9 de novembro de 2011

Amamentar - Ato de amor - Momento único


Olá mamis! Hoje estou muito feliz por dois motivos: 


1º - Agora faço parte da equipe Test Drive Mami (tô me achando!);


2º - É meu aniversário de 30 ANOS!!! Sempre achei que iria chegar nessa idade uma "tiazona", mas até que estou legalzinha, rs.


E para comemorar tudo isso, escrevi um texto que na realidade é um desabafo. Minha filha não quer mais "tetê" da mamãe, agora é mocinha, e só quer "mamá". Espero que gostem...

Conheço muitas mulheres que dizem que não irão amamentar seus filhos para não ficarem com seios caídos (não posso mentir, caem um pouco sim). Outras colegas, quiçá (termo arcaico), querem ter um filho.

Bom, já escrevi sobre o fato de ter filho e descobrir um grande amor e tudo. Mas agora resolvi falar sobre a amamentação.

Na minha opinião deve ser muito prazeroso para a criança, uma vez que quando observava minha filha, ela revirava os olhinhos e ficava brincando com o meu cabelo, às vezes até dormir.

É muito gostoso ter esse contato que só mãe e filho podem ter, sabia? Claro que a maioria sabe, mas tem gente que nem imagina. Aquela pessoinha te olhando nos olhos, querendo dizer: "obrigado, mamãe" e você olhando nos olhos dela e dizendo: "te amo". É uma troca formidável.

Quando a Luiza nasceu eu não tinha nem o colostro (primeiro leite que sai do seio) e demorou um pouco para descer, principalmente pelo fato dos meus bicos serem "retráteis", o que dificultou muito a mamada. Conforme a Luiza sugava, eles encolhiam. Chorei muito e meu marido chorou junto, porque minha filha queria e eu não conseguia dar. Meu marido até fez promessa (e já pagou). Até que uma santa enfermeira me deu um bico de silicone, que eu coloquei rapidinho e a Lu sugou tanto que até rachou o bico. E olha, depois que rachou, a dor era tão grande que eu tinha vontade de arrancar o peito fora, rs. A dor era imensurável, não tem como não contar isso. Mas, a vontade de amamentar era tanta, que passei tudo que ensinavam - casca de mamão gelada, casca de banana gelada (dizem que essas cascas possuem ação cicatrizante), passei várias pomadas de lanolina e mais um monte de coisas, mas o que sarou mesmo foi uma pomada contra assaduras a base de Dexpantenol (não quero fazer propaganda porque a marca é famosa). Essa pomada, enfim, ajudou a cicatrização e foi fechando a ferida. Graças a Deus! Uma colega minha perdeu até um pedacinho do bico por amamentar, deu uma dó danada. Contudo, depois que os bicos melhoram, amamentar passa a ser um grande prazer (e alívio, quando os seios estão cheios, rs).

Nos primeiros meses meus seios ficavam muito duros, de tanto leite que produziam. Quase tive mastite (inflamação super complicada), foi por pouco. Comprei até bombinha para ordenhar (sei que o termo é horrível e nos sentimos como vacas por isso, mas é assim que se fala).

Amamentei exclusivamente a Luiza até 5 meses, daí comecei a dar papinhas de frutas e suquinhos, já que teria que voltar a trabalhar em breve. O único problema de saúde que a Luiza teve em 5 meses de amamentação, foi uma crise alérgica, mas isso devido à umidade e mofo do sítio que fomos. Uma semana de inalação com soro e ela estava ótima. E daí, no berçário, não tem jeito, né? Várias crianças. Uma fica doente, e as outras vão ficando em sequência. Mas, a Lu só ficou doente essa vez que falei. Ela é super forte (santo leitinho da mamãe).

Mesmo com a produção de leite não sendo mais tão intensa, ainda a amamentava, porém, com menos frequência - de manhã quando ela acordava, a tarde no berçário (pois é, tenho um luxo, minha filha fica no berçário de onde eu trabalho) e a noite em casa, antes de dormir. Mesmo ela comendo muuuito bem. Digamos que o leite estava servindo como um complemento, um mimo.

