18 de abril de 2011

1ª, 2ª e 3ª viagem...

Hoje quero falar um pouco sobre as diferenças entre o primeiro, segundo e terceiro filhos. Nem só de papo de sling vive essa pessoa aqui.
LaisBielMateus_


Sabem aquele ditado que o primeiro filho é de cristal, o segundo de madeira e o terceiro de borracha? Pois eu acho o seguinte. Com o primeiro filho a mãe é de cristal, com o segundo ela é de madeira e com o terceiro ela é de borracha também. Só posso falar até o terceiro hehe!


Com o meu primeiro filho eu queria fazer tudo sozinha! Demorei pra entender que de vez em quando é bom ter alguma ajuda. Cuidava com tudo o que ia na boca, deusolivre se algum brinquedo caisse no chão e ele colocasse na boca. Tomar coisa gelada, nem pensar! Andar descalço??? Capaz!!! Olhando pra trás eu vejo que cometi alguns exageros com ele. O ruim é que sempre que tomava algo gelado dava dor de garganta, se ficava descalço pegava resfriado… enfim. Tudo o que eu mais temia e tentava evitar acabava acontecendo Confused smile.


E o desenvolvimento do bebê? Eu contava os dias para ele já estar sentando, andando, falando! E me gabava com outras mães que o meu filho bateu palminha com X meses! Meu pequeno gênio! Hehe! Olha, é difícil uma mãe de primeira viagem que não tenha esse orgulho todo da sua cria viu?


Quando você é uma mãe cristal as críticas que você recebe SEMPRE te quebram, De uma maneira ou de outra. Você pode ter razão e estar fazendo certo, mas só pelo fato de alguém não concordar com o que você faz com o seu filho já é motivo para um ódio que se não for eterno pode durar até a chegada do segundo filho.


Eu entendo que o excesso de cuidado vem de um medo que todas nós temos. Aquele medinho de estar fazendo algo errado. Cristal mãe, cristal filho.


Com o segundo filho 9 anos depois eu já havia amadurecido um pouco e também me informado mais. E apesar de terem acontecido algumas coisas desagradáveis e graves com ele (broncoaspiração de pedaço de bolacha e fratura de fêmur) eu nunca me senti culpada ou com medo de errar. Ja desencanei com muitas coisas, como coisas geladas, andar descalço… e o menino vai bem obrigada! Mas confesso que sempre pensava que ele ia ter alguma doença, pirava quando ele tinha febre, queria sempre correr para o PS. Logico que quando precisou correr para o PS essas “neuroses” foram boas, mas na maioria das vezes eu vejo que foi exagero sim.


Já na parte de desenvolvimento pra mim parecia como um check list. Eu ia na lista de coisas que o bebê faz com determinada idade e dava ali um OK. Lógico que comemorava. Uma outra coisa que aconteceu comigo foi ter mais fotos do segundo filho e mais vídeos. Primeiro porque os vídeos do Mateus foram todos gravados em VHS, eu tenho que restaurar. Na época não havia câmera digital, as fotos tinham que ser reveladas. Mas as que foram tiradas estão todas escaneadas e guardadinhas. Do Gabriel temos a primeira papinha, os primeiros passos tudinho registrado!


As críticas já são recebidas de uma maneira diferente. Eu já sabia com quem eu poderia argumentar e com quem eu não poderia nem sequer contrariar. Madeira mãe, madeira filho.


LaisBiel_

Ja a minha terceira filha, apesar de ser prematura, de ser menina e de tudo o que isso implica em mim eu vejo que levo a maternagem de uma maneira muito mais leve. Não que sou uma porcona que não lava os brinquedos da bebê, mas se ela está em casa eu não fico esterilizando toda vez que o mordedor cai no chão! Ela brinca junto com os irmãos com os brinquedos que eles têm (os que não têm peças pequenas!). Quando teve o seu primeiro resfriado eu nem liguei para o pediatra. Eu já sabia o que fazer. Eu brinco que ela veio com um dispositivo de “auto ninar”. Eu a deixo no bercinho com alguns brinquedinhos na hora de dormir e ela simplesmente dorme, mas acredito que é porque eu fico calma nessa hora. Os primeiros filhos eu ficava ali monitorando e fazendo eles dormirem. Nervosa quando eles não pegavam no sono.


Do terceiro filho acredite: as críticas entram por um ouvido e saem pelo outro. Principalmente quando elas vêm de mães de cristal Winking smile.

Se o segundo filho já tinha um catatau de fotos vídeos e afins, o terceiro… pelo menos aqui em casa é a que mais foi fotografada e filmada!


Com o desenvolvimento é a coisa mais engraçada. Você se espanta! Meu Deus! “Ela JÁ rola??? Peraí, deixa eu ver se já ta nessa fase na carteirinha de vacinação!” “Como assim ela já diz dá´-dá e estala a linguinha???” Sabe que eu desconfio que isso é um sintoma de eu não querer que o tempo passe.


E tudo o que eu acho que fiz de errado com o primeiro e segundo filho agora eu quero consertar Smile.


Borracha mãe, borracha filha.


BjoS!


marimercer copy[3]

8 Comentaram - COMENTE AQUI:

Hanna disse...

Que lindooo ! Ahh eu ainda to na fase mãe de Cristal mais por mim já seria a borracha , lapis e caneta kkkkk .
Parabens filhos lindoos

Bianca disse...

Mari, que post maravilhoso!!! E acontece isso mesmo! Por aqui eu só tenho 2 e relaxei muito com o segundo, até nas fotos! O primeiro tem muito mais do que o segundo (digo impressas, pq é tudo digital agora e estão a maioria no pc, ainda).
Beijos

Naíra disse...

A-MEI o texto Mari! Eu me vi em vc quando vc era mãe de Cristal, q eu sou agora! Igualzinha! Hihihihihi
Seus filhos são lindos!

Beijo grande!

rosangela disse...

KKKKKKKKK so estou na segunda e me vejo ai. Realmente os filhos sao do jeito que criamos,claro que eles ja tem uma personalidade deles, mas o restante a mae ajuda ne!!!!
Bjim
Ro

Jana disse...

Ops!!! BjoSSS GRandeSSS...

Jana disse...

Primeiramente parabéns pela linda família, que Deus abençoe sempre vcs...Enfim, parabéns pelo post foi muito importante pra mamãe de cristal mas quase de madeira aqui...Borracha acho q vai demorar um pouquinho rsrsrs...BjOS Grande!

Karina Simiao disse...

definiu certinho a situaçao aqui em casa!!!

Jessica disse...

Nossa muito legal este texto... Eu sou mãe de madeira rsrs, mas ainda tem alguns traços da mãe de cristal....rsrs. Adorei.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...