2 de julho de 2011

Dia do Bombeiro

Hoje é Dia do Bombeiro e o Test Drive Mami não poderia deixar esta data tão importante passar em branco. Quantos de nossos filhos sonharam ou irão sonhar em ter esta profissão? E que tal saber como surgiu esta data? Fizemos uma pesquisa e encontramos uma matéria que traz estas e outras informações. Vamos conhecer um pouco mais sobre o Dia do Bombeiro? Mas antes vamos nos divertir com esta tirinha:

 

tirinha

No dia 02 de julho comemora-se o dia do bombeiro, uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar.

A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam cento e cinquenta e dois anos de existência.

Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.

Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade. As latas iam passando de mão em mão, até chegaram ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.

Hoje em dia podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo.

A profissão de bombeiro é muito bonita e deveria ser mais valorizada, pois colocam suas vidas em perigo para salvar a vida de outras pessoas.

Além de servirem para apagar fogo, esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas, etc.

Fazem ainda a fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios, onde as mesmas devem manter extintores cheios e oferecer equipamentos de segurança aos funcionários.

Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias, cuidados com álcool e fogo, acidentes em brincadeiras, não mexer em produtos de limpeza, não ingerir remédios sem orientação de pessoas adultas, dentre várias outras. Além desses, mostram o quanto é importante ter atitudes corretas enquanto cidadãos, como manter a ordem de nossas cidades, respeitar as leis e cumprir com nossas obrigações.

Esse trabalho é muito importante, pois através da prevenção levam para os estudantes orientações que podem evitar acidentes, tornando-os mais responsáveis em suas atitudes.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

3 Comentaram - COMENTE AQUI:

Jana disse...

Parabéns a todos esses profissionais que ajudam tantas pessoas com responsabilidade,dedicação e amor a profissão. Que Deus abençoe cada um de vcs com muita saúde e bençãos.

Anônimo disse...

E é verdade, nossos meninos sempre sonham em ser bombeiro ou polícia, né? Que fascínio essa profissáo exerce sobre as crianças!
Jokas da Mi diiirce

Aretusa disse...

É terrível saber que uma profissão tão admirada, bonita e importante é tratada com tanto descaso no nosso país!!
Eu já precisei da ajuda deles numa pequena emergência em casa e eles foram um amor. E na época em que doei leite materno, eram eles que vinha buscar pra levar pro banco de leite. Ajudas simples, mas que foram fundamentais pra mim! Muito obrigada!
Aretusa

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...