31 de maio de 2012

Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar

 Você sabe o que são os 4 "Rs"? Não? Então, veja o que significam e colocar em prática é mais fácil do que se pensa. 
Este texto é do Se joga no lixo




R de Reduzir 
O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é reduzir a quantidade do que consumimos. No supermercado, por exemplo, podemos escolher produtos com pouca embalagem ou com embalagens mais resistentes e reutilizáveis. Na hora de levar as compras para casa, por que não levar uma sacola mais resistente, para evitar o uso de muitas sacolinhas de plástico? E na hora de escolher os bens duráveis, como fogão e geladeira, o negócio é escolher modelos de melhor qualidade, com garantia, que durem mais, reduzindo a necessidade de comprá-los de novo em breve.

R de Reutilizar
Reutilizar significa guardar coisas que normalmente seriam jogadas fora e usá-las de novo. É uma forma de aproveitar os produtos sem que eles tenham passado por qualquer tipo de alteração ou processamento.
Os principais resíduos que podem ser reutilizados são embalagens e roupas. Uma garrafa vira um vaso de plantas, a camisa velha vira um pano de chão, os potes de sorvete se transformam em potes para guardar comida, e por aí vai. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais de uma vez todas as coisas que consumimos, o quanto estaremos diminuindo o lixo de casa!

R de Reciclar
Depois de evitar consumir coisas desnecessárias e de reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar.
Reciclar é transformar uma coisa velha numa coisa nova. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.
Reciclar é, por exemplo:
§                                 Transformar papel usado em pasta de papel e depois fazer papel novo a partir dessa pasta;
§                                 Esmagar garrafas de vidro usadas em bocadinhos pequeninos e derretê-los para fazer novos produtos em vidro;
§                                 Derreter latas de alumínio usadas, prensar o material derretido em folhas e moldar estas folhas em novas latas ou outros produtos de alumínio.

R de Repensar
Quando falamos neste quarto R, estamos querendo repensar nossos hábitos de consumo, que por muitas vezes são exagerados. É preciso parar e pensar antes de cada compra. O consumismo – comprar, comprar, comprar, mesmo que aquilo não seja necessário para você – traz ainda mais problemas para o planeta. Causa o esgotamento dos recursos naturais (ou seja, vão acabando a madeira, as reservas de metais, os animais etc.), a poluição das águas, do ar e do solo.

Para saber mais sobre o lixo, seus destinos, como ajudar o planeta entre no Se joga no Lixo http://seliganolixo.wordpress.com/


30 de maio de 2012

Ideias para uma vida mais sustentável

Dicas simples para uma vida mais sustentável em casa e na escola



* Em casa

1- Separar o lixo.
2- Descartar pilhas, baterias, lixo tecnológico, lâmpadas, restos de medicamentos em locais adequados.
3- Preferir produtos que tenham refil.
4- Reutilizar embalagens.
5- Comprar embalagens tamanho família.
6- Roupas e brinquedos que não são mais utilizados podem servir a outra família/ criança: doe.
7- Dar preferência aos alimentos típicos da região e da época.
8- Organizar um livro de receitas que dê preferencia aos alimentos típicos da sua região.
9- Montar uma mini-horta em casa.
10- Solicitar ao banco para nao enviar extratos ou propagandas, dando preferência para consultas on-line.

* Na escola

1- Solicitar para receber comunicados escolares via e-mail.
2- Verificar a possibilidade de entregar alguns trabalhos via e-mail ou plataformas educacionais.
3- Observar como são realizadas as atividades em classe e as que são enviadas para casa. Há desperdício?
4- Existem fontes para programas de edição de texto que consomem menos tinta durante a impressão.
5- Verificar se as folhas são usadas frente e verso (depende da atividade).
6- Observar se são usados os retalhos de papel para se fazer trabalhos.
7- O isopor é utilizado em trabalhos?
8- Há programas de conscientização ou reciclagem na escola?
9- Como a questão do lixo é tratada na escola?

