1 de fevereiro de 2013

Desfralde sem traumas?


Quando Arthur fez 2 anos e 3 meses eu achei que já dava para começar o desfralde. Isso aconteceu porque ele mudou de escola e na escola nova a professora fazia um trabalho de desfralde gradativo. Mostrava para as crianças menores como era usar o vaso sanitário, incentiva e faz festa quando usam. Ele começou a ficar 1 ou 2 horas sem fralda e a mãe aqui achou que ele estava pronto. Não estava! Aos finais de semana eram tantos escapes que eu desisti e deixei pra lá. Na escola ele continuava ficando um período do dia sem fraldas mas eu percebi que ele ainda não entendia que era ele quem fazia o xixi, não sabia o que era aquilo. Então, deixei pra lá.

Durante 6 meses aproximadamente, fazíamos esta rotina. Na escola ele ficava 1 hora ou 2 sem fralda e em casa também. Comprei um penico e passei a deixar no corredor e comprei um redutor de vaso do Carros, tapetes do tema e decorei o banheiro só pra ele.

De vez em quando levava-o ao banheiro e o colocava para fazer xixi, Em alguns dias dava certo, outros não, mas foram pouquíssimos escapes. Com o tempo ele mesmo ia no penico e fazia mas eu perdia a paciência quando ele não conseguia segurar e o que aconteceu? Ele regrediu. A situação tornou-se estressante pra nós dois, até que a Gabis (do TDM mesmo) me enviou o capítulo O controle natural das esfíncteres -  do livro maternidade eo encontro com a própria sombra - Laura Gutman e eu pude entender que é necessário tornar a situação divertida, reforçar as boas ações e não se importar tanto com o que dá errado pra nenhum de nós dois se frustrar. Pimba! É a chave do sucesso da educação de um filho! E como pude me esquecer disso?

A gente erra tentando acertar e ter a equipe do TDM por perto me ajudou muito, conversar e trocar idéias com outras mães é ótimo! Então, comecei a desenhar carinhas felizes cada vez que ele acertava e carinhas tristes quando não conseguia. O detalhe é que ao fazer a carinha feliz eu fazia uma festa e na hora da carinha triste eu conversava e explicava que tudo bem, que não tinha problema, que podia acontecer e que nós juntos iríamos conseguir.



Alguém duvida que a técnica foi um sucesso? No primeiro dia foram 11 x 2, no segundo dia 10 x 0 e no terceiro dia ele já foi sozinho todas as vezes no banheiro e escolhe se quer penico ou vaso, só me chama para fazermos festa! Ele diz: "Vem mãe, vem dançar comigo que eu fiz xixi no banheiro!" "Veeem, fica feliz fica!". E dança! Difícil mesmo é conseguir mantê-lo de cueca, tá amando ficar pelado!

Faz 1 semana que começamos e ele tira a sonequinha do dia sem fralda, não aconteceu nenhum escape, mas ainda não tiramos a fralda noturna nem quando fazemos passeios muito longos. Ele já entendeu o mecanismo, já sacou como funciona e não ficou confuso com o fato de às vezes precisar usar fralda. Está tudo bem resolvidinho na cabeça dele e mamãe aqui toda feliz com o sucesso da operação desfralde!

Cheguei a conclusão que desfralde não é difícil não, ou a criança não está preparada ou estamos seguindo caminhos incorretos. O importante é ficar atenta aos sinais e seguir os instintos, se falharem siga o conselho de amigas! Alguma hora isso vai funcionar!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...