29 de janeiro de 2013

Princesa não usa fralda

Eu nunca tive pressa de desfraldar. Cansei de ouvir gente perguntando se ela ainda usava fraldas, quando eu pretendia desfraldar e que eu tinha que fazer isso logo. Eu sempre pensei: a filha é minha, essas pessoas não estão pagando as fraldas que ela usa. Não vemos adolescentes andando de fraldas pelas ruas. Uma hora ela desfralda. E fim.

Um belo dia a pessoinha começou a querer tirar a fralda e fez xixi no chão. Tipo, logo que acordava e vinha me chamar cedinho. Aí pensei: bom, bora comprar um penico/redutor, vamos ver qual é. Levei junto, ela ajudou a escolher, compramos um penico que vira redutor depois e voltamos pra casa. Mas ela nem quis saber. Colocava todas as bonecas e bichos de pelúcia nele, mas ela que era bom... nada!


Aí um dia tira a roupa pra tomar banho e resolve fazer xixi antes de entrar na banheira! Fiz festa, ela fez festa e pronto. Nesse mesmo dia saímos e fomos ao chá de bebê da minha prima, chegando lá fui ao banheiro, ela foi comigo e quis fazer xixi. Mas ficou nisso, era mais fogo de palha e pela novidade em si do que qualquer outra coisa. Com o tempo ela queria fazer mais vezes. Resolvi então tentar deixar ela sem fralda. Mas ela só fazia no penico quando bem entendesse, não adiantava explicar, levar sem pedir,  fazer festa, não fazer... Fiz cartaz do Mickey pra colar adesivos... E nada! 

Cheguei à conclusão de que eu tinha me empolgado mas que ela não, porque simplesmente talvez ela ainda não estivesse pronta pra isso, que eu estava querendo aproveitar uma brecha mas no fim me senti forçando uma barra. Desisti. 

Fiquei pensando que era muito xixi no chão pra limpar, não era possível que ela estivesse pronta. E sim, não sou madre Teresa de Calcutá e tinha dia que no 7º xixi eu já não estava lá limpando o chão com um sorrisão no rosto, contente e falando: não tem problema filha!! NUNCA briguei com ela nem nada nesse sentido, mas falar que eu tava de ótimo humor é mentira! Aí achei que só essa mudança na minha atitude mesmo quando limpava o chão podia influenciar, sei lá. Teve gente que falou: tira de vez, fica enrolando, é assim mesmo, até ela aprender. As mesmas pessoas que não pagam as fraldas.... também não limpam o xixi do chão né? Coloquei fralda de novo de vez, sem dramas. Quando ela pedia e falava que queria fazer xixi, eu levava e assim continuamos. Uma coisa que desde o começo ela fez e não perdeu foi pedir pra fazer o xixi logo que acordava e aos poucos a fralda foi amanhecendo mais e mais seca. E ficamos assim.

Passado algum tempo, uns dois meses, do nada depois do banho ela olha pra mim e fala: "não quero por fralda, quero calcinha". Ok. Obedeci. Ela tirou uma soneca (já tinha tirado algumas vezes só de calcinha e nunca fez xixi), quando acordou saímos porque eu precisava sair aqui por perto de casa mesmo e depois ia na casa de uma amiga pra Ellis brincar com a filhinha dela. Só me toquei que ela estava sem fralda quando estávamos chegando já na casa da minha amiga, aí levei no banheiro, ela fez xixi e ficou brincando por lá. Voltamos pra casa e ela dormiu no caminho. Quando chegamos em casa, coloquei a fralda. No dia seguinte, ela acordou e fez xixi como sempre e passou o dia de fralda. À noite, tomou banho e na hora de por o pijama já falou de novo que não queria colocar fralda. Pensei comigo: ela não faz xixi mais à noite, a fralda amanhece seca e ela pede pra fazer o xixi logo que acorda. O colchão é daqueles de berço, são meio plásticos, tem o protetor, amanhã Marli vem e é dia de trocar lençol mesmo. Vamos nessa!!! E ela acordou sequinha!!! Pediu pra fazer xixi e assim demos adeus às fraldas. Não coloquei mais. Nem pra sair, nem pra dormir nada. No dia seguinte saímos com a minha mãe, que perguntou: "Mas você não vai por fralda? Nós vamos sair, pode ser que a gente pegue trânsito, pode ser... [insira milhões de pode ser aqui]". Respondi: "Se não usa mais fraldas, não usa mais fraldas, ué. Se fizer xixi troca de roupa e pronto". As fraldas deram lugar às calcinhas na gaveta do trocador e à calcinha extra e troca de roupa na bolsa. Mas só por alguns dias. Hoje em dia não levo mais. 



Escapes? Tivemos alguns, mas muito poucos mesmo. E na maior parte deles ela percebia que era xixi e já falava, terminava de fazer no penico. Na rua ela nunca fez na calça. Na casa de amigos acho que aconteceu umas 2, 3 vezes porque ela estava brincando e se distraiu. Acontece. Mas nada perto do que era na primeira tentativa. Na cama não fez nenhuma vez. E já estamos indo pra 2 meses sem fraldas. Aqui em casa tinha um pacote praticamente cheio, que ela levou pra madrinha usar na Rafa. E saiu falando pra todo mundo: "Ellis não usa mais fralda porque é princesa". Então tá. <3

Minha princesa desfraldada

Agora os desafios são outros: levar em banheiros públicos (como assim ainda não são todos os shoppings que tem banheiros familiares??? Hein??), forrar tudo com papel, lava a mão, passa álcool gel, levar 154386349 vezes no banheiro porque ela quer fazer xixi toda hora só porque é o banheiro do shopping/restaurante é novidade, quer pegar aqueles saquinhos de guardar absorvente só porque são rosa.... e assim caminhamos. Afinal, ela é princesa e não usa mais fralda, quem sou eu pra discutir?!

O que eu tirei da nossa experiência é que quando a criança realmente tá pronta não tem xixi no chão pra limpar. Ao menos aqui foi assim. Fica tudo mais fácil. E parte deles. Fica a nossa dica!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...