Essas são algumas dicas fáceis de serem seguidas com pequenas mudanças de hábito.

29 de maio de 2012

Dicas para dias mais sustestáveis

Estas dicas foram retiradas do site Se Liga no Lixo
Dicas simples que podem ser realizadas em casa e no dia a dia.

Em casa, faça uma lixeira especial: ali só poderão ser jogados vidros, plásticos, latas e papéis. Peça aos seus pais e irmãos que ajudem a manter esse lixo separado. Quando esse material chegar às mãos dos catadores, ficará muito fácil fazer a separação para reciclagem.

A lixeira de reciclados deve estar protegida da água. Se o lixo a ser reciclado ficar mofado, por exemplo, poderá não servir mais para a reciclagem. Por isso, mantenha esse lixo sempre em lugar seco e tampado.

Quando for à praia, leve um saco plástico para jogar todo o seu lixo. Lembre de tudo: papel de bala, palito de sorvete, o copo do mate, a latinha de refrigerante, o guardanapo, o canudo. Quando for embora, não esqueça de levar o saquinho até uma lata de lixo.

Use menos água quente. Aquecer água consome muita energia. Para sua mãe lavar a louça ou as roupas, fale com ela para usar água morna ou fria.

Fale com a sua mãe para reaproveitar as coisas. Dê ideias para ela usar um produto mais de uma vez. Ajude a ela a pensar em sugestões bem legais de reutilização.

Dê vida longa a roupas e brinquedos: na medida em que crescemos, roupas e brinquedos começam a não caber mais no nosso corpo ou ficar ultrapassados para a nossa idade. Esses objetos não precisam ir para o lixo. Outras crianças menores podem reaproveitá-los. Então, lembre-se disso e mantenha suas roupas e brinquedos bem cuidados.

Mantenha sua rua e seu planeta limpos: jogar o lixo no local certo (sempre na lixeira, nunca na rua ou num bueiro!) e limpar o cocô de seu cachorrinho na rua são dois exemplos de como é fácil manter tudo limpinho à sua volta.

Use uma garrafa térmica com água gelada. Peça aos seus pais para comprar aquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Encha de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo de água.

Na hora de escovar os dentes, molhe a escova e feche a torneira durante a escovação. Você sabia que fazendo isso é possível economizar mais de dez litros de água?

Tome banho de chuveiro e de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

Evite banhos demorados. Duchas de 15 minutos consomem cerca de 130 litros de água. Outra ideia é desligar a torneira quando for se ensaboar, passar xampu e condicionador. O consumo pode cair para 45 litros.

Quer outras dicas? 
Dê uma olhadinha no Se liga no Lixo http://seliganolixo.wordpress.com/


28 de maio de 2012

Semana do Meio Ambiente: Consumo Consciente


No dia 05 de junho comemoramos o dia do Meio Ambiente. A importância do tema vai além de preservar as árvores. Neste dia, devemos nos conscientizar que cada um de nossos atos influenciam diretamente na vida do planeta.

Esta semana no Test Drive Mami iremos discutir um pouco mais sobre o assunto. Hoje o assunto é Consumo Consciente.

E como consumir conscientemente tendo crianças em casa e tantos apelos de compre isto, compre aquilo? Como mostrar aos filhos que não se é necessário ter todos os brinquedos que passam na tv?
Logicamente, isto não é fácil. Todos nós temos vontade de ter o modelo mais novo de um telefone, de ter a coleção toda de sapatos. Mas é este tipo de coisa que devemos ficar atentos: consumismo desnecessário.

Ir a um loja de brinquedos, livraria, loja de roupas com criança não é algo fácil, mas não é algo impossível. Sempre ter mente que a criança vai pedir, mas que nem sempre é necessário atender aos pedidos de "Mamãe eu quero... mamãe compra pra mim...."

Realizar consumo consciente é pensar que aquele objeto que vc está comprando atinge o Planeta de alguma forma, seja ela na hora em que foi fabricado, seja ela na hora em que não tiver mais utilidade em sua casa.

