17 de maio de 2013

Deschupetamento? Como meu filho largou a chupeta.

O desfralde na minha casa foi algo muito simples e sem traumas, contei aqui na semana do desfralde. Eu já estava preocupada pois os dentes do Arthur estavam ficando tortos e separados, fiquei com medo que depois tivesse que enfrentar problemas com a dentição. Começou a ficar bastante dependente da chupeta e já fui pedindo dicas para as amigas no Facebook.

Várias pessoas me contaram as mais variadas versões para que, o que eu desejava, acontecesse. Me disseram para amarrar na janela, esconder, dar pro coelhinho da páscoa, furar a chupeta ou trocar por algum presente. Eu já estava preparando-o a alguns dias, mas sem coragem de começar. Uma pessoa me disse que simplesmente não achava a chupeta, disse ao filho e após alguns dias de chororô ele aceitou.

Tendo em vista que tirar a fralda de dia tinha sido algo fácil, já imaginei que tirar a chupeta também seria. Um belo dia, estávamos assistindo Gremlins na televisão, só o deixei assistir ao começo enquanto o Guizmo é um animalzinho fofo!







Fomos deitar e ele me perguntou da chupeta. Ela tinha sumido, aliás, todas as chupetas haviam sumido e não foi proposital. Falei que não estava encontrando e ele me perguntou se tinha sido o Guizmo que tinha levado suas chupetas para a caixinha dele. Pimba! Eureca! "Sim, meu filho, o Guizmo pegou suas chupetas pra ele porque ele é um bebezinho, tá?" "Tá bom mamãe!" - virou para o lado e dormiu, sem chorar.


No dia seguinte, ja imaginei que sofreria com as birras e acessos de raiva porque a chupeta tinha sumido mas me enganei: ele se afeiçoou tanto ao Guizmo que aceitou o fato de ter perdido suas chupetas para ele. 

Ainda mantenho a naninha mas ele nem precisa mais dela para dormir. Já encontrou chupetas depois de ter largado o "vicio", chorou um pouquinho mas conversando entendeu.

A grande verdade é que não existe fórmula mágica. É preciso que você descubra e defina a hora certa para que isso aconteça e se prepare. Cada criança reage de forma diferente.

Seja qual for o método, uma vez definida a data, não volte atrás, seja firme!

Já o vejo nos encontros com os Amigos Deschupetados Anônimos se apresentando: "Oi, eu sou Arthur, e há 3 meses não chupo mais chupeta!" 

8 Comentaram - COMENTE AQUI:

Cintia Colaneri disse...

Ai, ai, ai... assunto complicado aqui em casa.... Melissa era irredutível, até que um dia.... aos 6 anos (confesso que tentei antes, sem sucesso!) teve uma virose que quase a virou do avesso e a chupeta dava ânsia, e, depois de 3 dias, ela não quis mais saber da "dita cuja". Agora, Alice, aos 3, ainda é um problemão.... viciada é apelido.... eu tenho que dar uma de ninja e esconder a chupeta durante o dia, senão, ela passa o dia todo com ela na boca, ai, eu me recuso a falar com ela quando ela se dirige a mim com a mesma na boca, funciona até que ela perde o interesse em conversar... mas, a noite, quando ela pega no sono, eu tiro a chupeta e deixo do lado do travesseiro, e, dificilmente ela acorda chorando ou por falta da "talzinha".
Mas, eu posso afirmar que sou um pouco flexível com relação à chupeta, pois o meu esposo, o Fabio, não chupou por muito tempo quando bebê/criança mas, teve outros problemas (como a língua que não descansava no céu da boca) sérios e que repercutiram em muitos tratamentos traumatizantes.
É bem assim mesmo, difícil, ainda assim, necessário, boa sorte para nós, mamães de chupetantes!
PS: Tá bom, tá bom, eu confesso.... chupei a "dita cuja" até os 9, mas, era só para dormir.... e mamãe tirava quando eu pegava no sono.... kkkkk

Admin disse...

Aqui eu tive muita sorte né amiga? Mas confesso que o difícil mesmo foi para que eu aceitasse que meu bebê tinha crescido kkk A gente é fogo né? Boa sorte e espero que consiga logo!!!! Keka

Priscila figueira disse...

Eu não sei como vou fazer isso, mas por enquanto a chupeta ainda salva a pátria na hora das birras e ataques e pra dormir tbm, mas não fica direto com ela não . Espero que eu consiga tirar quando chegar a hora.

Silma Matos disse...

Poxa menina esse é um assunto que eu nem posso dar pitaco, minha filha não usou chupeta. Te desejo sorte.
Bjs
#amigacomenta

marcela disse...

arghhh Zack vai fazer 3 anos e eh viciado no "tete" chegamos a tirar no ano passado, ele nao usou por 3 dias mas estava TAO triste que eu nao aguentei e devolvi. Marido me recrimina mt por ter feito isso... eu usei chupeta ate os 5 e sofri mt pra deixar , talvez por isso seja mole. queria mt q ele decidisse por conta propria largar. a mamadeira e o desfralde foram tao faceis...espero um dia ter uma luz com a do Gizmo.

Admin disse...

Uma hora você consegue! Tenho certeza que a hora que você decidir você conseguirá, mas não demore muito não! Acho que fica mais difícil né? Keka

Admin disse...

Eu chupei dedo quando criança por isso dei a chupeta, achei que seria mais fácil de tirar e foi! Keka

Admin disse...

Confesso, Pri, que teve dias que quase dei de volta! Mas continuamos firmes e fortes! 3 meses sem pepê! Keka

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...