10 de agosto de 2011

Super Nanny: o apoderamento

crispoliQual de nós nunca ficou em dúvida sobre os limites que colocamos a nossos filhos? Quem nunca quis ter a Super Nanny em casa?
No último domingo, dia 7 de agosto, o Test Drive Mami esteve presente numa palestra da Super Nanny Cris Poli. E agora a gente conta para nossos leitores como foi.
Cris Poli, educadora argentina que vive há 35 anos no Brasil, falou sobre as bases para uma educação de qualidade e deu algumas dicas.
Família: Os pais são os responsáveis diretos pela educação dos filhos. Se algo em seu filho o desagrada, pergunte-se “O que eu tenho a ver com essa atitude dele? Qual a minha influência?”.
Educação: Se dá a partir do momento em que se nasce, o tempo todo, todos os instantes. Não é só na escola.
Autoridade: É algo a ser conquistado, e não imposto. Autoridade é diferente de autoritarismo. Os pais precisam reconhecer seu papel de autoridade.
Comando: É a voz, a direção. É preciso ser firme sem se impor. Ter voz de comando é diferente de manipular. A criança não pode fazer suas obrigações com algo em troca. O quadro de incentivo é uma conquista, e não manipulação.
Responsabilidade: Pais precisam assumir a responsabilidade pela educação dos filhos, e não terceirizá-la. A culpa por ficar pouco tempo com os filhos faz com que os pais se tornem permissivos.
Organização: A criança precisa ter horários, saber o lugar das coisas, ter noções de limpeza.
Rotina: Ter horários fixos dá segurança para a criança. Rotina não é monotonia. É possível ter rotina sem tédio, basta ser criativo. É a rotina que faz as crianças serem obedientes na escola.
Disciplina: É ensino, não é castigo. Deve ser algo positivo, acatar às regras da casa.
Respeito: Só se aprende a ter respeito num ambiente onde todos se consideram. É preciso escutar nossos filhos, desde os primeiros balbucios, dar atenção e levar em consideração a opinião deles.
Cumplicidade: Aqueles que educam uma criança devem seguir a mesma linha. Pais, avós, cuidadores, escola devem dialogar e falar a mesma língua para que a criança não se sinta perdida. “Minha mãe não deixa, mas meus avós permitem… o que eu faço?”.
Crescimento: É desenvolvimento, amadurecimento, direcionamento. Se a criança não sabe para onde ir, ela estagna.
Autonomia: É preciso ensinar a criança a ser independente. É mais fácil dar banho nela, dar comida na boca faz menos sujeira… Mas as crianças ficam tão realizadas quando fazem algo sozinhas!
Indivíduo: Individualidade X Individualismo. Respeitar a singularidade de cada um, sem deixar o cooperativismo e a vida em grupo de lado. Temos que reconhecer as habilidades de cada filho, sem comparações.
Qualidade: O que você faz no tempo livre com seus filhos? Leva-os para suas atividades ou acompanha-os no que eles têm vontade de fazer. Mesmo que você tenha só os finais de semana para ficar com os filhos, é preciso ter tempo e qualidade. Muitas mães ficam o dia todo com os filhos, mas não têm qualidade: ficam no computador, cuidando da casa, e deixam o filho em segundo plano.
Elogio: Elogio faz bem a qualquer pessoa. Faça elogios a quem você convive pelo menos três vezes ao dia. “Receito elogio como antibiótico” – brincou Cris Poli – “um de manhã, um à tarde e um antes de dormir”.
Incentivo: Melhor do que ameaçar, incentivar bons comportamentos dão mais resultado. Amor e limites são os pilares de uma boa educação.
crispoli2A Super Nanny ainda falou sobre a vontade que os pais têm de tê-la em casa: “Os pais buscam aprovação”. No entanto,para saber se estamos no caminho certo, basta olhármos para nossos filhos e vermos se estamos contentes com as atitudes deles.
Para finalizar, Cris Poli respondeu a algumas perguntas da plateia:
Como acabar com a cama compartilhada? Acabando. Levando o filho para a cama dele, fazendo companhia até ele pegar no sono. Se durante a madrugada ele for ao quarto dos pais, levá-lo de volta à cama. Ele vai chorar no primeiro, no segundo, no terceiro dia, depois vai diminuindo até cessar. O problema é que muitos pais desistem porque estão cansados e querem dormir.
Como se livrar da chupeta? Até 1 ano de idade, a chupeta é um paliativo. Depois dos 2 anos já é vício. Tirar a chupeta depois dos 3 anos pode gerar algum trauma. Vá conversando com a criança e estipule uma data para finalizar o processo e ir acostumando a criança com a ideia. Aproveite uma data e faça um ritual para a despedida da chupeta: entregar ao Papai Noel, às Princesas, jogar no rio…
Como evitar os mimos em excessos dos avós? Diálogo. Os pais precisam firmar sua resposabilidade como educadores e conversar com avós sobre atitudes que prejudicam o desenvolvimento dos filhos. Educar filhos inclui reeducação dos envolvidos no processo.
Como lidar com ataques de birra? Ignorando. Qualquer manifestação – reprovação, imitação – leva a criança a concluir que aquele comportamento chamou a atenção. Muitas vezes, para não passar vergomha, os pais se tornam permissivos. Mas é preciso ter pulso firme e não ligar para os outros. Quem educa seu filho é você.
Como usar o cantinho da disciplina? Quando a criança transgredir uma regra da casa ou repetir um ato que foi previamente reprovado, ela deve ir para o cantinho da disciplina e ficar lá por 1 minuto X a idade. Geralmente o cantinho pode ser aplicado após os 2 anos de idade. O local deve ser sempre o mesmo - um banquinho, um degrau, uma almofada, um tapete -, num lugar neutro da casa – um corredor, uma escada, mas nunca num determinado ambiente, para que a criança não associe aquele lugar a uma punição. E se a criança fizer algo de errado fora de casa, chame-a no canto e diga que ao chegar em casa ela vai para o cantinho da disciplina. E cumpra, avisando sempre o motivo pelo qual ela foi para lá. Terminou o tempo estipulado, um pedido de desculpas e um abraço para fazer as pazes concluem o processo.
Como utilizar o quadro de incentivo? Estipule metas de até 1 semana (mais do que isso a criança perde a referência de tempo) para que a criança realize suas tarefas, como arrumar brinquedos, se comportar, fazer xixi no penico, fazer o dever de casa. Vá marcando seus progressos num quadro e, se ao final da semana ela cumprir sua meta, ganha um prêmio.O prêmio não precisa ser material, mas pode ser um passeio, dormir na casa da avó, comer um doce, chamar um amigo para brincar.
Como lidar com palavrões? Assim como as birras, ignore. Quanto mais atenção, reprovação, mais a criança atinge seu objetivo: chamar atenção.
O post foi comprido, mas espero que as dicas possam ajudar algumas mães!
Até o próximo evento!
Mi
diiirce



0 Comentaram - COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...