11 de março de 2013

Doenças comuns nas mulheres


Se existe um assunto importante que nenhuma mãe pode ignorar é a saúde. E conforme passam os anos, devemos ficar mais atentas para não tomarmos um susto.

Vamos citar algumas doenças muito comuns nas mulheres:

Doenças cardiovasculares: São aquelas que afetam os vasos sanguíneos. Entre as mais comuns estão o enfarto, a angina e o AVC acidente vascular cerebral( derrame).

Principais fatores que causam ou agravam estas doenças são o tabagismo, estresse, sedentarismo, hipertensão arterial e obesidade. 

Portanto mamãe cuide-se, dieta equilibrada, largue de uma vez o cigarro e pratique exercícios regularmente e com acompanhamento de um profissional. 

Câncer: O mais comum entre as mulheres são os de mama e colo de útero. O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres, a doença é mais rara em mulheres abaixo dos 35 anos, mas acima disso o risco aumenta a cada ano. 

Seus fatores de risco vão desde o genético até a menarca precoce, além do uso de contraceptivo por muitos anos.

O sintoma principal é o aparecimento de nódulo no seio acompanhado ou não de dor mamaria. 

As formas mais eficazes para o diagnóstico precoce são autoexame - lembrando que, segundo Drauzio Varela, nódulos só são identificados no autoexame quando tem 3cm no mínimo, ou seja, tarde. O ideal é fazer fazer mamografia todo ano após os 40 anos, para grupos de risco com histórico familiar este exame é feito antes desta faixa etária e, para todas as outras ultrassom mamário. Qualquer alteração que você verifique, seja na textura da pele, secreção ou apenas alguma dor estranha, procure seu ginecologista e faça exames. A prevenção pode salvar sua vida.

HPV (papilomavirus humano): trata-se de uma doença sexualmente transmissível mais comum no sexo feminino e fator de risco para o câncer de colo de útero. 

De acordo com o Ministério da Saúde pode haver cerca de 80% da redução da mortalidade por esse câncer apenas com o exame de Papanicolau. A prevenção da doença se dá através do uso de preservativo. 

Hoje em dia já existe vacina contra essa doença, portanto se você tem filha adolescente perto de iniciar sua vida sexual é melhor já pensar em vacina-lá. E claro, uma boa instrução e o uso do preservativo é importante.

O principal, é que a mulher, por mais que não tenha tempo, corra o dia todo para trabalhar e cuidar dos filhos e da casa, não se esqueça de se cuidar. Não descuide de sua saúde, vá ao ginecologista uma vez ao ano, não deixe de fazer seus exames periódicos e se cuide, só assim terá uma vida longa e feliz ao lado do seus filhos!!





0 Comentaram - COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...