30 de abril de 2011

Criança no laço: o uso polêmico das mochilas/coleiras

harnessO debate está lançado: usar ou não as tais “mochilinhas” que prendem as crianças. O uso do acessório é bastante comum nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, mas só agora o produto parece estar sendo utilizado mais amplamente no Brasil. Na verdade, o cinto-colete, muitas vezes decorado com bichinhos de pelúcia, é preso à criança no peito ou na cintura e atado ao pulso de um adulto. Nada de uma coleira fixada no pescoço dos pequenos, como alguns poderiam imaginar. Há quem se sinta muito tranquilo com os filhos presos ao braço; e também há quem ache isso um total absurdo. A mochilinha tem suas vantagens e desvantagens, é importada e custa cerca de R$80,00.

Eu diria que a cinta é bastante prática para quem tem mais de um filho e/ou pretende frequentar um local com grandes aglomerações. Imagine você num aeroporto, véspera de feriado, sozinha, com trigêmeos! Não deve ser nada fácil. Se manter um só filho próximo da gente numa lojinha já dá trabalho, imagine tentar controlar mais de um num lugar em que circula todo tipo de gente, indo para qualquer lugar do mundo. O risco de uma viagem de férias se tornar um caos é muito grande. Para casos como este, acredito que a “mochilinha” pode, sim, se mostrar mais útil do que prejudicial.

No entanto, é possível ver pais com uma só criança presa ao “arreio”, passeando em shopping centers, olhando vitrines. É muito cômodo manter a criança amarrada ao pulso, enquanto se distrai fazendo compras. Com toda certeza dá muito menos trabalho amarrar a criança do que educá-la para frequentar lugares movimentados. E aqui acredito ser uma medida bastante pontual: você resolve o problema na hora, sem pensar no amanhã, em como está o vínculo entre pais e filhos, a imposição de limites e regras, a aceitação de frustrações, no valor construtivo de um não. Sem contar na frieza do acessório: onde está o apertar as mãos, o contato pele com pele, o afeto corporal entre pais e filhos?

E no caso das crianças diagnosticadas com TDAH? Bem, daí é uma questão de conversa com o neuro, o psicólogo, os pais, para se chegar a um acordo sobre o que seria menos frustrante para esse pequeno. Casos de crianças hiperativas são outros quinhentos, até mesmo na questão da educação, da imposição de limites e adequação às regras. E, claro, isso merece um outro post.

Mas voltando ao caso da mochilinha, se por um lado temos tranquilidade no momento em que usamos o tal acessório, por outro corremos o risco de ter que manter nossos adolescentes trancafiados em seus quartos ou acorrentados às carteiras da escola. Além disso, a inversão de valores que se vê hoje em dia é o que causa total estranhamento a qualquer um: num momento vemos uma criança com este tipo de limitador, logo em seguida, vemos donos levando seus cachorros para passear em seus colos, bem próximos ao coração.

Não quero aqui impor minha opinião, quero apenas levantar a discussão e provocar a reflexão sobre o tipo de educação que damos aos nossos filhos.

E você, colocaria ou não a tal “coleirinha” em seu filho?

Você acha que o acessório traz mesmo segurança ou corremos o risco de criar indivíduos sem limites?

Imagem daqui.

25 Comentaram - COMENTE AQUI:

Aretusa Reis disse...

Então, eu acho estranho. Quando vi, a impressão que tive seria que se a criança corresse, ou ela se machucaria - já que precisaria segurar com força ou então ela derrubaria a pessoa que estivesse segurando.
Outra impressão que tive é que dá uma falsa sensação de segurança.
Mas eu nunca peguei, nunca experimentei e nunca usei para saber se é válido. Eu até toparia fazer uma experiência, mas não é algo que eu vá atrás, que eu queira muito.

mah medeiros disse...