Não há consumo mais consciente quando já se sabe todo o caminho de um produto desde sua produção até seu destino final.

26 de maio de 2012

Concurso Champions of Food @McDonalds_BR

O Champions of Food deseja inspirar famílias a criar e compartilhar o modo de tornar suas receitas favoritas (como frutas coloridas, vegetais saudáveis, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura) em uma dieta divertida e equilibrada.

Participe do Concurso ! NENHUMA COMPRA É NECESSÁRIA.

Você poderá ganhar uma viagem para um adulto e uma criança para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres!

Inscrições até 31/05/2012

http://www.championsoffood.com/cfp/promotion/submit.html?lang=po_BR

24 de maio de 2012

Linguagem Dunstan dos bebês

O bebê chora. Mãe, pai, avós, todos se prostram ao lado do recém-nascido em busca de um sinal que identifique o choro. Cada um dá um palpite diferente. Tenta-se de tudo: colo, peito, chupeta, arroto, fralda, roupa, sono. Até que a criança para de chorar, e Deus sabe o porquê.





Durante 9 anos, ela observou outras crianças e percebeu que os padrões de choro eram os mesmos em qualquer cultura. Daí surgiu a “Dunstan Baby Language” – Linguagem Dunstan dos bebês. 

Sabemos que os bebês, desde o nascimento, informam suas necessidades por gestos e sons, que com o tempo (muito tempo) são decifrados pelos pais. Enquanto seus desejos não são realizados, o choro se torna mais forte, e o bebê fica cada vez mais irrritado. No entanto, se os pais suprem essas necessidades rapidamente, o bebê fica mais calmo, e o vínculo entre eles se torna mais íntimo e mais estreito.


A tal linguagem parece funcionar desde o primeiro minuto de nascimento, pois ela é baseada nos instintos e reflexos do bebê. O que pode demorar algumas semanas é a interpretação desses sons. Mas, com o treinamento adequado, pais e cuidadores estarão cada vez mais aptos a entender os sons.

P. Dunstan classificou o choro em 5 tipos: fome, sono, desconforto, arroto e cólica. Esses choros são produzidos pelos reflexos da necessidade de sobrevivência do bebê e se fazem presentes até o 3º mês. Se os cuidadores do recém-nascido aprenderem a identificar suas necessidades nesse tempo, o bebê passa a manter o padrão do choro por um bom tempo, já que assim ele consegue transmitir o que quer. Caso contrário, a criança tende a se irritar e ter um comportamento mais agitado por não ter suas necessidades atendidas.





Basicamente, o programa descreve os choros da seguinte forma:


Neh – choro de fome, pois a língua vai ao céu da boca, imitando o reflexo de sugar.

Owh – choro de sono, com a boca bem ovalada, imitando o reflexo de bocejar, esfregando os olhos e/ou as orelhas.

Heh– choro de desconforto, geralmente acompanhado de agitação, suor (se calor) ou mãos e pés gelados (se frio). Pode também ser a fralda, a posição.

Eairh – choro de gases, forçando bem o abdômem, dobrando as perninhas e fazendo caretas.

Eh – choro de arroto, como se quisesse colocar o ar para fora. Fica com o peito mais rígido e se contorce quando de bruços.

Parece tudo muito fácil, mas os sons são muito parecidos, e só treinando bem os ouvidos para distingui-los. Depois de utilizá-lo, 90% das mães aprovaram o método, que também conta com instruções sobre a rotina do bebê e oferece uma tabela para que se anote o que o bebê fez ao longo do dia.

A verdade é que o negócio virou uma febre depois que a desenvolvedora do método falou sobre ele no programa da Oprah. Para saber mais, visite a página do programa ou a do canal GNT que mostrou uma reportagem sobre isso num programa superbacana para mães.

Mas fica aqui a minha dúvida: e o choro de colo, de querer afeto? Não entra aqui não? E quando a criança aprende a fazer manha? Vou me informar a respeito e depois conto para vocês!

