8 de dezembro de 2010

Introdução aos alimentos sólidos

Olá meninas como vão?

Minha postagem dessa vez não será sobre compras, mas se eu fosse você iria ler até o final rs.
Recebemos uma solicitação de postagem, sobre esse tema que tanto esperamos e depois nos desesperamos...

A introdução aos alimentos sólidos geralmente acontece a partir dos 6 meses, pois até essa fase o recomendado pela OMS é somente o mais puro leite do peito!
Para os bebes que se alimentam de Leite Artificial, ou fórmulas, a introdução se inicia antes, por volta dos 4 meses.
Tanto aos 6 meses quanto aos 4 meses, inicia-se pelo suco, geralmente de Laranja - Lima, depois de 3 dias começamos com a papinha de frutas e em seguida as papinhas salgadas.
Mas existem Pediatras que iniciam as papas aos 8 meses, o que vale é conversar com seu pediatra e juntos tomar a decisão de quando e como começar.
Eu amamente exclusivo por 3 meses, depois comecei a complementar com Nan, nós iniciamos o suquinho de Laranja - Lima aos 4 meses, 30ml por 3 dias e verificar se ela teve alguma alergia.
Como ela não apresentou nada contrário, fui aumentando a quantidade e após 1 semana já comecei com outras frutas: Mamão, Maçã, Pera, Cenoura Laranja - Lima, lembrando que desde os 2 meses eu dou água de coco pra Isa.
Ela aceitou super bem, não teve alergia e não recusou nenhuma fruta.
Com 5 meses iniciamos as papas de fruta, no mesmo esquema, 1 por dia por 3 dias seguidos, nada de alergias e recusou Pera, Maçã e não gosta muito do mamão, mas aceitou super bem. Hoje ela come papinha de todas as frutas com exceção para o morango, abacaxi, manga e abacate.
Eu prefiro amassar bem com garfo do que passar no processador, ela aceita bem assim, nunca cozinhei nenhuma fruta, acho que isso deve ser observado pela mãe, depende de cada bebe.
Após 1 semana iniciamos com as papinhas salgadas, e nesse momento senti saudades de quando ela mamava somente no peito!!!
Os cuidados que devemos ter na preparação tem que ser criteriosa, tanto na lavagem quanto nos utensílios que vamos utilizar, pois a partir desta fase a contaminação via oral é mais fácil, então todo cuidado é pouco.
Para quem puder fazer a escolha pelos orgânicos, além da tranquilidade vai ter também facilidade, já que os orgânicos podem ser cozidos com casca, não é o meu caso, então aqui em casa eu uso uma escovinha para lavar a casca dos alimentos antes de cortar, comprei uma tábua de corte de vidro, que uso somente para preparar os alimentos da Isadora, comprei peneiras de aço para poder ferver e uso colher de silicone para servir.
Mas voltando aos alimentos rs, começamos com papinha de cenoura com mandioquinha, eu faço assim: Coloco um fio de azeite, 1/2 cebola ralada, 1/2 dente de alho amassado e dou uma fritada, em seguida junto com a cenoura e a mandioquinha que eu já fervi e amassei com garfo, coloco uma pontinha da colher de café de sal e pronto, eu sempre faço o almoço e a jantando dia.
Ela não gostou muito não, mas comeu bem pouquinho, depois fiz de purê de batata com caldinho de feijão, e é o que ela mais gosta, nessa semana fiz tipo uma canja, coloquei um punhado de arroz lavado para cozinhar com 1/2 peito de frango e 1/2 cenoura, o frango eu não tiro, desfio bem e dou pra ela em separado, ela adorou!!!
Enfim seu pediatra vai te dar uma listinha de legumes, frutas e hortaliças, depois é com a sua criatividade!!!
Alguns Pediatras orientam a não temperar com sal, ou a usar manteiga ao invés do azeite, como em tudo não existe uma única forma de se fazer, depende da aceitação do seu filho, do paladar mesmo.
Por exemplo a Isadora tem clara preferência pelas papas quando eu adiciono carne ou frango, e ela prefere as papas salgadas do que as doces, eu respeito o paladar dela.
Como algumas já devem saber ( e abominar) sou uma mãe super tranquila com relação a criação da Isa, desde os 4 meses dou pra ela experimentar algumas coisas que eu estou comendo, ela já provou chocolate, sorvete, pizza e até Picanha, e antes que chamem o conselho tutelar eu explico: Vou criar minha filha como fui criada e como meu marido foi criado, nós fomos crianças felizes, saudáveis e sem nenhum trauma.
Claro que não dei um teco de pizza na mão dela, muito menos uma cumbuca de sorvete, mas pedacinhos pra ela ir se aventurando nesse mundo de sabores em que vivemos, já a picanha, bem essa eu dei um teco na mão dela, e contei a experiência aqui , ela adorou e ponto, foi só aquele dia e não fez nenhum mal, mas quero deixar claro que, eu fiz todas essas loucuras com a maior tranquilidade, pois eu conheço minha filha, sei do que ela tem alergia, sei até onde eu posso ir, por isso não saiam por ai dando picanha pro seu filho e depois dizer ao pediatra que leu num blog que era recomendado kkkk .
Enquanto estava escrevendo essa matéria, a Keka me mandou alguns links ótimos, super importante e esclarecedores:

