21 de agosto de 2012

Papo de Mãe - Leitura!


Vocês sabiam que em 2002 foi oficializado o Dia Nacional do Livro Infantil? Pois é, comemora-se todo dia 18 de abril desde 2002, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato.
Hoje em dia, com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, a leitura acaba ficando de lado. Para os que gostam, admiram e não abrem mão do papel (Meu caso), isso não muda mas as crianças que já nascem tendo contato com todo tipo de gadgets acaba deixando a leitura de lado. Falo da leitura tradicional...entrar numa biblioteca e viajar nas histórias, escolher um livro, se envolver...ou comprar livros em livrarias cada vez mais modernizadas...
Isso acaba sendo colocado em segundo plano quando se pode ter o livro digitalizado ao alcance de qualquer aparelhinho tecnológico. 

Conheci o site do Pró-livro e adorei! Adorei a iniciativa, o incentivo e acho que é isso que temos que manter em mente, estimular a leitura, onde quer que seja...livros reais, em papel, novos ou antigos ou nos aparelhos eletrônicos que estão cada vez mais presentes em nossa vida.


Falando pessoalmente por mim e minha família, devo confessar que é um hábito, tanto para mim, como meu marido e a Nara (hoje com 6, quase 7 anos), vê isso desde sempre em casa e acabou sendo estimulada. Me lembro perfeitamente quando teve uma crise de choro aos 4 anos porque não sabia ler e queria ler uma história pra vó dormir. 
Hoje, aos seis, ela lê tudo, feliz da vida, apesar de estar sendo alfabetizada agora, ela já lê desde o ano passado quando estava no jardim. Inclusive fez a leitura de encerramento no fim de ano, quando saiu do jardim para o primeiro ano. Ela e mais uma amiguinha que também já estava lendo.
Agora neste último mês a leitura dela melhorou muito e ela está cada vez mais encantada com os livros que ela já tinha e que foram lidos por alguém da família. Agora ela está, sozinha, lendo tudo que encontra pela frente e se tornou uma apaixonada pelos gibis da turma da Mônica e da Turma da luluzinha e confesso que por causa deles ela melhorou muito a leitura porque é uma leitura dinâmica, com palavras do cotidiano, desenhos e frases curtas sem deixar que fique estressada caso não consiga ler um parágrafo inteiro. Domingo passado ela leu um gibi inteiro em 1 hora e correu pra pegar outro. Ela já tem um diário com chave e escreve nele quase todo dia quando chega da escola.
É muito gostoso, eu como mãe que acompanho diariamente a rotina dela, acompanhar e fazer parte desse aprendizado, ver o quanto ela melhora a cada dia que passa. Essa nova fase de leitora é muito gostosa. Inclusive para os jogos que ela adora, de tabuleiro ou de cartas, ela mesma já lê as regras, tudo fica muito mais fácil, é um mundo que se abre. 

(Ela lendo um que uma amiga mandou, Cris Oliveira)


Ela mesma senta para fazer as pesquisas dela no google, sob minha supervisão pra não abrir porcaria é claro...Se ela tem curiosidade sobre um assunto, senta, digita e descobre. Ela adora pesquisar sobre os países. Sempre que vejo ela está pesquisando sobre uma cidade ou um país, as curiosidades.
Acho que boa parte disso, desse desenvolvimento dela, se deve a nós, pais, que também incentivamos muito para que isso acontecesse. Alguns pais acabam delegando isso a escola integralmente como sendo função apenas da escola botar a criança pra amadurecer e evoluir e vejo isso no dia-a-dia- com algumas crianças. É triste constatar, mas é verdade. Mais triste ainda é ver a criança com 5, 6 anos totalmente adulta no palavreado e trejeitos...fala como se fosse um adulto, usando palavras e expressões que não são pra sua idade. Estão totalmente por dentro do que acontece na novela das 8 e por aí vai. Eu não sou a favor dessa integração da criança com a mídia. A Nara não sabe o que é novela, eu não vejo (não gosto). Ela sabe o que é novela da idade dela, das que passam na sky com várias histórias pra idade dela e crianças fazendo. E aprende muito diga-se de passagem.

(Livro que peço do Itaú, vem de graça!)


Ou seja, é possível integrar a leitura no dia-a-dia da criança também utilizando a tecnologia. Ela lê livros fofos no meu telefone...e adora mas não troca os livros reais :)
A Keka, aqui do nosso blog, mandou pra Nara uma coleção de livros capa dura da Hello Kitty, tem uns   2 anos (né amiga?) e ela tem verdadeira paixão pelos livros. Eu já li várias vezes pra ela e por acaso ela agora senta e lê os livros várias vezes e lê para as amigas, e no dia do livro na escola, ela sempre escolhe um deles. Na colônia de férias, levou um deles...
Outra coisa muito legal é ver o incentivo da escola. Na escola dela tem o projeto do livro. Entra na lista de material a compra de um livro escolhido pela escola e no decorrer do ano, toda semana cada criança leva um livro pra casa e faz uma atividade pra entregar, referente ao livro.

("Trabalhando" comigo, pesquisando imagens para uma cliente)


E aí, bora ler mais??? Conte sua experiência pra gente!!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...