26 de julho de 2015

Como fazer um cardápio semanal e otimizar o seu tempo

Eu adoro listas e organização. Se houver algum tipo de método que otimize meu tempo certamente vou testá-lo. Passo de 12 a 14 horas na rua e mal tenho tempo de fazer tudo o que quero em casa, então, passei a utilizar algumas coisas para me ajudar. 

Leio muito na internet, sigo muitas blogueiras e revistas digitais sobre o assunto. Tenho um álbum no Pinterest lotado de dicas e listas, confira aqui. Então, resolvi mostrar para vocês como pequenas atitudes podem auxiliar na organização do lar e do Cardápio Semanal.

Don’t panic - organise. How true is this. Small acts of leadership acting in concert = success!

- Em um caderno anotei todos os dias da semana e em cada um deles, exceto sábados e domingos, coloquei um cômodo da minha casa:

SEGUNDA - Quartos
TERÇA  - Banheiro
QUARTA - Cozinha
QUINTA - Sala
SEXTA - Lavanderia

Em cada dia limpo um cômodo, isso serve também para separar as roupas e itens que serão lavados na sexta-feira. Quando a rotina fica mais regrada e você faz isso por mais tempo você acaba gastando pouquíssimo tempo em cada um dos cômodos.

Edredons, cortinas e tapetes são lavados 1x por mês, o restante das roupas de cama, toalhas e etc, são lavadas semanalmente.

Não coloco tarefas no fim de semana pois reservei estes dias para lazer ou simplesmente não fazer nada.

- Tenho uma caixinha pequena na cômoda da sala para alguns itens: chaves, carteira, celular e etc.

- Tento guardar tudo exatamente em seu lugar e se não guardo faço o rodízio que consiste em levantar e levar as coisas do cômodo onde estou para o cômodo onde deve estar. Por exemplo: se estou na sala e vou para a cozinha, já carrego todos os copos e canecas e itens da cozinha que estão espalhados na sala.

- Vou começar a elaborar novamente meu cardápio semanal e com ele já definir a lista de compras:

Organização e Otimização do Seu Tempo: Cardápios: Mensal e em Excel + Listas de Compras + Congelamento


PLANEJAMENTO SEMANAL DE CARDÁPIO: VOCÊ FAZ?


Para fazer um cardápio semanal você deve levar em consideração as quantidades de cada alimento para que saiba quanto deve comprar e preparar, não adianta fazer 3 kg de frango para 3 pessoas a não ser que você faça isso para congelar porções. Eu gosto de cozinhar algumas coisas no domingo para facilitar o preparo do cardápio da semana. Mas fica a seu critério a quantidade de cada alimento que você vai preparar, comprar e depois armazenar.

E como monto este cardápio? Primeiro me baseio no que deve ser um prato equilibrado, defino a quantidade de cada alimento, se vai durar mais de um dia, aí posso repeti-lo no cardápio ou então transformar um prato de um dia em outro prato no dia seguinte, nada de desperdício! Nada impede de você fazer modificações no cardápio durante a semana.  Aos poucos você vai se adaptando e se acostumando às quantidades e à rotina.

Veja como deve ser um prato saudável:

Composição do Prato Ideal

Belo infográfico sobre alimentação saudável!

Eu já coloco cada item em cada dia da semana, pensando em como vou preparar e já vejo se vou usar o mesmo alimento por mais de um dia, legumes refogados podem virar omelete ou torta de legumes no dia seguinte!

Tendo estas informações à mão basta fazer sua planilha. Cozinho feijão uma vez só, assim dura a semana toda. Deixo legumes pré-cozidos para poder fazer o que planejei: posso fazer omeletes, refogados, tortas de legumes e etc. Salada já deixo lavadinha e coloco na geladeira (deixar os legumes e frutas lavados também otimiza tempo além de ser higiênico). As proteínas divido na semana, cada dia faço algo: um dia ovo, outro carne vermelha, outro peixe, outro frango e repito se for necessário. 

Não costumo fazer sobremesa porque ofereço frutas no lugar mas é bacana deixar uma gelatina pronta na geladeira porque é um coringa principalmente para quem tem crianças.

Se você quer otimizar seu tempo, manter tudo em ordem e ainda ter total liberdade de se divertir em um final de semana, procure implementar em sua casa rotinas de organização. Há uma porção de sites com dicas por aí, basta procurar no Google!

Qualquer dúvida estou por aqui também tá?

Keka


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...