11 de janeiro de 2011

Relato – Toxoplasmose na gravidez

Este post originalmente entrou no TDMami em 11/01/2011 mas achei importante trazer à tona novamente este assunto.

Olá meninas, como vão? Hoje quero falar de Toxoplasmose. Quando eu estava grávida eu desconhecia essa doença até fazer um exame e descobrir que eu não era imune à Toxoplasmose. Tive que ficar longe de gatos, de areia e nada de comer carne crua ou mal passada (eu amava comer kibe cru!) mas todo cuidado era para não correr o risco de pegar a tal doença. Eu não conhecia nada sobre ela, e também resolvi pesquisar e quis trazer pra vocês estas informações.

A Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinos, suínos, cabras, etc.).

A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros felídeos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoário Toxoplasma gondi. A ingestão de leite cru contendo taquizoítos do parasito, principalmente de cabras, pode ser uma forma de infecção, mas provavelmente rara, pois a cabra tem de se infectar durante a lactação para que exista a possibilidade de passagem de taquizoítos para o leite.

A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra apesar de que já foi constatado a transmissão por transfusão sanguínea e transplante de órgãos de pessoas infectadas. Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue, onde serão pesquisadas imunoglobulinas como a IgM e IgG.

Se a infecção se der durante a gravidez (o que ocorre em 0,5% das gestações), os parasitas podem atravessar a placenta e infectar o feto, o que pode levar a abortos e a malformações em um terço dos casos, malformações como hidrocefalia podendo também ocorrer neuropatias e oftalmopatias na criança como défices neurológicos e cegueira, mas se a infecção tiver sido antes do início da gravidez não há qualquer perigo, mesmo que existam cistos.

As mulheres grávidas devem evitar o contato com fezes de gatos, pois estas podem conter oocistos, não ingerir água de origem desconhecida e sem estar fervida, nem carne crua ou mal cozida durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com água, ferver freqüentemente e nunca tocá-las por mãos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada, ração, água fervida ou filtrada, não lhes permitir caçar animais também reduz o risco e nunca alimentá-los com carne crua ou mal passada.

(Fonte: Wikipédia)


E então, recebi por e-mail um contato da Vanessa falando que ela teve Toxoplasmose durante a gravidez e queria compartilhar com todas as leitoras de nosso Blog. Então vamos conhecer a história da Vanessa e seu filhão Rodrigo?


Fiquei gravida do meu namorado, hoje meu marido, aos 23 anos e confesso que era uma patricinha na vida, não entendia nada de bebês. Nunca tinha pego um no colo e a gravidez caiu como uma bomba na MINHA vida. Eu morava em outra cidade onde fui fazer faculdade longe da minha familia, estava no último ano e confesso que minha única preocupação era meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). A familia do pai do meu filho virou as costas pra mim, ele ficou perdido,  pra piorar foi demitido do trabalho. Por ser estagiária tinha grana curta e não podia pagar um plano de saude, acabei fazendo meu pré natal em uma clinica "meia boca" que cobrava consultas a 10 reais, ja viu né, o medico so olhava pra cara da gente media a barriga e mandava fazer hemograma, exames de fezes e urina...

Dos exames obrigatorios, lembro como se fosse hoje, ele pediu rubeola, sifilis, aids e tipagem sanguinea e uma ultrassom para ver idade gestacional. Isso por volta dos tres meses. Nessa epoca lembro que teve um surto de dengue e eu adoeci achava que estava com dengue pois tive uma baixa de resistencia muito grande e perdi 5 kg em uma semana.  Voltei no medico e ele no seu achismo disse "voce deve ter tido dengue e isso baixou seu sistema imunologico", me passou um coquetel de vitaminas que tomava diariamente na veia ate me restabelecer.

"MAL SABIA EU QUE TINHA SIDO INFECTADA POR TOXOPLASMOSE". Me recuperei e a gravidez foi transcorrendo normalmente. Minha cesariana estava marcada para o dia 26 de janeiro de 2000, dia 06 de janeiro meu filho nasceu prematuro e com sequelas da Toxoplasmose que tive e que não foi diagnosticada. O medico não soube explicar o motivo do bebe ter vindo prematuro. Meu filho foi avaliado e recebeu alta, chegamos em casa e a noite voltamos correndo para o hospital - Rodrigo estava com 40 g de febre.


Comecei a me sentir mae no momento que vi aquele ser tão pequeninho cheio de agulhinas na cabeça recebendo soro e medicação - foram as unicas veias que encontraram para furar. No hospital descobrimos que ele estava se medicando porque havia passado por uma infecção neonatal grave devido a sua baixa imunidade. Fizeram uma bateria de exames para tentar descobrir o que estava causando a febre. Nesse momento o amor pela vida do Rodrigo falou mais alto e todos se uniram para custear as despesas do hospital.


Enfim veio o diagnostico de toxoplasmose no Rodrigo, fizeram entao o de avidez em mim e finalmente a certeza: eu havia contaminado meu filho com toxoplasmose. Me senti a pior mãe do mundo, chorei tanto aos pes do bercinho dele, pedi tanto perdão. A medica ficou ate com pena de mim, disse que eu nao podia me sentir tão culpada, que o Rodrigo havia sido vitima de uma sequencia de erros, da minha inexperiencia, do descaso da família, da falta de interesse do pai e principalmente da negligencia do meu obstetra, que agora eu tinha que olhar para frente porque as sequelas só veríamos com o tempo se ele teria algo e que eu tinha que ter força e coragem para lidar com elas. Mesmo que fosse cegueira, a deficiencia mental, a surdez, as calcificações... ele iria precisar de mim.


