29 de março de 2013

A Páscoa - origem, símbolos e porque comemoramos


A Páscoa é uma festa Cristã, mas sua origem vem de muito tempo antes de Cristo chegar à terra.

Antes de mais nada, é importante conhecer a origem da palavra. Páscoa vem do latim Pascae. Na Grécia antiga existem registros da palavra Paska, e entre os hebreus o termo Pessach também é mencionado. As três palavras têm o mesmo significado: passagem.

As festas pascoais começaram no Mediterrâneo, na antiga Europa, pelos povos que comemoravam a chegada da primavera - após os rigorosos invernos, em que apenas se comiam o que havia sido armazenado durante o outono, chegava o momento de comemorar o retorno do sol, do plantio e da colheita. Existem histórias sobre os povos celtas, que faziam festas também para comemorar a chegada da primavera. Passagem.

Essas festas aconteciam, geralmente, com a chegada da lua cheia na primavera, data usada até hoje pela igreja para datar a Páscoa (e contar, de trás para frente, a quaresma - e marca quando ela começa, no Carnaval - sim, o Carnaval também é uma festa religiosa). Passagem.

Em 1250a.C., o povo judeu fugiu da escravidão a que eram impostos pelos farós no Egito, lembra a história do Mar Vermelho? Passagem. É nessa festa que os judeus fazem o pão sem fermento que os lembra a fuga - que não deu tempo de fermentar o pão para ser comido por eles. (Mais aqui)

Os primeiros cristãos a comemorarem a Páscoa "roubaram" os festejos pagãos (como os dias de festa da entrada da primavera), e transferiram seus símbolos de forma a ganharem outros novos significados e abrangerem o povo não-cristão nos festejos.

É aí que surgem os símbolos da Páscoa.


Clica e imprime pras crianças colorirem! ;)

O Coelho surge das comemorações primaveris. Símbolo da fertilidade, o coelho está relacionado com a abundância que chega com a nova estação. Nos povos europeus antigos, como os celtas, o coelho representava a fertilidade (do solo e reprodutiva, remetendo à perpetuação de espécies). No Egito Antigo, ele representava o nascimento e esperança de novas vidas (lembrando que o povo egípcio acreditava na reencarnação). Sua imagem foi trazida à América pelos alemães, no fim do século 17.




Assim como o coelho, os ovos simbolizam a fertilidade e uma nova vida. Durante muito tempo, os ovos eram de galinha, ocos, e pintados para presentear as pessoas da família. Alguns reis criaram os ovos banhados a ouro para presentear os súditos preferidos. Outros reis, mais precisamente os czares russos, criaram ovos maciços de ouro cravejados com pedras preciosas. Os ovos de chocolate surgiram na França, quando doceiros decidiram preencher os ovos de galinha com chocolate. Os pais enfeitavam as cascas e escondiam no jardim para as crianças procurarem.




A Colomba Pascal é um bolo semelhante ao panetone, mas em formato de pomba, outro símbolo da Páscoa. A pomba simboliza a presença do Espírito Santo.




Outros símbolos como o cordeiro (simbolizando Jesus - o cordeiro de Deus, e o sacrifício de Moisés em agradecimento pela fuga do Egito), os sinos (que dobram nas igrejas para anunciar o nascimento de Cristo), o Sírio Pascarl (vela com as letras Alpha e Ômega - simbolizando o início e o fim) e o pão e o vinho (copo e sangue de Cristo) são muito presentes também.




O peixe é o alimento de origem animal mais consumido nesses 40 dias que separam o carnaval da páscoa porque, segundo os cristãos, não deve-se comer animais de sangue quente em sacrifício para lembrar o que Jesus fez por nós. Outros dizem que tem a ver com o fato de Jesus ter multiplicado os peixes.

E porque os ocidentais, principalmente, comemoram essa data? Nas religiões cristãs, seguidoras da Bíblia e da palavra de Cristo, a Páscoa é uma data de reflexão e agradecimento a Deus por ter-nos enviado Seu filho, para salvar a humanidade e espiar seus pecados.

A história da Páscoa Cristã conta que Jesus foi acusado, julgado e condenado por se nomear o Rei dos Judeus, o filho de Deus e o guardião da Palavra.




Por isso, Jesus, segundo conta a história, carregou uma cruz de madeira, foi açoitado e maltratado por toda via crucis. No alto do Monte das Oliveiras, teria sido crucificado ao lado de dois ladrões, na sexta-feira. No sábado, teria morrido e sido sepultado, e no domingo teria ressucitado e ascendido aos céus.




Algumas pessoas criticam o comércio por impor os ovos de chocolate, lembrando apenas da data como uma forma de vender produtos simbólicos e de alto valor comercial.

Ah, ok! E você escreveu tudo isso para quê? Para lembrar a importância CULTURAL desse feriado. Não só a importância religiosa para os Cristãos. Se você não é Cristão, se é, mas não comemora feriados religiosos, ou se você não tá nem aí para isso tudo, é legal conhecer um pouco do que acontece no lar de quem comemora.

E legal da globalização é a gente entender e respeitar a opinião e as crenças dos outros.

E é legal ensinar para as crianças, caso elas perguntem porque na casa do amigo é diferente.

Aqui em casa a gente não se sente obrigado a comemorar a Páscoa, a gente não faz jejum ou deixa de comer carne. Cremos na importância de tudo que fazemos pelo outro durante todo o ano, e cremos no nosso amor por Deus.

E na sua casa, como é?

Feliz Páscoa!!!


Blog: http://byraquelgomes.blogspot.com
Twitter / Instagram / Pinterest: Kel_Gomes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...