Alimento e saúde infantil
Guia da alimentação infantil

Voltando a falar dos utensílios é muito importante manter a higiene tanto do local quanto no preparo dos alimentos.
Eu comprei uma escovinha, tipo essas de unha sabe, para lavar os legumes, frutas e hortaliças, uso peneiras de aço, para poder ferver, assim como esterelizo o pratinho, as colheres e os potinhos que uso para armazenar os alimentos.
Uso colher de silicone para não correr o risco de machucar a gengiva e após o almoço deixo ela brincar um pouco com a colher, assim ela já vai se acostumando, opinião minha tá gente!
Geralmente os bebes demoram muito para terminar a refeição, então se puder comprar aquele pratinho com uma divisória para água quente será legal, aqui em casa vou esquentando por porções, a maior trabalheira.
Uma questão que acho importante citar é ter muita paciência, pois demoram para se acostumar ao sabor dos alimentos, depois recusam algumas coisas, alguns dias comem bem, em outros nem tanto, o mantra de desde o nascimento vai continuar: PACIÊNCIA !!!
Se você tiver um cadeirão vai facilitar muito, e ainda pode ir inserindo o novo membro da familia á mesa, podendo então fazer uma refeição em familia.
Pesquisando na internet para poder escrever aqui, encontrei uma nova linha no segmento de alimentação infantil super legal, são os produtos Termo-sensíveis, que mudam de cor com o calor dos alimentos, ou seja, zero de probabilidade de você ou seu bebe provar a papinha muito quente ou o suco muito gelado, genial não?
Olhem só:

Lillo

E como sempre nas minhas postagens, teremos sorteio!!!!
Vamos sortear um conjunto de colheres termo-sensíveis do Pooh!!!!
Meninas eu testei e aprovei viu.
Vocês terão 2 chances para participar

1 - Para participar é simples:

- Morar no Brasil
- Ser seguidora pública do blog
- Deixar um comentário somente aqui nessa postagem dizendo:" Eu quero ganhar uma colher termo-sensivel da Lillo"

2 -
- Morar no Brasil
- Ser seguidora pública do blog
- Complete a frase: Dar uma alimentação saudável para meu filho é....

O sorteio será no dia 20 de Dezembro, fica como presente de Natal!

O frete fica por conta da ganhadora tá meninas.

Espero que vocês tenham gostado, que ponderem, que levem em conta o paladar do seu filho, que confie no seu pediatra e siga as orientações passadas por ele.
Se ainda restou alguma dúvida, ou para sugestões já sabem, basta enviar um email ok?
Bjkas da mamãe mais doida do Test Drive kkk

fernanda copy.jpg
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...