22 de maio de 2012

FIV - Onde procurar ajuda

O Test Drive Mami pesquisou e aqui você encontra os principais locais para se informar sobre FIV (Fertilização In vitro).

São Paulo

Hospital Pérola Byington
Gratuito
Como funciona: o tratamento é gratuito. Os interessados devem agendar uma consulta no hospital público de São Paulo. Para isso, basta ligar na terceira quarta-feira de cada mês a partir das 8 horas, para os seguintes números: (11) 3112-1210 ou (11) 3104-2785. Entre 40 e 50 pacientes são atendidas mensalmente. Após os exames e a visita ao médico, é necessário aguardar o tratamento numa fila de espera de até três anos. O critério de seleção é a ordem de chegada – não há análise socioeconômica. O programa já tem medicamentos incluídos e é válido para pessoas de qualquer parte do país.

Endereço: rua Santo Antônio, 630
Informações: hospitalperola@ig.com.br
Telefones: (11) 3248-8000 (PABX do hospital)

Desconto de até 60%
Como funciona: há desconto de até 60% no tratamento. No primeiro dia útil do mês, os interessados de todo o país podem ligar na Central de Reprodução Humana, no número 0800-7723322, das 10 às 17h30. São aceitos novos pacientes até completar o número de vagas mensais, que varia de 50 a 100, dependendo da disponibilidade do hospital no período. Quem conseguir um lugar assistirá à palestra sobre a reprodução humana, marcada para o primeiro sábado do mês seguinte. Depois do encontro explicativo, os casais passam pelos exames e pela consulta médica e partem para o tratamento com profissionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Não há fila de espera nem análise de renda. A fertilização in vitro custa de R$ 6 mil a R$ 7 mil, e a inseminação, R$ 2 mil, incluindo as medicações.

Descontos de até 40%
Como funciona: nessa iniciativa, localizada na capital paulista e fundada por especialistas da área e professores universitários, é oferecido um desconto de até 40% no tratamento. A primeira consulta custa R$ 170 e deve ser agendada pelo número (11) 3826-7017, de segunda à sexta das 8 às 17h30. O médico faz os exames básicos de fertilidade e marca o retorno dos pacientes. Ao voltar à clínica, o casal é entrevistado por um assistente social, que analisará a situação financeira e estipulará a porcentagem de desconto concedida. Há abatimento também nos medicamentos. No número telefônico, pode-se ainda reservar vaga para a palestra gratuita sobre técnicas de reprodução assistida, que o Projeto promove uma vez ao mês. Sempre aos sábados, a partir das 9 horas, o encontro esclarece as principais dúvidas dos participantes sobre o assunto.

Santo André

Descontos de até 70%
Como funciona: há descontos de até 70% no tratamento. Professores e médicos residentes do hospital universitário atendem cerca de 100 mulheres por mês. O agendamento da consulta, gratuita, é feito no número (11) 4993-5401, de segunda à sexta das 8 às 17 horas. Estima-se em dez dias o tempo de espera para a primeira visita ao médico, que inclui uma palestra sobre a reprodução humana. Depois dos exames, não é necessário aguardar em uma fila para fazer o procedimento recomendado. O custo estimado da fertilização in vitro é de R$ 4 mil a R$ 5 mil e a inseminação sai por R$ 600, incluindo as medicações. Não há a análise de renda. Os exames podem ser feitos pelo SUS ou pelo convênio médico e o programa atende casais de todo o país.

Ribeirão Preto

Gratuito
Como funciona: o tratamento é gratuito e o serviço é exclusivo para pacientes do interior paulista. Os interessados devem ir a um posto de saúde em sua cidade, que encaminhará o pedido para a divisão regional até chegar ao hospital. Não há a análise socioeconômica e a fila de espera é de cerca de um ano. Os tratamentos são realizados pelos professores e médicos residentes da instituição universitária. Os custos com medicamentos variam entre R$ 2 mil e R$ 3 mil e devem ser pagos pelo casal.