Eu ja peguei aeroporto CHEIO com duas crianças!
Eu ja peguei rodoviária CHEIA com duas crianças!
Supermercado, centro de SP, grandes lojas e sim super aprovo o uso da mochila-guia!
....tendo em vista apenas o objetivo de nao perder as crianças...e fazer oq tem q ser feito!
nada de mimimi de ma impressao, de que parecem cachorro...
So quem ja teve aquele frio na espinha e coraçao acelerado sofrido a partir daquele UM SEGUNDO que perdeu de vista seu filhotinho amado!
;)

Layana disse...

Eu usaria sim
Vergonha é perder filho nos lugares e ir com cara de choro pro segurança pedir ajuda pra achar. Como tudo na vida acho que o uso em qualquer e toda ocasião pode ocasionar uma DESeducação sim, mas vez ou outra... e a criança sabendo o porque daquilo então, pode até ser didático. Pode ser que na vontade de sair sem ela se comporte e entenda que não pode sair por aí voando e deixando a mãe preocupada.

Mariana Bonnás disse...

Eu já pensei muito sobre esse assunto tmb... Por enquanto, q meu filho ainda tá na minha barriga, acho que não usaria. Sei lá, tenho a impressão que ficaria com vergonha de sair andando com ele preso, como se tivesse passeando com meu cachorro. Concordo quando vc diz que com mais de uma criança ou em locais aglomerados seja necessário. Conversando com meu marido ele disse a mesma coisa, que dependendo do lugar seria interessante por, já que num piscar de olhos a criança some. É um assunto realmente delicado e só vou saber dizer exatamente quanto tiver passando por isso. Só pra terminar, não acho que o acessório geraria filhos sem limite, pelo contrário, ele ensinaria melhor o filho a ter limite, principalmente de ficar perto dos pais. Acredito até que depois de um tempo de uso a criança passaria a ficar mais próxima dos pais em local público mesmo sem a "coleira", por costume, mas essa é só uma suposição. Beijos

Tathy disse...

Se precisar usar na Ellis, uso fácil!
Eu já vi minhas cunhadas sofrendo porque as crianças somem, e eu com frio na barriga junto e eram só sobrinhos! Imagina se fosse a Ellis?? Não consigo nem pensar!! Tem uma idade que não adianta o quanto você fale, eles querem mais é sair correndo na frente da gente e não estão nem ai! Não é melhor usar enquanto eles aprendem os limites? E depois, acredito que como a Layana disse, a criança mesmo vai querer ir sem a coleira e ai começa a ficar mais por perto dos pais. Não acho que deseduque não.
Não é melhor do que você correndo que nem doida atrás da criança no shopping? Indo na segurança pra tentar achar o filho?? E se alguém pega a criança no meio do caminho?? Me dá agonia só de pensar! Aff
E sobre o colo.... Haja coluna né amiga?

vanessa disse...

Bom eu tenho uma ainda nao usei em minha filha, mas como ela esta começando a andar agora, acho que é util sim mesmo pra passear em shopping, como ja disse ela esta começando a andar agora e nao aceitar ficar no colo, entao acho valido usa-la é o mesmo que andar com a criança em um carrinho, a unica diferença é que nesse caso a criança vai para o lado que ela quer com total supervisao de um adulto.

Barbara Tavora disse...

Sinceridade, usaria sem problema algum.
Acho completamente válido e interessante o argumento de algumas meninas de que a mochilinha ajudaria na hora de criar algum limite.
Talvez não usasse em qualquer lugar, mas certamente em lugares muito aglomerados usaria sem problema algum. E quanto ao que os outros iriam pensar? Problema deles, o filho é meu e não estou a fim de perdê-lo por aí.
Acho também que essa mochilinha também deve ser útil ao ensinarmos nosso filho a andar na rua, atravessar rua e tal com um pouco mais de liberdade.

Mariza Praun disse...

Não acho nada demais. Minha nora levou um na viagem e foi bom quando andávamos nas ruas e nas praças pois a minha neta queria sempre sair correndo e ir para o meio da rua. A criança fica livre mas não se perde e não vai além do que é seguramente permitido. Sem traumas!!!

