20 de março de 2011

Aos 9 meses... seu bebê engatinha? O meu não!

Olá queridas leitoras! Hoje quero falar de algo que me preocupou muito ultimamente. Nós temos a mania de comparar nossos filhos com os de nossas amigas. Não adianta dizer que não, nós fazemos isso, toda mãe faz! E além disso, existe aquela competição mascarada sabe? "Ah, seu filho não tem dentinhos ainda?" " O meu já tem 2 embaixo e estão nascendo mais em cima"! Sabe aquela coisa de "Eu tenho e voce não tem?" Bom, é mais ou menos isso que acontece em todas as casas.


Meu filho está com 9 meses, completou no último dia 16. Claro que eu acompanho os bebês das minhas amigas e não consigo me conformar que o ritmo do Arthur seja tão diferente. Na verdade agora compreendo que cada criança tem su ritmo e que el não é menos inteligente porque não fala ou engatinha, ele está dentro do padrão de desenvolvimento só não está pronto.


Minhas amigas tem suas filhotas saracoteando pela casa desde os 8 meses de vida, ou menos, meu pequeno ainda se arrasta e nem pensa em dobrar os joelhos. Mas fica de pé com facilidade, a pediatra disse que é bem capaz que ele ande sem engatinhar.




Bom, confesso que acho bom que demore, assim não preciso correr pela casa. Ah, como era bom quando ele nem sabia que tinha mãos e pés! (Saudade...) E como a gente tem pressa que eles cresçam né? Lembro que quando ele era recém nascido eu ficava olhando na internet e comparava para saber se o desenvolvimento dele estava certinho.


O fato é que os bebês aprendem as coisas muito rápido e neste fim de semana ele aprendeu a engatinhar. O que quero com este post é dizer à você mamãe que não importa se seu filho fala uma frase inteira ou não, se engatiha ou não, basta estar dentro do desenvolvimento normal para a idade dele, não importa se demora mais ou menos tempo. Não compare seu filho com os filhos de suas amigas. Cada serzinho é especial e tem sua própria característica.


Quer saber mais sobre este marco do desenvolvimento? Clique Aqui.

15 Comentaram - COMENTE AQUI:

Hanna disse...

A manu vai fazer 9 meses e tbm não engatinha , ela prefere se apoiar e ficar de pé . rsrs mais e agora né cada um é de um jeito .

Marcia Pergameni disse...

Vc te m razão. A Cissa começou a engatinhar com 7 ou 8 meses. O antonio com mais de nove. E só agora já com 11 ele começou a balbuciar. E sempre tem os comentarios, e eu sou bastante antissocial: No momento dele ele vai andar, no momento certo vai nascer os dentinhos...
bjus

Pri Salles disse...

Ah a gente ouve sempre um comentário né? Mesmo que a gente nem queira pensar, vem sem

Pri Salles disse...

Opa foi antes! Continuando, sempre vem alguém para falar alguma coisa no nosso ouvido! Não tem jeito. Imagina se todos os bebes fossem iguais q sem graça seria! O jeito é o velho ditado: deixar entrar por um ouvido e sair pelo outro! Bjs!!!!

danny sanc disse...

meu filho engatinhou com 10 meses, já achava que não ia engativar, pq desde os 7 ele ficava de pe!
O primeiro dentinho dele saiu com 1 ano e 2 meses!!!
cada um é um!!! =)

rosangela disse...

Bom Gustavo andou com 9 meses e agora Alice andou com 8. Mas nunca forcei nada, isso eh de cada crianca mesmo. Lembro do Gu correndo na festinha de 1 ano pra pegar os baloes! O q importa eh seu filho estar bem, com saude que as coisas vao acontecendo normalmente. Nem em uma familia de um monte de irmaos todos andam e falam na mesma epoca. Cada bb eh unico! Agora o Arthur ja ta com aquela cara de levado agora imagina quando ele estiver andando kkkkkkkkk
Gde bj

rosangela disse...