Rio de Janeiro

Gratuito
Como funciona: há tratamentos gratuitos e com desconto de 50%, mas apenas casais com renda até R$ 2,3 mil podem se inscrever no site da clínica carioca Pró Nascer Pró Nascer para uma palestra sobre a reprodução humana, que acontece a cada dois meses. No encontro, com 90 casais, são sorteados dez tratamentos gratuitos, a serem realizados pelos profissionais da instituição, para pessoas com renda até R$ 1,2 mil e dez descontos de 50% para quem ganha entre R$ 1,2 mil e R$ 2,3 mil. Nesse caso, a tentativa da fertilização in vitro sai por R$ 3.960, parcelados em duas vezes. Os medicamentos não estão incluídos no valor.

Todo o país

Desconto de 50%
Como funciona: para participar, é necessário que a renda do casal não ultrapasse R$ 3.850. Não existe seleção, fila de espera e vagas delimitadas, mas é preciso comprovar os rendimentos e preencher um questionário disponível nas 72 clínicas conveniadas em todo o país. Para saber se existe alguma na sua cidade, basta acessar o site ou ligar no número 0800-113321. O programa foi criado pela Vidalink, uma empresa de gestão de benefícios de medicamentos, e tem o patrocínio do laboratório Merck Serono. O desconto é apenas para a fertilização in vitro, que custa entre R$ 9 mil e R$ 11 mil, incluindo os medicamentos. A primeira consulta, na qual o casal retira o formulário, é paga e varia de R$ 100 a R$ 280. Além do desconto, o programa permite o parcelamento no cartão de crédito em até 12 vezes.

18 de maio de 2012

Dedo em gatilho: o susto que tomei

Hora do papá. Sentei o filhote no cadeirão e puxei a bandejinha para perto dele. Senti um obstáculo e parei. Era o polegar do pequeno. Mãe desesperada, filho que chora. Beijo, colo… passou! Ufa! “Deixa a mãe ver como está”. Susto! O polegarzinho esquerdo ficou travado, dobrado. Mãe de m… destroncou o dedo da criança! Aperta daqui, aperta de lá, e ele nem se abala. Nada de dor. Tento forçar, e ele reclama. No mais, sem inchaço, sem dor, sem hematoma. Na hora da mamadeira, aproveito a concentração e o relaxamento para ver o dedo, massageio para ver se ele reclama de dor e… O dedo volta pro lugar! Mãe comemora, feliz da vida. Vamos dormir.


Tumblr_l7rl0ryrby1qbce3eo1_500_large



 Depois da linda noite de sono, vou ver o dedinho. E para minha surpresa, estava travado de novo. Ai, meu Deus! Faço aquela massagenzinha do dia anterior e o dedo volta. Mas que diabos é isso? Solução: PS Ortopedia. Diagnóstico, nas palavras do médico: “É de nascença, chama-se polegar em gatilho, é comum. Ele sempre teve isso, mas você nunca percebeu”. Pensamento da mãe: “Médico safado, tá achando que nesse 1 ano e pouco eu nunca prestei atenção ao dedo do meu filho? Cirurgia? Tá doido? Vá pastar”.

Em três dias, visito mais três ortopedistas: todos concordam! O pior foi um deles que disse o nome do problema e já foi fazendo a ficha da internação e da cirurgia. Sem conversar sobre anestesia, recuperação, riscos, causas… Tipo Drive-thru da cirurgia ortopédica. Um número 3, por favor, com anestesia geral, sem fisioterapia!

