19 de setembro de 2013

Iluminação no quarto do bebê

Pensar na iluminação para o quarto do bebê não é uma tarefa simples. Além do caráter artístico e lúdico fundamentais para a criança, é preciso levar em consideração também fatores técnicos como o controle de ofuscamento, os tipos de lâmpadas e os níveis de iluminação necessários para o conforto e bem estar dos bebês.



É comum vermos alguns pais se preocuparem muito com a decoração do quarto e, por não entenderem muito, acabarem errando na iluminação. Portanto, eu aconselho a contratação de um profissional especializado
Nos primeiros meses de vida é muito importante que o bebê tenha um sono tranqüilo e duradouro para ajudar no seu desenvolvimento, e a iluminação tem um papel muito importante nesse processo. O uso da iluminação indireta (quando a luz incide em uma superfície para, então, ser distribuída no ambiente) é o ideal nesse caso, pois o bebê não tem contato visual direto com a fonte luminosa. Esse tipo de iluminação pode ser feito com sancas no gesso, luminárias de embutir no gesso, pendentes ou escondidas em painéis na parede.



No quarto das minhas sobrinhas, Ana Vitória e Maria Clara, eu usei uma luminária pendente central de iluminação indireta com controle de intensidade através de um dimmer, lâmpadas fluorescentes no cortineiro e fita de LED atrás do painel da TV, todas com luz indireta. 
O resultado é uma iluminação aconchegante, dinâmica e de fácil controle.
Vou explicar o que é o dimmer que falei logo acima. O dimmer é um dispositivo que permite controlar a intensidade da corrente elétrica e, conseqüentemente, a intensidade de luz da lâmpada. É instalado no lugar do interruptor comum e pode ser encontrado em qualquer loja de material elétrico.

Dimmer - imagem by olivre.com




Para a iluminação funcional e de tarefa, utilizei a iluminação direta com lâmpadas mini dicróicas de PowerLED em cima do trocador, e dicróicas PowerLED na frente do roupeiro. 
O LED não aquece o ambiente e não emite raios UV e infra-vermelho. Esse tipo de iluminação direta só é acionado no momento da troca de fralda e roupa, não interferindo no sono dos bebês.
Essa foi a maneira que achei mais apropriada para iluminar o quarto das minhas sobrinhas, mas existem muitas outras. Essa opção não foi muito cara, não tem peças decorativas, assinadas por grandes designers, muito pelo contrário, tudo é neutro, feito para não aparecer, pois eu projeto pensando na luz e em como ela pode valorizar a arquitetura e a decoração. O desenho da luminária é conseqüência.






Daniel Almeida
Arquiteto e Lighting Designer
CAU: A64897-3
E-mail: eu_daniel6@yahoo.com.br
Tel: (79) 9817-1893

0 Comentaram - COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...