4 de novembro de 2011

Laboratório Test Drive Mami em Casa

Hoje vamos começar um novo projeto aqui no Test Drive Mami. Percebemos que muitas mães às vezes ficam perdidas na hora de fazer alguma atividade legal com seus filhos, pois não possuem tempo para pesquisar, analisar e colocar em prática. Mas aqui no TDMami temos pedagogas, psicólogos, psiquiatras e mães supercriativas doidinhas para ajudar outras mamães. 


O tempo todo nosso cérebro recebe inúmeros estímulos por meio dos sentidos (audição, visão, tato, olfato e paladar). E é com essas sensações que a criança aprende sobre o mundo em que vive. Assim como um computador só funciona com as informações armazenadas nele, nosso cérebro depende das informações adquiridas pelos sentidos.

Na primeira infância, o cérebro ainda está se organizando, assim, atividades que envolvem o corpo todo ajudam a desenvolver o sistema nervoso. Porém, qualquer distúrbio ou deficiência na recepção e na organização dessas informações sensoriais acaba afetando o desenvolvimento da criança como um todo.

Nosso dia a dia nas grandes cidades não permite que as crianças experimentem boa parte desse aprendizado natural pelas brincadeiras motoras e sensoriais: as crianças passam boa parte do dia em espaços fechados, com brincadeiras pré-organizadas ou brinquedos estruturados (aqueles que compramos em lojas). O que vemos são crianças cheias de energia para gastar (rotuladas erroneamente de hiperativas), sem criatividade, sem autonomia.

A melhor maneira de se desenvolver essa integração sensorial é por meio do livre brincar. Deixar a criança manipular objetos estranhos, criar brinquedos, deixar que ela crie as regras da brincadeira, criar músicas, brincar com o corpo, sentir cheiros, comparar gostos. Coisas que crianças poderiam fazer naturalmente anos atrás, quando brincar nas ruas, subir em árvores e fazer bagunça não eram sinônimos de insegurança.

Nossa proposta é sugerir atividades para que não só nós, do TDMami, possamos fazer com nossos filhos, mas, também, para que você possa fazer em casa com filhos, sobrinhos, afilhados etc. A cada 15 dias uma colunista ou uma convidada vem postar aqui uma sugestão de atividade. E no post seguinte voltamos com as fotos de todas que fizerem a atividade em casa e mandarem pro nosso email e com uma nova atividade pra fazermos com as crianças.

Nosso intuito não é diagnosticar ou avaliar o desenvolvimento, mas oferecer às crianças e dividir com as famílias momentos de diversão e desenvolvimento.

Laboratório Test Drive Mami em Casa: aprender não precisa ser tão sério assim!

1 Comentaram - COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...