13 de junho de 2012

Canhotismo


O canhoto é aquele que desenvolve as habilidades com o lado esquerdo do corpo. Tem maiores habilidades para escrever e desenvolver atividades utilizando a mão, o braço e a perna esquerda.

Ainda hoje, diverge-se muito sobre o canhotismo ser um fator genético. Alguns estudos mostram que há uma possibilidade maior desta característica aparecer em famílias com outros casos do que em famílias sem histórico, porém nada comprovado cientificamente.

A partir de 3 anos as crianças começam a demonstrar mais habilidade com um uma das mãos, mas não é possível determinar que ela será canhota ou destra. Quando a criança começa a alfabetização propriamente dita que é possível determinar isto, se o fator for genético/natural.

Existem algumas histórias dizem que famílias que não aceitavam estava condição e tentavam fazer as crianças a aprender a usar a mão direita, pois acreditavam que a mãe esquerda não era adequada. Uma das histórias mais comuns é a de que se amarrava a mão esquerda para forçar o uso da outra mão em atividades como escrever e serviços domésticos.


Muitas vezes o canhoto tem algumas dificuldades no momento da alfabetização, pois podem escrever espelhado e sujar a escrita (passam a mão sobre o que acabaram de escrever). Porém, com uma boa orientação a criança não sentirá dificuldades maiores uma vez que estas dificuldades também ocorrem em crianças destras.

Não há diferença entre crianças destras e canhotas, existe apenas o desenvolvimento cerebral diferenciado, porém ambas tem a mesma capacidade de aprendizado e chances de desenvolvimento motor.


3 Comentaram - COMENTE AQUI:

Suzana Frota disse...

Minha filha é canhota, tem 2 anos e 8 meses, só usa a mão esquerda p/ tudo..as vezes coloco o lápis na mão direita e ela ´passa p/ mão esquerda pq não consegue usar a direita.. Puxou p/ pai que tbm é canhoto..
Espero que ela não tenha dificuldade p/ aprender quando entrar na escolinha!
#amigacomenta
bjs

Unknown disse...

Sou canhota, de pais destros e meus filhos tb são destros. Minha dificuldade na fase da escrita era justamente passar a mão po cima mesmo e nas aulas de educação física. De resto tudo muito normal.

Unknown disse...

Sou canhota, de pais destros e meus filhos tb são destros. Minha dificuldade na fase da escrita era justamente passar a mão po cima mesmo e nas aulas de educação física. De resto tudo muito normal.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...