11 de outubro de 2010

Escola Pública x Escola Particular

Olá pessoal, hoje começo a escrever aqui no Test Drive Mami sobre educação. Sou mãe do Henrique e estamos numa fase bastante gratificante que é a alfabetização do pequeno mas para iniciar vou contar a minha experiência um pouco anterior que foi a escolha da escola do guri.


Moro em um cidade pequena com poucas opções de escola, a corrente natural aqui da classe média é matricular seus filhos na única escola particular sem muitos questionamentos, mas isso não acontece comigo que sou uma questionadora nata, quando Henrique ainda estava na pré-escola fui me informar sobre as opções de escola e confesso que fiquei bastante decepcionada com esta escola tida pela maioria como a melhor opção, tanto como mãe, como professora. Na educação do Henrique sempre procuramos apostar na valorização do ser humano, no respeito à pluraridade social, na independência e na criativade e nesta escola nenhum desses aspectos estava contemplado no Projeto Político Pedagógico da escola.


Como mãe o que mais me incomodou foi o excessivo estímulo à competividade e meu olhar de educadora se angustiou com professores aprisionados por projetos padronizados e apostilas. A partir da constatação de que aquele ambiente escolar não era o que esperávamos para o nosso filho, lançamos nosso olhar para as instituições públicas e foi entre elas que encontramos a escola que mais se adaptou as nossas expectativas.


Causamos muita estranheza entre amigos e conhecidos, fomos até mesmo acusados de estarmos tirando a vaga de uma criança carente, pois como podíamos pagar pela escola não deveríamos usufruir do nosso direito à educação pública, é claro que essa argumentação é facilmente rebatida com o alto número de impostos que pagamos, mas o que mais nos chamou a atenção nessa experiência foi que a grande maioria das pessoas que nos questionavam achava que a escola particular era melhor simplesmente porque é paga, nenhuma dessas pessoas tinha conhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola onde seus filhos estudam, e aqui nem falo de conhecer o conteúdo integral do documento, mas sim de suas linhas gerais, dos princípios e ideiais que norteiam todas as ações da escola e que influenciam diretamente a vida escolar.


Estamos felizes e satisfeitos com nossa escolha, o que não quer dizer que não tenhamos enfrentados desafios nesse primeiro ano lá, mas essa prosa fica para meu próximo texto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...