Barbara Tavora disse...

Meninas, postei o link do artigo no meu facebook e pedi para o pessoal dar opinião.
Vejam os comentários:
http://www.facebook.com/barbara.tavora/posts/221967914486033?notif_t=share_comment

Karina Simiao disse...

Eu achava horrivel...ate ter um filho hiperativo... que sai de perto sem querer. Não é falta de limite, mas uma dificuldade do cerebro de prestar a atençao onde estamos e o que estamos fazendo...Por mais que fiquemos de olho nos pequenos, 1 segundo basta para achar uma formiga e sair de perto. Quando me deram a `colerinnha` tanto ele como eu ficamos mais tranquilos em lugares publicos...ele colocava já no carro pra nao perder a mamae. Com o segundo usei 1 vez no Paraguai. Nao acho totalmente ruim agora....Precisamos apenas conversar muito com os pequenos para que entendam que é para o bem deles.

Marcelle disse...

Usaria sim,como penso em usar. Muito mais seguro sair em uma rua movimentada e com perigos de carros. Para segurança,proteção dos filhos mesmo com preconceitos vale muito apena. E não por falta de educação,criança esta em uma fase de descobertas,cuiriosidade então ela quer ir atras de tudo e todos,brincar .. então mais facil ela ter pequena liberdade,do que voce ficar chamando atenção,ter que brigar e tirar alegria dela.

Aretusa Reis disse...

Oi, Karina, tenho uma dúvida, não machuca a criança se ela correr de repente??

Taíssa disse...

Comprei a coleirinha quando fui fazer a primeira viagem de avião com a minha filha, por causa da enorme quantidade de pessoas nos aeroportos. Ela podia andar com liberdade sem o perigo de sair de perto de mim! Isso não significa que não dei limites ou que faltou colo e afeto pra ela durante o passeio, A respeito do que os outros pensam, pouco me importo... o que eu não queria era perder a minha filha!

Edilene disse...

Eu acho super valido o uso da mochilinha. Quando minha filha estava com 3 aninhos eu fui a Super Casas Bahia aqui em SP com ela, meu marido e filho, enquanto meu marido estava procurando um restaurante para almoçarmos a Amanda se soltou da minha mão, como na epoca eu era totalmente obesa, ela escapou e eu não consegui alcançar... foi um desespero total, imaginem um lugar lotado e nós 3 procurando que nem loucos e nada de encontrar ela, me desesperei... minha sorte foi um vendedor que a encontrou perdida e levou onde ficam as crianças perdidas. Confesso que foram os 15/20 minutos mais longos e terriveis da minha vida. Se na época tivesse essa mochilinha, não pensaria 2x para usar. Tenho um filho de 17 anos e ele nunca me deu este trabalho, entao acho que cada caso é um caso, mas para ela valeria a pena sim, ela é muito peralta e curiosa demais.

Ana Paula disse...

Nossa!!!. fiquei um tempo sem vir e tá cheio de posts bacanas... Uau." super diferente... ´mesmo com tantas opinões sobre .. eu achei interessante e prático.
Se bem que os bebes de hoje em dia.. sei não nessa idade ai da foto. no minimo enquanto a mãe conversa no shooping no encontro de blogueiras todas entusiasmadas ele ia dar um jeitinho de se desprender e se esconder pra dar aquele susto.. kkkkkkkk viaJEI HEIM."

Milene Diiirce disse...

;) A discussão lá está produtiva!

Jokas da Mi (Diiirce)

Milene Diiirce disse...

Nossa! Ninguém contra? E eu achando que isso aqui ia pegar fogo!

kelly disse...

Nossa já recebi uma para usar na Thamara qd ela crescer mais com certeza não usarei...quem precisa de coleira é animal e não criança.
Uma criança educada anda de mão dada com os pais.
Não sei se teria coragem de usar não, pois aqui na minha cidade seria uma falação só, pois isso para mim é mt estranho imagina para as pessoas.

Cintia disse...