Quarto ortopedista, especialista em mãos, Dr. Sérgio Gama (Hospital Cristóvão da Gama, em Santo André). Superatencioso e carinhoso com o pequeno, me acalmou dizendo que a culpa não tinha sido minha. Realmente é um problema congênito, mas que não foi percebido por que o dedo voltava ao lugar facilmente. Com o pequeno trauma do episódio do cadeirão, o tendão engrossou um pouco mais e agora não passa pela polia. Dedo em gatilho é assim: o tendão passa por polias, como um trenzinho num túnel. Por alguma razão, o tendão adquire uma calosidade e trava no “túnel”. Se forçar, ele passa. Com o tempo, pode engrossar mais e travar de vez (como aconteceu com o pequeno). Não adianta fisioterapia, imobilização. O procedimento é cirúrgico. Infelizmente com anestesia geral para a idade dele. Inalatória, sem entubação (coisa que outro pediatra me disse que iam colocar aparelhos para respirar por ele durante a cirurgia!!!). Não há como ser local, porque ele não vai ficar quieto e vai se assustar com o ambiente. A dose é mínima, o suficiente para ele ficar sedado por 15 minutos, o tempo da cirurgia. O médico também aconselhou a fazermos o mais rápido possível, pois o filhote estava na fase de desenvolvimento motor, e com o movimento de pinça tolhido, toda a aprendizagem dele poderia estar comprometida. Mãe-psicopedagoga preocupada…

Em menos de quinze dias, filhote entrou na sala de cirurgia, no colo da mãe, com touca, sapatinho e camisola. Outra mãe aguardava o retorno na filha com o mesmo problema. Enquanto ela se debulhava em lágrimas, eu permaneci forte e encorajei o pequeno a ir com a enfermeira cheirar um negócio bem diferente (ainda tenho medo da minha fala apológica!). Fez toda a diferença. Em menos de 20 minutos, o doutor estava de volta, dizendo que a cirurgia tinha sido um sucesso, que ele estava sentadinho na mesa, brincando com a enfermeira. Só chorou na hora de inalar a anestesia. Era questão de ele acordar, se alimentar e voltar para casa. Sem antibiótico, só com analgésico e anti-inflamatório (se precisar). Em meia hora ouvi seu choro, e as enfermeiras permitiram minha entrada na sala de recuperação de anestesia. Ele se acalmou, e eu já fui logo explicando o que era o curativo. Maior papo-cabeça entre mãe e filho de 1 ano e meio!

O mais difícil foi convencê-lo a permanecer com o curativo em casa: “Tira, mamãe, tira!”. Mas,em 20 dias os pontos caíram e a mãozinha estava lá, com um grossinho na cicatriz (que já sumiu, diga-se de passagem). Sem fisio, sem nada. Supersimples.

Confesso que me senti muito culpada. Mas o médico que realizaou a cirurgia fez um trabalho muito humanizado e me tranquilizou. Foi essa calma que fez toda a diferença. O tempo todo procurei transmitir segurança ao meu filhote. Em nenhum momento percebi ele assustado.

Se seu filho tem esse problema, não tenha medo, mãe! Procure um profissional em quem sinta confiança, nem que você consulte muitos ortopedistas e repita o mesmo discurso ene vezes. A cirurgia é simples e de recuperação rápida. Quanto antes for feita, menos seu filho vai se recordar do momento. Em gatilho, agora, só o desenvolvimento do meu meninão!

Respira uma mãe aliviada, sem traumas, sem remorso.


 Pai-e-filho-de-mafos-dadas-ago-2009_large

Em crianças, oacometimento é mais freqüente no polegar, conhecido como polegar em gatilho congênito, e raramente ocorre nos outros dedos, independentemente do sexo, apresentando 25% de bilateralidade. Nos adultos é mais comum nas mulheres, no lado dominante e na idade entre 50 e 59 anos. O dedo mais afetado também é o polegar, porém, é co-mum a ocorrência de gatilho nos outros dedos(4). Os sintomas variam deleve desconforto local até a presença debloqueio tendinoso, principalmente no período matutino, o que leva à incapacidade de estender ativamente o dedo, que permanece bloqueado em flexão. Muitos pacientes relatam que inicialmente apresentaram, durante a movimentação, apenas um estalo ou ressalto no dedo afetado. Posteriormente, esse sintoma evolui com bloqueio e, às vezes, o paciente só consegue estender o dedo, imprimindo força externa para o seu desbloqueio. Clinicamente, esses pacientes podem apresentar um nódulo no tendão, que é freqüentemente palpável(5).

