30 de novembro de 2011

Quem vê e não enxerga é negligente

Post de Colaborador: recebido via Facebook por Pais Inteligentes, Filhos saudáveis







O problema do excesso de peso não deve ser negligenciado. Seja qual for a idade da criança, os pais e educadores devem ficar atentos ao problema e tentar resolvê-lo em conjunto.

Crianças em idade pré-escolar (de 1 a 6 anos) que apresentam apetite exagerado merecem atenção especial, principalmente se estiverem acima do peso, pois, nessa idade, normalmente as crianças não dão muita importância à comida. O apetite começa a melhorar entre os 6 e 7 anos, e aos 8 de idade já é possível detectarmos obesidade. Porém, é cada vez mais comum vermos crianças menores de 5 anos com excesso de peso.

A Organização Mundial da Saúde divulgou um estudo em abril de 2006 no qual afirma que uma alimentação saudável nos primeiros cinco anos de vida é mais relevante para o crescimento e desenvolvimento das crianças do que características étnicas ou genéticas. Isso comprova que, independentemente de onde tenham nascido, crianças criadas em condições de crescimento saudáveis” até uma idade de 5 anos apresentam padrões de desenvolvimento similares.

Na adolescência, a falsa crença de que o crescimento do adolescente por si já resolve o problema da obesidade faz com que esse problema seja negligenciado. De fato, o crescimento pode ser um aliado, porém, se o problema do erro alimentar não for corrigido, apesar de estar crescendo, pode ter ganho excessivo de peso.

É muito importante os pais terem em mente que mais de 99% das crianças gordinhas não apresentam nenhum distúrbio hormonal. O maior problema do excesso de peso está no erro alimentar e no sedentarismo.

Detectado o problema, deve-se iniciar imediatamente um tratamento completo para combater a obesidade, incluindo uma dieta alimentar equilibrada e rica em nutrientes, horários fixos para as refeições, atividades físicas e eventualmente o tratamento de problemas emocionais, quando se percebe compulsão alimentar. O acompanhamento de especialistas é fundamental para a orientação de todas as etapas do tratamento. Temos de ficar de olhos bem abertos para o peso das crianças e conhecermos os fatores que podem levar à obesidade infantil, assim como suas consequências.

0 Comentaram - COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...