5 de fevereiro de 2013

Cantinhos de estudo inspiradores


Quem é mãe de criança em idade escolar (não é meu caso eeeeeeeeeeeee) sabe o custo que é manter os pequenos concentrados na lição de casa ou num caderno/livro que devam ser estudados para a prova.

Como as famílias modernas estão sempre correndo, os pais aproveitam enquanto preparam o jantar para dar uma acompanhada na lição e nos cadernos - checar caligrafia, limpeza e quantidade de lição também fazem parte dessa nossa vida de mãe/pai.

Daí que a mesa de jantar não é o melhor lugar para estudar e raciocinar cálculos matemáticos, né gente? Experimenta ler um livro dentro do cinema? Ou num bar onde as pessoas falam sem parar!

O cantinho do estudo é o local ideal, e deve ser silencioso e longe do excesso de movimentos da casa. Mas o dever dos pais é se colocar à disposição dos pequenos para quaisquer dúvidas.

Tendo lembrado desses toques, vamos às inspirações de escrivaninhas, mesinhas e cantinhos multiuso para nossos pequenos grandes estudantes.

Pra quem tem bastante espaço, olha que legais essas salas de aula caseiras:

Tapete com alfabeto, mapas na parede, cores por todos os lados... e esses globos? São luminárias!

Lousa, cadeiras baixas, uma bola de globo terrestre, lápis de cor à mão... E o detalhe: as artes das crianças enquadradas e penduradas na parede!!!

Simples, tranquilo, pouca informação, mas muito gostoso. E um espaço desse nem é tão difícil de conseguir num cantinho do quarto, né?

Organizado, colorido, fofo e estimulante. Quem não quer ficar horas aí dentro? Mas um quarto desses exige atenção extra dos pais, porque brinquedo junto com estudos pode desviar a atenção.

Toda menina já brincou de escolinha pelo menos uma vez na vida. Brincar de ensinar é tão bom quanto estudar junto, não é mesmo?

Uma mesa de brincar e outra de estudar (no fundo, à esquerda).

Cestinhas neutras, um tapete neutro, móveis de madeira neutros, tudo muito tranquilo para a molecada trabalhar junto (excelente para aquela fase de trabalho em grupo, né?).

Daí você vai me falar: ai, Raquel, mas minha casa é pequena e eu só tenho mesmo um cantinho!!!! Não tenho como fazer um quarto de estudo MIMIMI (eu sou MIMIMI, gente, sério! Não tenho espaço também!)

E eu te respondo: não tem desculpa, olha aí os cantinhos mais fofos do mundo!

Falta uma luminária e uma escadinha para acessar os livros, mas é simples e fofo, vamos combinar?
  
Iluminado, arejado, com uma luminária de mesa, uma caixinha para cola e tesoura, gavetinhas... tranquilo e lindo!

Olha, até eu queria um cantinho desse!!! Réguas, papéis, fitas... ain, morry!

E esses quadrinhos para organizar as tarefas da semana, gente? Sexta não tem lição de casa, então não precisa de um quadrinho para esse dia. Pode ter um com sexta, sábado e domingo, e um papel bem grande lembrando: brincar!!!!!

Aí você me diz: meu bebê ainda não estuda, ou, meu filho adora ler, quero um cantinho mais tranquilo e confortável para isso, ou, ele quer estudar, mas o menor não deixa, ou ainda: é muito livro espalhado, quero organizar! Olha que bacana!

O closet (pequeno demais para as roupas) pode virar um cantinho de leitura pro maior, e um cantinho de brincadeira pro pequeno. É só fazer 2 "andares" e limitar o espaço com os brinquedos certos.

Lousa magnética, escadinha, um trenzinho para contas desenhado na parede (escreve com giz de lousa, apaga com um paninho úmido, e tá tudo certo), amarelinha no chão. Tudo isso pode ser feito num corredor de pouco uso, entre os quartos mesmo.

Uma estante para organizar os livros e os brinquedos. Não vai me dizer que não tem espaço para isso também que eu vou ficar brava! (sou dessas que fica brava, viu? Ham!) rs

Lúdico, foto, lindo, morri, fui enterrada e ressuscitei para poder fazer um igual!

E para quem não tem MESMO espaço para NADA em casa, mas mesmo assim quer o direito de colocar o filhote para estudar num lugarzinho só seu, olha que charme!

Essa escrivaninha fecha quando não está sendo usada e fica parecendo só mais um armário. Pode ser adaptada acima da cama, ao lado da porta do quarto, pode ter um espelho pelo lado de fora... Pode ficar até num corredor que não vai atrapalhar ninguém. Daí, na hora de estudar ou pintar (olha quanta tinta1 Meu sonho de consumo na infância, juro), é só abrir a mesinha, sentar com uma cadeirinha e pronto. Tá lá o cantinho ideal. Falta uma luminária, pra variar.

Gente, viu como é simples e legal? Não custa estimular os pequenos a estudar, porque é assim que a gente aprende a gostar da coisa, né?
E gostar de estudar é tudo que um pai deseja pro filho.

Beijinhos!

0 Comentaram - COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...