Felizmente a cicatriz no olho direito do meu filho não atingiu a retina, as multiplas calcificações cerebrais que ele tem ate hoje não trouxeram nenhuma convulsão e estou aprendendo dia a dia a criar um lindo menino com uma deficiencia mental leve (principal sequela da toxoplasmose aos 3 meses de gestação) ele ainda não aprendeu a ler mas conseguiu fazer parte da formatura do abc porque conseguiu escrever seu nome, ele estuda numa escola de inclusao e graças a  DEUS tem feito grandes progressos.

A 10 ANOS APRENDI A SER MÃE, E HOJE SOU EXCLUSIVAMENTE MÃE, deixei de ser aquela patricinha para ser a mãe do Rodrigo, aquela que não tem mais tempo de ir a salão porque tem que levar o filho para terapia, aquela que não tem mais o sapato da moda porque tem que pagar escola cara para o filho... mas mesmo assim confesso HOJE SOU MUITO MAIS FELIZ.

Beijos @vanzinha76

Gente, que história emocionante não é mesmo? E como o Rodrigo é lindo e tem uma mãe abençoada!

Parabéns Vanessa, sua história de dedicação e superação é linda!!!

Se quiser mandar seu relato envie-nos um e-mail para testdrivecontact@gmail.com

[Sorteio] Resultado # Jogos e brincadeiras:parte II

Olá para todos!
Antes de mais nada, quero desejar um ótimo 2011 para todas as nossas colaboradoras, parceiros e leitores! Que seja um ano de muita paz e sorte pra todos!


E hoje tem resultado de sorteio, né? Hum... Mas que tal conversarmos um tiquinho? Só pra enrolar um pouquinho mesmo...rs.
E que tal voltarmos o assunto das brincadeiras de férias? Lembram que começei a falar aqui? Então, agora eu tenho certeza que todas as crianças estão pintando o 7, o 8, o 9, em casa por conta das férias. Por aqui não é diferente e confesso que se não fosse a visita de familiares e algumas invenções de brincadeira eu estaria escrevendo pra vocês de um hospício! E não é exagero não. Meus dois meninos (de 6 e 1) aprontam mesmo. O menor aprende com o maior e consegue fazer pior! Incrível! Mas tem sempre um lado bom das coisas, pois lembro o quanto aprontei quando era criança...ai, ai...


E pra continuar entretendo as crianças que tal inventarmos uns programinhas diferentes mas caseiros?


1- Cineminha: Feche todas as cortinas do ambiente ou use algum tipo de papel para escurecer o local. A intenção é dar um clima escurinho de cinema mesmo. Selecione o filme ou desenho junto com seu(s) pequeno(s). Se quiser, pode convidar alguns amiguinhos. Improvise um convitinho ou tipo um ingresso. O ambiente tem que ser aconchegante. Se tiver sofá, forre com uma manta (pra previnir acidentes) e espalher algumas almofadinhas. Se não tiver sofá, espalhe almofadas em um tapete. Se tiver ar condicionado, vamos ligar, né? Lembre que estamos tentando criar o ambiente do cinema! Mas se não tiver, vale o ventilador tb. Isso se por aí fizer calor... Prepare a pipoca, suco ou refrigerante, algumas guloseimas (se quiser) e começe a rodar o filme na hora combinada. Bom filme!


2- Guerra de balões: Num dia ensolarado, programe um banho no quintal ou na varanda ou no sua área de lazer mesmo, de mangueira, baldes ou piscina. Encha uns balões com água, amarre e ponha dentro dos baldes. A "guerra" começa quando alguém consegue acertar o outro com o balão. Deixe as crianças se refescarem com a água, mas tenha sempre à mão: protetor solar, toalha ou roupão, uns lanchinhos e muita água e refresco para hidratá-los!


3- Da ainda pra brincar de desenhar, pintura, recorte e colagem, quebra cabeça, pular corda, esconde esconde, corrida... Usem toda a sua imaginação mas vem aqui contar o que andam aprontando com a criançada nessas férias, combinado?



Agora vamos ao sorteio!!!!!!!!!


Lembrando que teremos 4 sorteadas e que só contabilizaremos quem seguiu sas regras direitinho!!


1º Prêmio - 50 latinhas com recheio de mini confete. A arte da etiqueta é personalizada de acordo com o gosto da ganhadora, sendo possível escolher entre mais de 700 modelos. Patrocinador Lembranças de Luxo.






2º Prêmio – Kit personalizado com 4 artes finais para festa oferecido por Bianca;




3º Prêmio – Kit personalizado com 4 artes finais para festa oferecido por Bia Bonfim;






4º Prêmio – Kit personalizado com 4 artes finais para festa oferecido por Michelle Boroni.




Meninasss, parabéns!!!!!!!!! Dentro de 48h vocês receberão um e-mail da patrocinadora e combinarão como e quando receberão os prêmios.


Agradecemos a todas pela participação, mas ó, confiram as regras antes de participar, ok?


Até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...