Ah esqueci de falar o novo layout ta MARA! Parabens pra vcs meninas!

vanessa disse...

a brenda engatinhou com 8 tbem e já ta ficando em pé por alguns segundinhos sem apoio, mas ela é danada mesmo poeeeee danada nisso hehehe já o meu mais velho engatinhou com 9 e andou com 1 e 3 meses então é normal essa variação cada criança tem seu ritmo
E VIVA A DIFERENÇA

Jana disse...

Como diria minha mãe cadumcadum rsrsrsrs...Cada bebe tem seu limite, sua personalidade e seu momento de novas descobertas...O importante é nosso amor e apoio aos nosso bambinos.BjOs estrelados.

Carla Torres disse...

Não existe cosa mais irritante do q comparacoes... Eu fico muito irritada, o primeiro dentinho da minha filha apareceu no dia do seu aniversario de 7 meses, meu marido teve a capacidade de um dia dizer q ela é precingida pq não conseguia ficar sentada s

Carla Torres disse...

Continuação.... Ficar sentada sozinha, ela tinha 6 meses, isso pq um filho de não sei qm sentava sozinho e tinha 5 meses, mas eu Fikei brava, disse a ele q cada criança tem seu tempo, e ela nos padrões da idade tava td certo, e ele q fosse comPrar algum livro e se informar sobre bebes.... E hj é aniversario do meu marido... Adivinha o presente dele???? Pois é, vai ser um livro....
Bjs e ótima semana pra nós...

Suélen Ribeiro disse...

Ah, não encana com isso não, às vezes ele vai fazer como o meu Pedro, se arrastava até o sofá para ficar em pé e tentar dar alguns passinhos. Só depois q aprendeu a andar q ele engatinhou. Com um ano ele já andava, mas falar mais palavras além de papai e mamãe só depois do dois. Nós mães de primeira viagem somos assim mesmo, sempre preocupadas :)
Bjs

Thata disse...

Keka, cada um tem seu ritmo mesmo. Dudu começou tudo cedo, com 4 meses já se arrastava, com 7 sentou, com 8 engatinhou, mas tem 1 ano e ainda não anda (ta quase). O amiguinho dele que tem a mesma idade nunca se arrastou, engatinhou com 8 meses tb e já anda ha um tempinho! Não tem tempo certo.
Cada um tem seu desenvolvimento de acordo com as vivências. Veja meu sobrinho (aquele que nasceu no mesmo dia que o Tutu). Não se arrasta, não engatinha, quase não senta, agora que está firmando as perninhas. Mas bate palminhas, dá tchau, fala mamã, tudo muito antes do Dudu, que tem 3 meses a mais!
Essas comparações deixam mesmo a gente louca, mas não podemos encanar.

Um beijo!

Keka (HardRockMami) disse...

É verdade amiga, acho que cada criança tem mesmo seu ritmo e não podemos encucar, mas acho que no fundo nós ficamos achando que nossos filhos são atrasados hehe Parece uma corrida oculta não é? Beijos, Keka

Lívia disse...

Com certeza!
E não só os bebês... É comum os pais compararem seus filhos sempre: se ele já lê, já escreve, sabe jogar bola como o amigo, sabe pular, já come sozinho, j;á tirou as fraldas... Falo como professora de educação infantil: cada criança tem o seu tempo... tudo depende do tempo da criança, do estímulo, do contato com outras crianças e/ou adultos, do temperamento e da personalidade de cada criança e dos pais. Alguns pais são ansiosos e passam isso para seus filhos. Outros não querem estimular porque querem que tudo aconteça naturamente. Tem pais mais agitados, pais mais tranquilos, pais que saem bastante de casa com os filhos, pais que nem tanto, pais com medo de deixar as crianças livres no chão, pais super protetores e assim, como cada pai: as crianças também são diferentes umas das outras...

Não comparem!!! Apenas amem e eduquem...
Beijos!

Lívia.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...