Fonte: Revista Brasileira de Ortopedia. 



1diiirce


Dia do Museu - Dicas de passeios

Vocês sabiam que até o dia 20 de maio, será comemorada a 10ª Semana de Museus com eventos por todo país? 

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesse ano, a sua 10ª edição ocorrerá entre os dias 14 e 20 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno do tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações. 




Tem muita atividade cultural acontecendo em todo o Brasil e você pode conferir a programação preparada para os museus da sua região abaixo:


16 de maio de 2012

Quando eu crescer, quero ser invisível!


tumblr_lot0q7FcAi1qfhtnu_large



O que você quer ser quando crescer?
Nós, mães, esperamos sempre respostas como médico, professora, polícia, advogado, bailarina, bombeiro, secretária. Acho que ninguém escolhe ser gari, lixeiro, doméstica por vocação, por escolha.
Mas são esses profissionais invisíveis que fazem nossa vida em sociedade dar certo. Acontece que nem sempre eles recebem o merecido valor. O psicólogo da USP Fernando Braga da Costa durante anos vestiu os trajes de um gari e foi varrer o campus da Cidade Universitária para entender o papel social dessas profissões marginalizadas. O resultado, publicado em livro, revelou um estado de invisibilidade.
Garis, lixeiros, faxineiros, porteiros, carteiros, entregadores, motoristas de ônibus, caixas, garçons… Durante o dia encontramos muitos desses profissionais, mas será que realmente os enxergamos? O resultado da pesquisa mostrou que esse tipo de trabalhador tende a ser enxergado como o objeto de seu trabalho, e não como pessoas: o gari é visto como lixo, o carteiro como a correspondência, o coveiro como o próprio morto, a faxineira como a bagunça e a sujeira. O curioso é que se descobriu que o tratamento dado a esse tipo de profissão é uma via de mão dupla: os próprios profissionais se sentem como o objeto de trabalho. O maior exemplo são nossas faxineiras: quantas delas se sentam à mesa com os patrões para comer? Muitas vezes, mesmo se convidadas, elas preferem não o fazer, pois se sentem inferiorizadas.
A invisibilidade é marcante nas relações desses profissionais em seu dia a dia de trabalho: pagamos nossa compra no mercado, mas mal olhamos para a caixa que nos atende. Cruzamos com um gari na rua, mas evitamos que nosso olhar se encontre com o dele, passamos pelo porteiro um sem-número de vezes, mas não somos capazes de perguntar-lhe como foi o dia, recebemos a pizza na porta de casa, mas sequer trocamos palavras com o entregador.
Desde o dia em que pude ler trechos da pesquisa de Fernando Braga da Costa, passei a tratar melhor esses profissionais. Não que antes não o fizesse, mas comecei a puxar assunto, a tratá-los como pessoas. O resultado foram sorrisos e bom atendimento.
A grande lição veio mesmo com meu filho, um apaixonado pelo lixeiro e seu caminhão. Passei a esperar o caminhão todos os dias,  a levar meu pequeno para ver o caminhão da janela, a dar um tchau pro amigo que trabalhava debaixo da maior chuva. Em troca, recebemos cumprimentos efusivos, buzinadas. Certo dia o lixeiro passava, e nós estávamos na calçada. Meu filho ficou em polvorosa de ver o caminhão e ver os lixeiros correndo ao lado dele. Para nossa surpresa, um deles se abaixou, tirou a luva e cumprimentou meu menino. Ele, em sua inocência, deu lhe a mão (qualquer um de nós teria pensado umas mil vezes antes de dar a mão ao um lixeiro, não é mesmo?). Foi ali que vi o “homem que limpa a minha sujeira”.
A próxima vez que sair de casa, repare em quantos homens invisíveis cruzaram seu caminho. A quantos deles você sorriu?
E se nossos filhos responderem que querem ser garçom, manicure, catador de papelão, vamos brincar e aceitar essa escolha! Porque enquanto nós, na nossa maturidade maliciosa, percebemos esses trabalhadores como invisíveis, as crianças os veem como um herói.
Imagem daqui.

