17 de julho de 2012

Ética na educação infantil


Uma vez, bem pequena, fui brincar na casa de amigos dos meus pais e fiquei maravilhada com uns bonequinhos dos Ursinhos Carinhosos colocando alguns no bolso e levando para casa. Quando minha mãe percebeu que eu estava escondendo algo que não era meu, tarde da noite, na mesma hora me explicou que era errada minha atitude e me levou à casa destes amigos para devolvê-los. Me lembro que fiquei muito envergonhada e que a amiga da minha mãe dizia que não precisava daquilo mas não me esqueço das palavras da minha mãe. Ela dizia que eu tinha que entender que era errado me apropriar de algo que não era meu, mesmo sendo inconscientemente e sem intenção, mas que me lembraria disso o resto da vida, que é melhor pedir e ouvir um não do que pegar algo que não era meu. Nunca mais me apropriei de algo que não fosse meu e nunca mais consegui fazer nada sem antes pensar no outro.


 

Então, procurei sobre o assunto na internet e achei algumas matérias muito legais! Você, por acaso, pensa como ensinará ética a seus filhos? Que atitudes pode tomar para evitar que coisas erradas aconteçam ou se repitam? No programa da Fátima Bernardes hoje, o tema foi abordado e serviu de start para uma conversa entre nós.


Ética "significa um conjunto de regras de conduta herdadas culturalmente e também de moralidade, que é a organização e a relação que o indivíduo faz dos valores e regras estabelecidas na sociedade, ou seja, juízo de valor.  Lembramos também, que ao tratarmos de moral estamos incluindo o ato de educar. 

Um indivíduo não nasce moral, torna-se moral. É necessário que este seja ensinado, corrigido, esclarecido dos conceitos sociais e principalmente de conviver com ações de moralidade. Bons exemplos como gentilezas, respeito e responsabilidade  são mais valiosos que o próprio ato de educar. Seja na sala de aula/escola, ou ainda, em qualquer contexto social onde encontram esses pequenos indivíduos iniciantes na prática moral.

Ética: parte da filosofia que estuda os fundamentos da moral, ou seja, conjunto de regras de conduta.

Moral: que procede com justiça, honestidade, integridade e etc. Conforme regras éticas e de bons constumes. Organiza as relações interpessoais segundo os valores "do bem e do mal".

A orientação paralela de pais e professores acompanhados de ações dignas, amor e atenção tornam-se uma rica relação que só tem á somar. São nessas vivências e experiências do cotidiano, que a criança observa e aprende a ser um cidadão pleno e autônomo e a ter atitudes de integridade e solidariedade.

Quando exercemos a cidadania, por exemplo, estamos cooperando para uma convivência harmônica entre os indivíduos e também estamos exercendo democracia. Na educação, exercer a cidadania é construir a partir do que se sabe e da realidade que se têm indivíduos capazes de serem bons cidadãos e que principalmente sejam capazes de exercer a democracia.

Um professor moral de nossa sociedade educa para criar indivíduos críticos, autônomos e cidadãos de bem. Valorizando e estimulando a capacidade humana, com o objetivo de transformar o mundo num lugar de direitos iguais á todos." (Trecho extraído do site: Ética e Moral na infância).


A Revista VejaCeres Alves de Araújo é psicóloga e professora da PUC-SP ressaltou que: "Não se trata de ensinar o filho a ser “bonzinho”, pois ele corre o risco de ser bobo, mas sim de torná-lo um ser responsável por suas ações, desde os primeiros tempos de vida. Como pais, cumpre dar exemplo de autonomia e liberdade interna para fazer escolhas e assumir posições e se responsabilizar por elas. Uma pessoa só é ética quando se orienta por princípios e convicções."

Os pais devem, acima de tudo, dar o exemplo. Mentindo, ele ensina o filho a mentir, desde que seja algo pequeno. Evite reforçar maus comportamentos procurando fazê-lo entender e distinguir o certo do errado. Não use mentirinhas como dizer que não está em casa quando na verdade está. Coisas que parecem pequenas como esta podem fazer com que seu filho entenda que mentir não tem problema algum. A ética não é algo maleável, adaptável a determinado conceito. Ética é ética e ponto.

Essa é a base da ética. o que é certo e o que é errado, o que faz bem e o que faz mal. Muitos pais, sem perceber, favorecem a possibilidade de o filho mentir. Sabem que a criança fez alguma coisa que não deveria ou deixou de fazer algo que deveria e a interpelam: “Você bateu no seu irmão?”; “Você quebrou tal objeto?”; “Você fez a lição?”... Por impulso, por medo das consequências ou por medo do castigo, a criança mente. Seria melhor não perguntar, mas afirmar: “Eu sei que você bateu no seu irmão”; “Eu sei que você quebrou tal objeto”; “Eu sei que você não fez a lição”; e tomar as providências cabíveis, evitando colocar a criança diante da possibilidade de mentir. Frases interrogativas, nesses casos, podem induzir à mentira. É melhor usar as afirmativas. VEJA SP Ceres Alves de Araújo é psicóloga e professora da PUC-SP


Achei legal dividir com vocês estas pesquisas e estas histórias, é importante pensarmos nisso mesmo quando nossos filhos são tão pequenos. Pense nisso! Reforce os bons comportamentos e ensine a seu filho o certo e o errado, quem sabe assim conseguiremos fazer um Brasil melhor?


Para gostar de ler...



  • Yves de La Taille"Limites: três dimensões educacionais"(Editora: Ática) 
  • LINS, GUTO Manual de Boas Maneiras: Para crianças de Todas Idades - Editora Ática



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