15 de agosto de 2011

Solteiras e Mães

clau
Cláudia e Vitor
Elas não sonhavam com isso, mas, devido a uma gravidez não desejada, um casamento que não deu certo, essas mães optaram se tornar mães solteiras. Ao contrário das que buscam ter sua produção independente num banco de sêmem, essas mães acabam vendo a independência como a única opção de felicidade, principalmente para os filhos já concebidos.
     Na grande maioria das vezes separações e relacionamentos não estáveis acabam fazendo com que a mãe encare o desafio de educar uma criança por si só. Algumas chegam a receber do então parceiro a proposta de “tirar” a criança, mas decidem encarar a nova fase sozinhas. Se viver a maternidade com o apoio do companheiro e da família já é difícil, tudo fica ainda mais complicado quando se inicia um processo de separação. Cláudia buscou forças no bebê que crescia em seu ventre para superar a separação após 10 anos de casamento: “Curti semana a semana o crescimento de meu filho e mantinha meu espírito alegre para manter uma gravidez saudável”, conta. 
Naiara e GG

     Nessas horas, a família e os amigos são essenciais para que a mulher consiga superar os obstáculos que uma separação impõe. Em alguns casos, os filhos chegam a visitar o pai biológico de tempos em tempos, mas, outras vezes, o genitor se afasta completamente. “O que não vale a pena é você ficar com alguém por quem não nutre mais sentimentos bons somente por causa de uma gravidez”, desabafa Naiara. E é na família que a criança encontra a figura paterna diária, no papel do avô, de um tio. “Minha filha chama meu pai de vovô-papai e diz que ele é o pai do coração”, conta Valéria.
     Como se não bastassem essas dificuldades, as mães solteiras ainda precisam encarar o preconceito, principalmente de pessoas mais tradicionalistas, que aceitam somente aquele modelo patriarcal de família. Mas, inicialmente, é preciso superar o preconceito da família e de si mesmas, afinal, ser mãe solteira não foi algo planejado.
ale
Alessandra e Davi
     Ana Paula conta que o mais complicado é não ter uma pessoa para dividir as responsabilidades, alguém para dizer “agora é sua vez!”. “Por outro lado, estar sozinha me dá autonomia para fazer as coisas do meu jeito”, explica. A mãe solteira precisa abrir mão de muito mais coisas se quiser ter uma convivência de qualidade com seu filho. Cláudia já perdeu as contas de quantas vezes precisou sair correndo do trabalho por uma emergência e acabou se queimando com o chefe, e Naiara diz que muitas vezes fica esgotada de ser o arrimo da família o tempo todo: “tem aqueles momentos que você precisa de um carinho, precisa ser cuidada, ser auxiliada”.
     Apesar de toda essa correria, toda essa doação – dedicação seria pouco para quem abre mão de tantas coisas -, Alessandra afirma que tem muito mais qualidade de vida com seu filho. E Cláudia concorda: “Vale ouvir do seu filho: mamãe, eu te amo. E ganhar beijos e abraços. Esse é o amor maior do mundo.”
     Toda a entrega para com os filhos faz com que essas mães tenham certa dificuldade em se relacionar novamente. Não só pelo medo de não dar certo, mas porque agora os filhos são prioridade, e é difícil encontrar alguém que saiba entender essa relação. Cláudia conta que se tornou mais exigente com homens: “se for para somar, que venha. Se for para disputar, não me relaciono”. Na realidade, as mães solteiras acabam se vendo “mães” a maior parte do tempo, e esquecem-se de sua figura “mulher”. “Acabei, de certa forma, construindo um muro ao meu redor”, conta Naiara.
     Por mais que não tenha sido planejado, o fato é que as mães solteiras acabam aprendendo a superar as dificuldades e tirar proveito dessa relação única que têm com seus filhos. “A gente acaba se adaptando à situação em que está vivendo”, explica Ana Paula, que ainda está se ajustando a esse novo papel. E, no fim das contas, todas concordam que ser mãe, independentemente do que tenham almejado para si, foi a melhor coisa que já aconteceu. “Sempre desejei ser mãe e minha filha foi a realização de um sonho”, conclui Valéria.

Feliz Dia do Solteiro a todas as mamães que decidiram encarar a maternidade sozinhas!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...