23 de fevereiro de 2011

Bom senso? Apenas o seu!

É incrível como não podemos contar com o bom senso das pessoas.

Sempre que saio com meus dois filhos as pessoas mexem com o meu bebê. Seja passeando no shopping, seja almoçando em um restaurante, na fila do caixa, numa escapada rápida até a padaria enfim, as pessoas mexem com o meu bebê.

Claro que mexem porque os bebês são seres irresistíveis, com seus trejeitos característicos, suas gracinhas e seu aprendizado constante. Some a isso que o meu bebê, sem falsa modéstia, é lindo de doer! E é muito, muito simpático, dado mesmo... não estranha ninguém.

Bem, tudo isso seria até agradável não fosse o fato de eu ter uma filha mais velha (nem tão mais velha assim e não menos charmosa e linda que o meu bebê). As pessoas simplesmente ignoram que tem uma outra criança e ficam lá babando no bebezinho enquanto a Isa fica apreensiva já que, até bem pouco tempo, toda essa babação era com ela.

O que eu faço para lidar com isso?

Eu reforço as qualidades da Isabela. Enquanto a pessoa está lá, brincando com o Otavio eu tento mante-la como foco de atenção também, pelo menos o meu.
Sei que as crianças precisam entender que cada um tem seu espaço e seu tempo mas acho tão cruel a pessoa brincar com um e nem falar com o outro... não consigo fazer isso!

Por exemplo, quando vou visitar o segundo bebê de uma amiga levo sempre um mimo para o filho mais velho. Por que? Porque já é difícil entender que você vai ter o seu tempo de atenção com seus pais dividido e ainda assim, só o bebê ganha presentes? Se não é fácil para adultos imaginem para crianças?

26 Comentaram - COMENTE AQUI:

Maria Thereza disse...

Concordo muito com você Lê!
Na verdade eu tenho que lidar com algo do tipo quase todos os dias, já que tenho dois irmãozinhos, um de 3 e outro de 6 anos, que moram comigo.
Antes eles eram acostumados a ter minha atenção total; brincar, fazer dever, jogar videogame, ler historinhas, e por ai vai. Com a chegada da Lara eu fiquei por conta dela, e o tempo que sobrava eu fazia minhas coisas.

É difícil mesmo, mas é essencial lembrar de todos, e não esquecermos que o mais velho também aprende algo todos os dias. Não na mesma velocidade que os bebês se desenvolvem, mas são fofos e merecem atenção também!

Ainda bem que você lembra da Isa (e dos outros "mais velhos"), falta mesmo bom senso de muitas pessoas!

Beijinho!

Dayane disse...

Concordo com o que você escreveu, mas muitas vezes às pessoas nem percebem isso, só comecei a me dar conta de como é importante dá atenção ao filho mais velho depois que passei a conviver com crianças(sobrinhos, primos e agora filho), antes disso não percebia a importância de sempre dá atenção a criança mais velha e não era por maldade, apenas por não entender e perceber que eles precisam de mais atenção, ainda mais quando tem um irmãozinho fofinho chamando a atenção e é isso que eu acho que acontece com a maioria das pessoas, nem se tocam e só começam a perceber a importância dessa dupla atenção quando convivem com crianças.Bjim!!

Aretusa Reis disse...

Lembrei de uma tia contando que a mais velha dela tem olhos azuis e mais nova, castanhos, soh que todo mundo soh elogiava os olhos da mais velha, ateh que um dia a mais nova respondeu: o meu eh peto, viu, eh peto!
Acho ateh que as pessoas fazem isso sem intencao de magoar, mas depois que a gente eh mae, a gente passa ater mais cuidado com esses detalhes!

vanessa disse...

nossaaaaaaaaaaaaaaaaa nem me fale
meu filho fica assim, olhando , segura a maozinha da irma, beija ela, enquanto as pessoas brincam com a brenda, entendo que essa atitude dele seja como um grito "ei olha eu aqui também"
e quando alguem diz" ela é linda" ela logo fala " ela é a minha cara né?!"
me corta o coração, minha sorte é q ele já está crescidniho e entendi um pouco mais, porem como ele é especial(como muitas aqui sabem do caso dele) ele tem 10 anos mas como se fosse uma criança de cinco
é dificil, so mesmo muito amor e conversa
adorei o post mexeu comigo

Lívia disse...

Isso é horrível mesmo!

O que você pode fazer é dizer para a pessoa:

_ Ele é uma graça mesmo, puxou a Isabela!
_ Ah! Ele já faz isso porque aprendeu com a Isabela!
_ Ele é fofo mesmo porque a Isabela me ajuda a cuidar dele.

Dessa maneira, além de você elogiar a Isabela, fará com que as pessoas, mesmo que sem querer, prestem atenção nela!

É assim que eu faço com a minha afilhada quando só elogiam e prestam atenção no meu bebê!
Ela fica feliz pelos meus elogios e as pessoas sempre falam alguma coisa: _ Ela é uma mocinha linda mesmo!, _ Que bom que você ajuda a cuidar do bebê!, _ Você é linda mesmo!!!

Espero ter ajudado!

Beijos!

Lívia.
http://passeadoeviajandoemfamilia.blogspot.com

TestDriveMami disse...

[Novo Post] Bom senso? Apenas o seu! - via #twitoaster http://testdrivemami.com/blog/2011/02/bo...

Keka disse...

É assim mesmo né amiga? Quando fui te visitar fiz questão de levar um mimo pra Isabela, acho que as pessoas tem que ter bom senso e o Tato não entende ainda então você pode aproveitar e colocar a Isa num pedestal, ela deve se sentir importante. O Tato é uma graça mesmo amiga, dado igual ao Tutu, todo mundo fica fascinado. Mas a Isa também é linda, um docinho e irresistível! Adorei o post e adorei suas dicas, às vezes a gente não sabe bem o que fazer.

