17 de abril de 2013

Biblioteca pra Criançada


Oi gente, tudo bem?

Quem me conhece sabe que acho super importante o incentivo da leitura desde pequenos.
Enquanto eu estava grávida, eu lia pra Clara dentro de minha barriga, comprei e ganhei diversos livros pra compor a biblioteca dela e adoro ganhar cada vez mais.

Toda vez que eu pensava na decoração do quarto dela, eu sempre pensava aonde iria colocar os livros de forma que ficassem de fácil acesso, meio que misturados aos brinquedos, sabem? Pra ela entender que ler também faz parte das brincadeiras.

Por enquanto, ela tem 8 meses e não deixo os livros dispostos em fácil acesso, pois será inevitável ela rasgá-los, mas sempre temos nossos momentos de leitura, teatros de fantoches, dedoches e afins.

Mas pra quem já tem filhos maiores, olha que bacana essas ideias de colocar a biblioteca na decoração do quarto com ou sem espaço!

Nessas fotos (retiradas do Pinterest), você consegue usar aquele espaço mínimo entre a poltrona e a parede, em volta da janela ou até mesmo na entrada do quarto.

Uma biblioteca não precisa ter mais de 15cm de profundidade, assim os livros ficam expostos de frente e a criança pode escolher pela ilustração da capa quando ainda não sabe ler!!!

Estante com no máximo 15cm de profundidade, os livros ficam expostos de frente e o colorido da ilustração ajuda a chamar atenção da criança

Prateleiras ao lado da cama, já incentiva a leitura noturna diária! 


Feita com sanda de gesso ao contrário, essa estante foi colocada em "L" e aproveitou um canto. A almofada e o tepetinho já sugerem o canto da leitura!


Estante baixa, com tapete, almofada e assim criou-se o canto da leitura

O importante é a estante estar na altura que as crianças consigam pegar os livros

MDF com 15cm de espessura compoem essa estante disposta perto dos brinquedos

Uma parede inteira cheia de livros, ao lado da poltrona e com abajur. Se a criança for pequena, já tem o espaço pra Mamãe ou Papai sentar com a criança e ler a história escolhida

Perto da janela, assim aproveita a iluminação natural e ao lado da poltrona!

No canto do quarto, perto da janela! Qualquer lugar dá pra fazer uma biblioteca :)


Em volta da janela, perto da poltrona. Assim aproveita a iluminação nartural




Percebam que este é um "dente" do espaço e mesmo assim consegue-se ter uma biblioteca :)

Tem um quarto maior e consegue fazer uma estante que coloca os livros juntos com os brinquedos ou até mesmo fazer o canto da leitura???
Olha essas ideias aqui:

Brinquedos, livros, tudo junto e misturada. Deixe os livros sempre à mostra e mais baixo que os brinquedos e claro, incentive o hábito

Canto da leitura com puff e iluminação natural. Fala a verdade se não dá vontade de se jogar aí e viajar com as histórias?

Estante entre 2 portas, um espaço que praticamente não seria aproveitado no quarto.

Até no carro dá pra deixar os livros organizados pronto pra uma leitura!

Olha que prático!

Por aí vocês acham importante o incentivo à leitura???
Gostaram das dicas???
Tem várias que dá pra você mesma fazer, é só comprar em lojas de madeira uma prateleira com profundidade de 15cm e em lojas de artesanato de madeira tem aquelas cerquinhas, sabem? Fica super fofo, não ocupa espaço e vocês acabam contribuindo com a cultura e educação dos Pequenos.

Beijos,
Paola
Maternidade Colorida
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...