22 de abril de 2013

Semana da Alimentação: Alimentação Saudável



Oi gente, tudo bem?

Essa semana o assunto aqui é alimentação, e esse é um assunto que dá o maior pano pra manga e inúmeras confusões e bate bocas por aí.

Tem o grupo das mães que deixam os filhos comerem de tudo, as mães que não deixam os filhos comerem nada, as que se dizem equilibradas - e por aí vai.

Como tudo na maternidade, existe também a falta de respeito com as opiniões contrárias, mas como sempre digo, cada uma de nós sabe como quer conduzir sua família, né?

Sim! Concordo, mas também devemos ter limites em tudo e antes de mais nada buscar informações pra ver se não estamos de tudo erradas ou certas.

Sou nutricionista formada desde 2001, fiz Pós, atuei na área por 7-8 anos e larguei porque queria ter um retorno financeiro melhor, mas sempre falava que quando fosse mãe, voltaria a atuar na área e dito e feito. Hoje, mãe da Clara de 9 meses, me descobri profissionalmente dentro da área de Nutrição e percebi qual área desta vasta profissão quero atuar. Quero ajudar as mães durante a gestação, na hora tão linda da amamentação, os bebês com a introdução alimentar e todas as fases e os adolescentes terríveis e cheios de personalidades.

Quando decidi isso, pensei que seria super fácil ensinar bebês a comer, mas logo me deparei com a maior barreira: nós mães, pais e família!

Sim, nós somos uma barreira pra tudo começar certinho e por diversos motivos:

- Comemos errado;
- Correria do dia a dia;
- Indústria alimentícia gritando pra sermos consumidores assíduos;
- Custo.

TODO MUNDO acha que sabe o que é uma alimentação saudável, mas não sabe. Pode ter certeza de que uma alimentação saudável é mais "complexa" do que você imagina, mesmo sendo super fácil de se estabelecer. A correria do dia a dia nos impede de ter pique, tempo de lavar aquela variedade de verduras na salada, descascar e picar uma fruta, fazer um suco natural.

Grandes empresas apelam pro lado lúdico, chamam atenção dos pequenos e, com o cansaço, muitas de nós acabam cedendo e trocando uma bela fruta por um biscoito recheado.

Hoje, em diversos restaurantes, um suco natural é mais caro que um refrigerante.

O Ministério da Saúde desenvolveu cartilhas pra orientar as famílias e profissionais sobre a alimentação.São elas:


Outra coisa que devemos ter muito em mente, é que somos os exemplos pra nossos filhos e se nós comemos errado, é muito comum que eles também o façam. Hoje em dia, obesidade infantil é problema de Saúde Pública, quando eu fiz faculdade, era desnutrição que nós tratávamos em alta incidência.

Acreditem, os bebês só conhecem o sabor e a textura do leite até começar a introdução dos alimentos e eles NÃO precisam de iogurtes, biscoitos, bolachas, doces, açúcares. Eles precisam de comida saudável: frutas, verduras, legumes, cereais, leguminosas, fontes de proteína animal. Somos nós que sabemos o gosto dos chocolates, doces e frituras. Se você não oferecer batata frita, ele não vai conhecer até ter uma certa idade, onde a base da alimentação será saudável e os doces e frituras não serão a base de tudo.

Para esta semana especial sobre alimentação, contamos com o apoio da MAM e teremos um sorteio super bacana de 2 lançamentos, falaremos mais sobre eles em um de nossos posts mas apoveite e já garanta sua vaga!

Snack Box e Feeding Spoons & Cover (Talheres)



Pra participar é super fácil:

Basta:

Curtir a fanpage do TDM AQUI (não custa nada vai! Assim você fica por dentro de todas as novidades) e claro, preencher o formulário abaixo e cruzar os dedos.


As informações são sigilosas, não se preocupe.!

E então, gostaram? Animadas para esta semana especial? Amanhã tem mais!








Paola
Twitter/  Instagram: @papreusse




0 Comentaram - COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...