...uiuiui mas essa do restaurante preocupa mesmo...

Jana disse...

Vamos nos cuidar mais ainda...

Jana disse...

Obrigada pela dica...Minha prima teve qdo pequena e as sequelas são muitas...

vanessa disse...

obrigada jana,deus é sim meu ecudo e minha fortaleza

vanessa disse...

cacau a doença durante a gestação pode reativar se a gravida passar por uma baixa resistencia muito grave, a minha foi reativada durante a gestação por isso a ncessidade de um acompanhamento nas gravidas com antecedentes ou nao da doença #ficaadica

vanessa disse...

indicado refazer e pedir o de avidez que é uma contra prova
todo cuidado é pouco

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...