Ela já está com 11 meses, quase uma mocinha, rs. Engatinha, bate palmas, diz não balançando a cabeça, dá tchau, faz que está brava, fica em pé segurando no sofá e estante (está quase andando sozinha), e imita tudo que fazemos.

Pretendia amamentá-la até um ano. Não por estética ou por tabus, mas porque considero ser o suficiente. Afinal, ela come de tudo e como eu disse, meu leite virou um complemento e não uma necessidade. Agora, muitos pediatras dizem para amamentarmos até os dois anos de idade da criança, porém acho isso controverso.

Mas, para minha surpresa, foi ela que decidiu que não queria mais mamar. Estou me sentindo meio "jogada de lado", sem serventia, rs. É estranho pegar minha filhinha no colo e não dar o meu peito, e sim, dar uma mamadeira. E pior, vê-la gostar desse leite "falso", rs. Tentei por várias vezes dar o peito novamente, mas ela pega e morde. Daí, sorri e desce do colo rapidinho para ir para o chão.

Fui à Ginecologista, que me passou um remedinho para ajudar a baixar a prolactina (hormônio responsável pela produção de leite pelas glândulas mamárias), ou seja, serve para secar o leite. Tomei esse remédio porque somente meu seio esquerdo continuou produzindo leite depois que a Luiza largou. E por ela não mamar, começou a empedrar e daí, mesmo ordenhando com a bombinha, não estava parando a produção, o que começou a me preocupar. Até pensei em doar leite, porém, tive medo de não saber fazer os procedimentos corretos, e então, de alguma forma contaminar o leite e acabar fazendo mal para algum bebê. Sei que há um controle rigoroso por parte dos órgãos da saúde, mas preferi assim.

Vou sentir muita falta desse momento mãe e filha, mas tenho certeza que muitos outros momentos virão ao lado da minha pequerrucha.

Amamentar é uma prova de amor, é um momento de prazer, um momento de paz, um momento único.

Não deixe de amamentar seu(sua) bebê, ele(a) merece esse carinho!

Já estou sentindo falta...
(Luiza com 5 meses nesta foto)

OBS: O setor de comunicação do Ministério da Saúde deixou um comentário no meu blog pessoal (http://ecletikablog.blogspot.com/2011/11/amamentar-ato-de-amor-momento-unico.html) solicitando a divulgação de DOAÇÃO DO LEITE MATERNO. Como disse acima, sabia disso, mas por ter muito medo de não saber tirar o leite e armazená-lo corretamente, preferi não aderir à causa. Mas sei que é de extrema importância para muitos bebês essa doação.
Por isso, peço àquelas que amamentam e sentem que podem fazer a doação, que se informem nos endereços que vou listar e façam essa linda e boa ação: Blog da SaúdeAleitamento Materno - FacebookMinistério da Saúde - Twitter; e-mail: comunicacao@saude.gov.br


Bjocas e até +

Refazendo Sorteios!


Oi gente!



Hoje terminou o prazo para que as sortudas que ganharam os sorteios do mês passado entrassem em contato com a gente mandando o endereço para podermos encaminhar para os nossos patrocinadores enviarem os prêmios.

Mas, a ganhadora do sorteio dos produtos da MAM, Michelle Torteli, não entrou em contato com a gente!

Então, refizemos este sorteio e a nova ganhadora é....


Alyne Cristine Gomes do Egito!!!

Já a ganhadora do Sorteio Spice Kids, Renata Petrolino, entrou em contato com a gente abrindo mão do prêmio já que ele era pra crianças acima de 3 anos e o bebê dela tem pouco mais de um ano ainda.

Refizemos esse sorteio também e a nova ganhadora é....

Denise Conte Pyrrho!!!


Parabéns às novas ganhadoras!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...