Eu tambem não usaria não.

Gabriela disse...

Gente, isso que coisa de maluco, agora só me faltava esta colocar coleira em criança. Já perdi meu filho, mais a este ponto eu não chego. É só dar mais um pouco de educação, criança não pode sair correndo ai para todo lado, tem que respeitar as pessoas desde cedo. Se isto é moda não me pega. Bom mais cada um cria seu filho como acha que é certo. Minha opinião esta dada.

Elaine mãe do Riordan disse...

Sou TOTALMENTE a favor, quando estava gravida já havia comprado um extensor da First years e guardado, quando meu filho fez 1 ano, ganhou essa de mochila e vou dizer, foi ótimo. Os bebes de 1 ano não compreendem a informação ( NÃO CORRAM NO SHOPPING PQ. IRÃO SE PERDER !! ) eu uso sim, ele entende que dependendo da situação eu falo: filho, vamos colocar a pulseirinha pra não nos perder e ele estica o bracinho.
Besteira é achar q. esta tratando o filho como um bicho.... quero é ver o filho sumir dentro de um hipermercado em fração de segundo e a mãe sair correndo como vi a pouco tempo atras, a mãe aos prantos grudada no filho + velho q. devia ter uns 6 anos tbm chorando desesperado pelo sumiço da irmãzinha e toda a segurança correndo para as portas .....DEUS ME LIVRE DESSE DESESPERO ... quem ama, cuida e protege .

Barbara Tavora disse...

Acho que quem disse que é só dar educação ao filho nâo entendeu direito a questâo.
Primeiramente, não é para ser usado à qualquer hora ou situação.
Eu usaria somente em situações que realmente demonstrem necessidade e perigo.
Depois. também não é para usar com crianças de 5 anos que entendem o que os pais dizem e tem a perfeita capacidade de obedecer; eu me referi a crianças de 1 ano e meio / 2 anos que estão doidas para correr por aí sem qualquer noção de perigo. Justamente nessa faicha etária até que os pais expliquem que alho não é bugalho a criança já foi...

Barbara Tavora disse...

Uauauaua é FAIXA tá gente!!!!!

Valqs disse...

Tenho um fato engraçado sobre isso.. em janeiro fomos o Bruno e Eu para a praia com uma amiga e sua filha, passeando nessas feirinhas de praia vimos uma criança com a tal "coleirinha".. o Bruno olhou aqui e falou : - olha mãe.. aquele menino tá amarrado..
achei graça e falei: - Você que não se comporte não que já já é vc que vai ser amarrado.. kkk
ele riu e falou que não..kkkk
O fato é engraçado, mas pensando bem no assunto eu não acho que a mãe esteja privando o filho de nada.. simplesmente ela quer mais segurança para poder andar na rua sem que o filho fique correndo por ai.. eu por exemplo usaria de boa.. já que meu filho não gosta muito de dar a mão quando esta na rua.. ainda mais nesse dia citado que ele não parava de correr para ir para a água do mar..aff.. como eu queria ter uma coleirinha daquelas.. kkkkk Acho um acessorio pratico, mas não para ser usado todo momento, só em algumas ocasiões que o filho precise ficar um pouco mais quieto, sem correrias sabe?
bom, essa é minha opinião.. bjim

Anônimo disse...

Olha, a questão de afeto, aperto de mão, está aquém da intenção que tem esta mochilinha. Quem tem o marido para olhar a criança e você comprar ótio. Agora e quem é viuva ou separada e trabalha fora durante a semana e tem somente o final de semana que a escola fecha para resolver tudo?? Somente quem nunca teve o frio de alguns minutos ou horas sem o filho perto, com a sensação de tê-lo perdido para sempre é que pode dizer algo contra. Meu filho foi educado a dar a mão, mas ele distrai-e com facilidade e solta, prefiro usar a mochila a ficar brigando com a criança em público,como vejo muitas mães fazendo em nome do que chamam de "educação". Abraço! Rosa

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...