26 de janeiro de 2011

Colo vicia?

Hoje eu vou falar sobre a necessidade que o bebê (ou alguns deles) têm de aconchego.
Imagine você que quando o bebê está dentro da barriga da mãe tudo é tão apertado, ele fica ali envolvido e protegido. E o bebê nasce, e de repente ele chora sem motivo aparente, você já amamentou, trocou… o que pode ser?
Ele não veio com defeito, ele veio com necessidades, e uma delas assim como a de se alimentar é a de estar no colo. Eu sei, muita gente vai falar que eu to exagerando, que eles têm que acostumar a ficar sozinhos, mas eu tive 2 experiências na vida e estou na terceira e posso afirmar:
Colo vicia. A mãe.
Meu primeiro filho, o Mateus, eu era bem novinha (cof cof) tinha 16 anos. Tudo o que o pediatra falava pra mim era lei. E uma das coisas que ele me falava é que bebês nascem fazendo manha.”Deixa chorar até ele aprender.” E fiz isso com ele, mas meu instinto apitava forte me falando que algo estava errado. Toda vez que ele precisava dormir chorando ele ficava o dia todo irriquieto. Melhor era quando ele adormecia no meu colo ou no peito.
Com o Gabriel já foi diferente, eu fui atrás de informações sobre isso e cheguei em vários sites que não recomendavam mais deixar o bebê chorar. Quando os bebês estão chorando é liberado uma substância no cérebro chamada cortisol, é o hormônio do stress. Essa substância não faz nada bem pra um cérebro que precisa aprender várias coisas em uma velocidade absurda como os nossos bebezinhos. Sabendo disso resolvi: não vou deixar o bebê chorando até ele dormir ou se acalmar.
Ok… mas e quando você precisa fazer algo, atender um telefone, responder um email, fazer um lanchinho (gente, mãe come sabia??? ) ir na padaria, assinar algum documento, e o bebê lá chorando!
É aí que entram os slings ou carregadores de bebês. Colo e aconchego como eu já disse é uma necessidade que eles (bebês) têm. Mas mães, pais, avós tem suas atividades também. O sling pode ajudar e muito nessas atividades simples porque mesmo com o bebê no seu colo as mãos estão livres. Quanto mais você supre essa necessidade menos eles vão precisar e reclamar por ela.
Eu percebo que o Gabriel e a Lais choram muito menos que o Mateus, obviamente porque eu não deixo eles lá chorando. O Gabriel é um menino que foi carregado no colo sempre que eu podia, mas é muito independente! Colo não vicia o bebê ou a criança. Quem fala isso para as mães deve sofrer de abstinência, isso sim!
É isso, enquanto e quando puder dê colo pro seu neném. Um dia eles crescem e você vai sentir saudade disso tudo, te garanto.
BjoS!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...