14 de maio de 2012

Decorações de festas!



Faz tempo que não faço um post sobre decorações de festas né?
Mas achei coisas bem bacanas pra postar aqui pra vocês!!

Vou começar com as festinhas pra meninas!

A primeira que achei foi essa linda de cachorrinhos, com cores fortes! Linda!



Mais fotos aqui e decoração Hip Hurra

Outra festa linda que achei foi de corujinhas!



Mais fotos e decoração Festeggiare Bambini

Achei uma de picnic bem colorida e linda, apaixonei!



Mais fotos aqui


Agora as festas de meninos, também uma mais linda que a outra!


Fiquei apaixonada nessa de balões



Mais imagens aqui e decoração Única design

Outra linda pra meninos que me apaixonei foi essa de Soldadinhos de Chumbo



Decoração Happy Happenings

E essa de marinheiro então que coisa mais linda!



Mais fotos aqui

E aí? Gostaram?!
Estou juntando fotos pra um post só com decorações que sirvam pra menina e menino!!


Beijos




13 de maio de 2012

Novas ganhadoras do Sorteio da MAM

Referente ao Sorteio para Teste de Produtos da MAM postado aqui somente Alyne respondeu ao nosso email com o endereço, portanto, desclassificamos a Maryele e a Roseli e enviamos um email para as próximas da lista do sorteio:


  1. Flávia Borba Silva - Tem um menino e vai testar as Escovas
  2. OLIVIA DA COSTA OLIVEIRA - Tem uma menina e vai testar as Escovas


As mães ganhadoras escolheram um destes três produtos para testar e em breve postaremos seus depoimentos em nosso blog!

Oral Care Rabbit (luva de cuidado oral)
Com a luva da MAM a higiene bucal dos bebês pode ser feita desde o início, removendo placas e bactérias antes mesmo do nascimento do primeiro dente. Para Oral Care Rabbit foram selecionados materiais especialmente extramacios, os quais são perfeitos para a limpeza e confortáveis para brincar. Prática e com formato que chama a atenção dos bebês, torna o hábito da limpeza bucal uma diversão!

Learn To Brush Set (kit com duas escovas e anel de segurança)
Em dois passos, os bebês aprendem a escovar de maneira correta e independente! Primeiro passo com Training Brush: o cabo extralongo permite que pais e bebês segurem a escova juntos. O bebê pode ser guiado através dos movimentos corretos da escovação. Segundo passo com First Brush: os bebês podem praticar a escovação independente, imitando adultos. Ambas as escovas possuem cerdas macias e arredondadas e cabos ergonômicos. O kit acompanha uma trava de segurança que ajuda a manter as escovas a uma distância segura do fundo da boca.

Cooler (mordedor com água)
Os mordedores MAM além de aliviarem o desconforto da dentição, também promovem os sentidos e o aprendizado dos bebês com formatos e cores adequadas para cada fase. O mordedor Cooler fornece um alívio refrescante até mesmo aos molares graças ao exclusivo formato do elemento com água. Variadas texturas oferecem opções para o bebê experimentar. O formato curvado e circular torna fácil para as pequenas mãos dos bebês segurarem.

Aguardaremos o envio do endereço até dia 15/05, senão anunciaremos novas ganhadoras!


12 de maio de 2012

Amor de mãe

Não importa o tipo de mãe... amor de mãe é único!
Uma homenagem do Test Drive Mami a todas as mães pelo seu dia!





































E nosso presente surpresa para o Dia das Mães é o vídeo  Reflexões da Maternidade feito com as fotos que recebemos de nossas queridas leitoras.

Feliz Dia Das Mães!



Imagens: Pinterest
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...