Renata disse...

Parece uma coisa tão simples mas as pessoas não se tocam mesmo. Aliás se elas se tocassem nem mexeriam tanto com criança na rua. Tem gente que não tem limites. Uma vez uma total estranha agarrou com as duas mãos o pézinho da minha Bia no supermercado e teve um chilique, "adoooro esses pezinhos", eu que não sou encanada tive vontade de sumir com a mulher... não falei nada mas ela deve ter percebido minha cara de assassina.
Lívia, adorei seu comentário. Além de levantar a moral da outra criança também, talvez faça a pessoa se tocar que não tem só o bebê ali...
Beijos!

Hanna disse...

Ai é fogo neh amiga ... como se a criança mais velha nao tivesse nenhuma importancia ,,, ela tbm tem sua beleza sua graça , mais muitas pessoas sao realmente "IDIOTAS" e esquece q primeiro criança tem ciumes e segundo ela ainda é uma criança precisa se sentir querida e bajulada assim como o bebe q ainda nao entende =/ mais muitas pessoas simplesmente ignoram .

Hanna disse...

amiga nao importa a idade dele sabe porque eu ganhei uma irmã agora da idade da minha filha 7 meses e todo mundo baba nela e ate chegaram a mandar recado pro meu pai parabéns pela primeira filha e tals eu fiquei arrasada como se tivessem me deletado da vida dele eu era filha unica ate entao , agora ela chegou ocupou meu espaço e ainda esqueceram que eu existo O.o foi assim q me senti mais graças a Deus meu pai sabe como é entao ele sempre fala de mim e claro da Manu q agora ele virou Avô e pai novamente , mais nao deixe diminuirem seu filho so pela idade nao , pq isso doi tanto , se sentir rejeitado sempre em segundo lugar =/ bjoos

Hanna disse...

van da uma olhadinha no post sobre o carnaval bjss

vanessa disse...

hanna adorei seu comentario pq desmistifica aquela observação q sempre fazem "já é grande nao vai ter ciumes"
vi seu post sim e ja respondi

bjss

Ana Paula Rodrigues disse...

Concordo com tudo... é fogo mesmo , imagina eu mãe de 3 sendo que a menina tem 3 anos e os meninos 7 e 9 . Todo mundo baba na menina... até quando tem alguma coisa pra dividir entre eles , é na mão dela que dão, é ela que chamam pra ir ali.. é pra ela que vem os presentes mais bonitos.. eu faço como vc , pucho o foco deles pra mim pelo menos...e sempre deixo a pessoa ciente que os 3 são iguais e crianças da mesma maneira....
Por isso quando saio , se não dá pra trazer pros 3 ... mas vejo algo legal pra um eu levo e dou e deixo os outros cientes que na proxima é a vez do outro e 2 não teram nada... Adorei o post ,parabéns.

Dani disse...

Lele, vc descreveu muito bem o que sempre passei e ainda passo com os meus. Hoje o meu caçula está maiorzinho, com 2 anos7m e a mais velha com 8. Mas sofria muito com a falta de sensibilidade de algumas pessoas....e depois de um tempo, passei a replicar, fazendo o que uma pessoa acima sugeriu que vc fizesse.
Se dissessem que ele era lindo ou simpático, dizia sem pestanejar: aprendeu com a irmã. Geralmente as pessoas se tocavam e a elogiavam, tentando remediar...
Mas que é sofrido, é.

Aline Charpinel disse...

ai, Lele tbm sei o que é isso..e a Isa é tão linda, tão linda, que só cabe a vc coloca-la pra cima nessas situações né...aff tbm acho mto difícil p o irmão (a) mais velho enfrentar isso... mas a gente , mãe, vai contornando como dá!

bjkss

Lele disse...

As pessoas ou se esquecem ou nem reparam que seus filhos também passaram por isso...
Nao sei mesmo, mas que me incomoda, me incomoda!
beijao

Lele disse...

É mesmo ne?
Vale o que eu disse, bom senso só o nosso!
beijao

Lele disse...

Eu tenho um sobrinho que tem olho azul e todo mundo só elogiava ele falando dos olhos! ATé que numa determinada fase a pessoa falava dos olhos azuis dele e ele tapava o olho! HAHAHA
Imagina? Até ele se incomodava com os elogios!

bjs

Lele disse...

Nossa Livia!
Adorei as dicas!
Vou fazer isso mesmo!

beijao

Lele disse...

é, nao podemos reforçar essa atitude cruel!
precisamos enaltecer o que cada um tem de melhor em cada fase do desenvolvimento ne?
beijos

Lele disse...

Pois é!
como se já nao fosse dificil para o mais velho lidar com a divisão dos pais, atenção etc...
bjs

Lele disse...

Kekinha!!!
Pouquissimas pessoas tem essa noção!
Obrigada por tudo sempre!
beijao

Lele disse...

É! essa dica eu vou usar com certeza!
Reforçar as qualidades da Isa para que eles se toquem!
heheh
bjao

Lele disse...

É, eu também faço isso quando é presentinho/mimo.
Mas no aniversário eu ja expliquei como funciona. O primeiro é o da Isa... vamos ver como ele se comportará quando for o do Otavio... hehehe

beijos

Lele disse...

Amiga, é o nosso papel né?
Todos os dias fala para ela o quanto ela é especial, linda e amada. Eu dou essa segurança para ela, mas como é uma criança/personalidade em formação, todo cuidado é pouco ne?
beijao

Bianca disse...

Assino embaixo!!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...